O que é ação blue chip?

O que é ação blue chip?

2023-03-28 • Atualizado

O que é blue chip?

A expressão “ação blue chip” entrou no jargão dos investimentos a partir do pôquer, na qual as fichas azuis (blue chips) têm o valor mais alto. Portanto, as ações blue chip são usadas para se referir a empresas bem conhecidas e de alta qualidade que são líderes em seus setores. Essas ações tendem a apresentar forte crescimento ao longo de sua história e costumam pagar dividendos.

Características das ações blue chip

Vamos às principais características das ações blue chip.

1. Grande capitalização de mercado

Capitalização de mercado é uma medida do tamanho e do valor de uma empresa. As ações blue chip geralmente são de empresas de grande capitalização, isto é, cujo valor de mercado equivale a US$ 5 bilhões (marca geralmente aceita) ou mais.

2. Crescimento estável

As ações blue chip sobreviveram ao tempo e têm um histórico de crescimento robusto, lucros estáveis e fundamentados, e um futuro brilhante. As blue chips podem não subir tão rápido quanto as ações de crescimento do setor tecnológico porque são empresas que já desenvolveram seus negócios, sendo praticamente impossível sustentar um ritmo de crescimento alto e ininterrupto.

3. Participação em índices de mercado

Ações blue chip figuram nos principais índices do mercado, como o S&P 500 (US500), o Dow Jones Industrial Average (US30) e/ou o Nasdaq 100 (US100).

4. Dividendos

Vale citar que nem toda ação blue chip paga dividendos, embora a maioria delas o faça. Dividendos são pagamentos regulares feitos pelas empresas a seus investidores. Firmas que pagam dividendos costumam ser consideradas maduras, pois não precisam investir tanta receita em crescimento e têm condições de remunerar os acionistas.

GM-4946 внутр1.jpg

Principais vantagens de investir em ações blue chip

Diversificação

Ações blue chip podem ser a principal fração da sua carteira de investimentos. Lembre-se de que uma carteira bem-equilibrada deve ser formada por ações de diferentes tipos. A diversificação é a recomendação mais abrangente para quem vai investir na bolsa. A ideia é não depositar todas as suas esperanças em uma só opção. Pelo contrário, trata-se de reunir um conjunto de ações que reajam diferentemente a um mesmo acontecimento econômico. O objetivo é minimizar os riscos de movimentos bruscos no preço desse ou daquele ativo.

Confiabilidade

Outro motivo para tamanha popularidade das blue chips entre os investidores é sua confiabilidade. As blue chips não são imunes a crises no mercado, mas têm histórico de superação de várias dificuldades.

Segurança das ações blue chip

Vamos primeiro definir o significado de segurança para os investidores. Para alguns, segurança significa ações que não desvalorizam tanto quanto outros grupos quando o mercado vira para baixo. Para outros, significa ações que não cortam nem suspendem seus pagamentos de dividendos, mesmo em tempos de crise econômica. Como as ações blue chip têm essas duas vantagens, elas são tidas como investimentos seguros.

A melhor ação blue chip para comprar

Mesmo se você for um investidor novato, já deve saber os nomes de várias das melhores blue chips. Por quê? Os bens e serviços produzidos por essas empresas são parte integral do nosso cotidiano. Veja uma lista das melhores ações blue chip.

1. Apple

A Apple é uma das maiores empresas do mundo e também é líder no setor tecnológico. Basta recordar suas várias linhas de aparelhos, dos inovadores computadores Macintosh nos anos 80 e o iPod em 2001 aos onipresentes iPhones, iPads e Apple Watch. A Apple criou um ecossistema incrível: quando o consumidor entra, é baixa a probabilidade de ele sair.

1.jpg

2. Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway, cujo CEO é o famoso Warren Buffett, é uma grande player do setor de seguros. A empresa oferece vários seguros empresariais e pessoais por meio de suas subsidiárias. Tem fama de superar o mercado e ser uma empresa estável.

3. Coca-Cola

A Coca-Cola é há muito anos a maior do segmento de bebidas. A gigante conta atualmente com um amplo mix de produtos, de bebidas para práticas esportivas a água mineral e refrigerantes. Os dividendos em alta desde o começo dos anos 60 só ajudam a melhorar a imagem da Coca-Cola aos olhos dos investidores.

2.jpg

4. Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson é bem conhecida por seus produtos, mas em 2021 ela também se tornou uma das fabricantes autorizadas de vacinas contra a covid-19!

5. Walt Disney

A Walt Disney tem uma história rica que vai da indústria de animações e dos parques temáticos ao serviço de streaming Disney+. A empresa foi atingida em cheio pela crise da covid-19, pois suas lojas, parques e linhas de cruzeiro foram interditados em meio às restrições de distanciamento social. Agora, a Disney deve se recuperar com a flexibilização das restrições e a temporada de férias.

3.jpg

Como operar ações blue chip?

  1. Baixe o aplicativo FBS Trader no seu celular para ficar sempre de olho nos gráficos e o MetaTrader 5 no seu computador para análises técnicas mais sofisticadas.
  2. Faça análises técnicas e fundamentalistas com o auxílio de nossos artigos e vídeos.
  3. Abra uma posição e acompanhe ela!

Leia também

Semelhante

Estratégia de negociação Desequilíbrio
Estratégia de negociação Desequilíbrio

Este texto apresenta uma estratégia de negociação que não exige volumes, indicadores técnicos, nem padrões de preço. Basta prestar atenção na ação de preço. Eis o tutorial da estratégia Desequilíbrio (Imbalance).

Estratégia de negociação com momentum
Estratégia de negociação com momentum

Este artigo explora a estratégia de operação que usa os indicadores MACD e RSI e como ela pode ser empregada efetivamente para identificar oportunidades de negociação no mercado de Forex.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera