Indicadores de volume no trading para iniciantes

Indicadores de volume no trading para iniciantes

2022-06-08 • Atualizado

O que significa volume no mercado?

No trading, volume significa o valor em dinheiro que foi gasto comprando ou vendendo determinado ativo em certo período. Os traders consideram o volume uma medida importante porque assim eles sabem o nível de liquidez do ativo avaliado.

A análise de volume é uma técnica usada para determinar as operações que você vai fazer descobrindo as relações entre volume e preços.

Sinais altistas do volume de negociação

Rompimento para cima com volume acima da média

Chega um momento em que o preço encontra um nível de resistência em uma tendência de alta e em um mercado lateral. A tendência para e começa a se desfazer, à medida que a pressão de venda supera a pressão de compra. Quando o preço rompe esse nível, o rompimento é mais significante quando o volume está alto ou acima da média. Um rompimento acompanhado de baixo volume sugere que pode estar faltando ânimo com esse movimento.

Volumes 1.png

Tendência de alta acompanhada por volume crescente

Uma tendência de alta combinada com volume crescente e/ou acima da média mostra que os investidores estão animados com o ativo em questão, levando a mais compras e preços ainda mais altos.

Volume 2.png

Tendência de alta com volume decrescente

Uma tendência de alta sem volume crescente e/ou acima da média sugere que os investidores estão pouco animados, sinalizando a chegada de uma reversão.

Volume 3.png

Sinais baixistas do volume de negociação

Rompimento para baixo acompanhado de muito volume

Chega um momento em que o preço encontra um nível de suporte em uma tendência de queda e em um mercado lateral. A tendência para e começa a se desfazer, à medida que a pressão de compra supera a pressão de venda. Quando o preço rompe esse nível, o rompimento é mais significante quando o volume está alto ou acima da média. Um rompimento acompanhado de baixo volume sugere que pode estar faltando ânimo com esse movimento.

Volume 4.png

Tendência de queda acompanhada por volume crescente

Uma tendência de queda acompanhada de um volume crescente e/ou acima da média implica que os investidores têm dúvidas em relação à ação, podendo provocar mais vendas e até preços mais baixos. Esse é um ótimo momento para fazer operações de venda.

Volume 5.png

Tendência de queda com volume decrescente

Uma tendência de queda sem volume crescente e/ou acima da média implica em pouco engajamento dos investidores. Embora o preço continue a cair, traders que aplicam a análise de volume podem começar a ficar de olho em sinais de chegada de uma reversão no embalo do volume crescente.

Volume 6.png

Via de regra, qualquer rompimento de preço ou tendência acompanhada por volumes acima da média pode ser considerada mais importante que movimentos de preço não acompanhados por tal.

Três indicadores de volume

Os indicadores de volume são fórmulas matemáticas representadas visualmente nas plataformas gráficas mais usadas. Cada indicador usa uma fórmula ligeiramente diferente, e o trader deve buscar o indicador mais adequado a sua abordagem no mercado.

São vários os indicadores de volume disponíveis. Os exemplos dados a seguir dão uma ideia do potencial de uso pelos traders.

1. Balanço de Volumes (OBV)

O balanço de volumes (OBV) mede as pressões de compra e de venda. Trata-se de um indicador cumulativo que adiciona o volume dos dias de alta e subtrai o volume dos dias de queda. Quando o ativo fecha acima do fechamento anterior, todo o volume do dia é considerado volume da alta. Quando esse ativo fecha abaixo do fechamento anterior, todo o volume do dia é considerado volume de queda. O valor do OBV em si não é importante — concentre-se em sua direção.

  • Quando o preço e também o OBV registram picos mais altos e fundos mais altos, a tendência de alta provavelmente vai continuar.
  • A tendência de queda tem probabilidade de continuar quando o preço e também o OBV registram picos mais baixos e fundos mais baixos.
  • Se o OBV sobe em um range, pode estar havendo acumulação — um sinal de rompimento para cima.
  • Se o OBV cai em um range, pode estar havendo distribuição — um sinal de rompimento para baixo.
  • Quando o preço continua a registrar picos mais altos e o OBV não consegue fazer isso, a tendência de alta provavelmente vai parar ou acabar. Isso se chama divergência negativa.
  • Quando o preço continua a registrar fundos mais baixos e o OBV não consegue fazer isso, a tendência de queda provavelmente vai parar ou acabar. Isso se chama divergência positiva.

2. Fluxo de Dinheiro de Chaikin

Fluxo de Dinheiro de Chaikin (CMF) é uma média ponderada por volume dos acúmulos e distribuições ao longo de um certo período. O período padrão do CMF é de 21 dias. O princípio por trás do Fluxo de Dinheiro de Chaikin é este: quanto mais perto o preço de fechamento estiver da máxima, maior é acumulação ocorrida. Analogamente, quanto mais perto o preço de fechamento estiver da mínima, maior é a distribuição ocorrida. Se a ação de preço fecha consistentemente acima do ponto médio da barra, com volume crescente, o Fluxo de Dinheiro de Chaikin é positivo. Analogamente, se a ação de preço fecha consistentemente abaixo do ponto médio da barra, com volume crescente, o Fluxo de Dinheiro de Chaikin produz valores negativos.

  • Um CMF acima da linha zero é sinal de força no mercado. Já um valor abaixo da linha zero é sinal de fraqueza no mercado.
  • Aguarde o CMF confirmar a direção de rompimento da ação de preço, por meio de linhas de tendência ou linhas de suporte e resistência. Exemplo: se o preço rompe a resistência para cima, aguarde o CMF produzir valor positivo para confirmar a direção do rompimento.
  • O sinal de venda do CMF acontece quando a ação de preço desenvolve uma máxima mais alta, rumo a zonas de sobrecompra, enquanto o CMF diverge com uma máxima mais baixa e começa a cair.
  • O sinal de compra do CMF ocorre quando a ação de preço desenvolve uma mínima mais baixa, rumo a zonas de sobrevenda, enquanto o CMF diverge com uma mínima mais alta e começa a subir.

3. Oscilador de Klinger

O Oscilador de Klinger é uma ferramenta financeira que prevê tendências de longo prazo no fluxo de dinheiro enquanto detecta flutuações de curto prazo. Além disso, ele prevê reversões do preço no mercado financeiro ao fazer uma ampla comparação entre volume e preço..

Tal como citado acima, o Oscilador de Klinger é formado por duas linhas e pelas linhas de centro. Geralmente, as duas linhas são uma vermelha e uma azul: a azul é o sinal e a vermelha é o Oscilador de Klinger.

Assim como a maioria dos indicadores de duas linhas, os pontos mais importantes a observar são quando acontece um cruzamento dessas duas linhas. Outro nível para ficar de olho é quando as duas linhas passam a linha de centro.

O sinal de compra geralmente aparece quando há um cruzamento entre as duas linhas abaixo da linha de centro. Já o sinal de venda se forma quando há cruzamento entre as duas linhas acima da linha de centro.

Conclusão

Os volumes sempre foram um importante indicador do humor do mercado. Assim como os indicadores Aroon ou RSI, os volumes podem ajudar o trader a confirmar o rompimento, identificar uma reversão que se aproxima e encontrar a acumulação do preço. Trabalhar com volumes na sua estratégia de negociação vai melhorar os resultados no trading e diminuir o número de erros.

Semelhante

Como usar o MetaTrader 4: guia para iniciantes
Como usar o MetaTrader 4: guia para iniciantes

O MetaTrader 4 (MT4) é a plataforma de negociação mais conhecida do mundo. O programa oferece excelentes recursos de negociação e análise, permitindo a aplicação até das mais complexas estratégias.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Jogue como um craque

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Livro de Forex para Iniciantes

O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.

Livro de Forex para Iniciantes

As coisas mais importantes para começar a negociar
Insira seu e-mail e nós vamos lhe mandar um guia Forex gratuito

Obrigado!

Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera