O que é trading after-market e quem pode operar dessa forma?

O que é trading after-market e quem pode operar dessa forma?

2023-03-28 • Atualizado

Queria que todos os ativos fossem como as criptomoedas. Não falo sobre poder subir 100% num só dia e depois perder metade desse crescimento (embora isso seja engraçado). O fato é que, infelizmente, uma coisa que os ativos tradicionais não têm é a negociação 24h. A maioria dos instrumentos Forex fica disponível 24h de segunda a sexta, mas e as ações? Elas só ficam disponíveis algumas horas por dia, certo? Sim e não, mas mais não do que sim. Neste artigo você vai aprender sobre trading pré-abertura e after-market:

  • O que é?
  • Quem pode fazer isso?
  • É melhor que o trading convencional em algum quesito?
  • E muito mais!

O que é trading after-market?

O trading after-market ocorre após o fechamento do pregão da bolsa e permite comprar ou vender ações fora do horário de funcionamento normal. Ele também é conhecido como trading after-hours.

Os mercados pré-abertura e after-market funcionam da mesma forma que o mercado convencional: ações são negociadas entre as partes a preços acordados. Ou seja, o preço que você vai receber é o preço que alguém no mercado after-market ou no pré-abertura está disposto a pagar.

O trading after-market permite ao investidor reagir à publicação de um relatório de lucros de uma empresa, bem como outras notícias que surgem tipicamente antes ou depois do horário de negociação normal. Os preços, por exemplo, podem apresentar forte oscilação com a publicação de um relatório de lucros ou com o anúncio de que um diretor executivo (CEO) está deixando o cargo. Se você quiser comprar ou vender o mais rápido possível com base na notícia, vai ter que colocar uma ordem no trading after-market.

Horário de negociação after-market

Existem alguns pregões estendidos:

  • Negociação pré-abertura das 04:00 às 09:30 (fuso ET).
  • Negociação normal das 09:30 às 16:00 (ET).
  • Negociação after-market das 16:00 às 20:00 (ET).

Nem toda corretora dá acesso ao trading pré-abertura e after-market, e nem toda corretora permite operar durante todo o horário pré-abertura ou after-market. Exemplo: algumas corretoras oferecem a oportunidade de operar apenas uma hora antes da abertura do mercado e depois de seu fechamento. As regras variam e dependem dos órgãos reguladores (e dos critérios das próprias corretoras).

Quem pode operar no after-market?

O trading after-market começou por volta de 1999. Na época, a maioria das bolsas tinha adotado as redes de comunicação eletrônica (ECN), um tipo de fórum ou rede computadorizada que facilita a negociação de produtos financeiros fora do local físico da bolsa. Com a ECN, traders e investidores não precisam ir pessoalmente ao prédio da bolsa para colocar suas ordens.

Hoje em dia, a maioria dos participantes do mercado recorre ao pregão estendido para reagir mais rápido que os outros a notícias como:

  • Relatórios de lucros.
  • Mudanças de nota de classificação (grandes bancos e agências de classificação geralmente dão suas estimativas antes da abertura do mercado).
  • Acontecimentos imprevistos.

O que podemos dizer com certeza é que o trading pré-abertura e after-market fica disponível somente para traders de ações e somente em algumas corretoras. Essa oportunidade é bem menos comum entre corretoras de CFD por conta de regras dos órgãos reguladores e medidas de segurança.

Já para os “peixes grandes”, o pregão estendido é um momento perfeito para o “dinheiro inteligente” agir. Operadores com informações privilegiadas e gestores de fundos costumam usar os horários pré-abertura e after-market para realizar suas ordens por meio das chamadas dark pools (bolsas privadas organizadas para a negociação de valores mobiliários). As dark pools permitem que investidores institucionais operem sem exposição até que a operação tenha sido executada e registrada.

Riscos do trading after-market

Por contar com menos participantes do que no horário normal, o mercado nos horários pré-abertura e after-market em geral apresenta menor liquidez, maior volatilidade e menor volume. Como isso pode ter forte impacto no preço que o comprador ou vendedor recebe por suas ações, é recomendável usar uma ordem de limite em quaisquer ações compradas ou vendidas fora do horário normal.

Também ajuda levar em conta o risco de preço. Diversas instituições financeiras utilizam várias ECNs para executar operações. No pregão normal, a sua ordem é executada no melhor preço disponível entre várias fontes. No pregão estendido, porém, você fica na mão de uma única corretora, e o preço pode acabar sendo pior do que em outras fontes. Mesmo assim, tais spreads entre corretoras podem ser uma oportunidade de fazer o trading de arbitragem. Falaremos sobre isso mais adiante.

 Já está claro que o trading after-market envolve menos participantes. Logo, há menos ordens sendo colocadas na mesa do mercado. Quando todo mundo tenta reagir a uma notícia ao mesmo tempo, a ação em questão opera com forte oscilação no horário after-market, pois o mercado tenta digerir a novidade e descobrir o novo preço do ativo. Portanto, pode ser mais difícil para o trader de varejo (“peixe pequeno”) executar uma ordem no preço escolhido. Também é possível conseguir um preço melhor no horário de negociação normal do dia seguinte.

Vantagens do trading after-market

Primeiro, esses pregões estendidos oferecem possibilidades de operar com as notícias antes dos outros. Aquisições, fusões, falências, relatórios do governo sobre desemprego e outros acontecimentos podem mexer com as ações antes (ou depois) do horário de abertura. Em tal caso, basta reagir rapidamente para captar o movimento.

Não se esqueça também da arbitragem. Trata-se de um estilo de negociação que inclui a busca por divergências entre os preços de um mesmo ativo em corretoras diferentes. Geralmente, os preços tendem a se alinhar (ora, se são do mesmo ativo, como é que podem apresentar divergência?), mas os traders de arbitragem adoram os pregões estendidos porque estes são os únicos momentos no mercado de ações em que a arbitragem pode durar mais do que frações de segundo.

Resumindo: o trading pré-abertura e after-market tem seus prós e contras. Ao compreender esses pregões estendidos e como aproveitá-los, você pode descobrir novas oportunidades de negócio. Não se esqueça, porém, dos riscos. Opere com segurança, e boa sorte!

Leia também

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera