1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. 10 motivos para aprender a interpretar a ação de preço
2023-08-08 • Atualizado

10 motivos para aprender a interpretar a ação de preço

cover.png

Como disse Charles Dow, o preço é um excelente registro de dados de mercado. É o preço que traz todas as informações necessárias. Seus movimentos retratam todo o cenário do mercado.

A ação de preço (price action) é o coração da análise técnica. Trata-se de um método baseado no estudo dos movimentos do preço observados ao longo do tempo. Os traders que usam a análise da ação de preço leem o mercado e tomam suas decisões operacionais avaliando exclusivamente os dados de preço retratados no gráfico. Os adeptos da negociação com ação de preço acreditam que o preço do ativo é o elemento mais importante da tomada de decisões. Segundo a lógica desses operadores, o preço é a fonte primordial de informações do mercado e ao estudar apenas a ação de preço você aumenta as chances de sucesso.

Este texto mostra por que todo trader deve aprender a interpretar a ação de preço e demonstra os diferenciais deste tipo de negociação. Serão abordados os motivos da preferência dos traders de Forex pelo método e os aspectos que devem ser considerados ao operar com a ação de preço.

Os recursos de um trader de ação de preço

Ao recorrer à análise da ação de preço, o trader avalia os gráficos da ação de preço em sua forma pura, isto é, sem indicadores adicionais. Para prever movimentos de preço futuros e determinar os melhores pontos de entrada e saída, recomendamos que o operador se concentre em aspectos como:

Esse é o conjunto básico usado pelos traders de ação de preço. Contudo, os adeptos deste método podem variar na combinação de recursos aplicados na rotina operacional. Basta lembrar que o trader de ação de preço é um leitor de gráficos profissional — esses recursos são meramente um auxílio no processo de tomada de decisões.

Motivos para usar a análise da ação de preço

Muitos profissionais, como Gary Wagner, Nial Fuller, Kim Krompass, Chris Lori, entre outros, optam por operar exclusivamente com a técnica da ação de preço. Ela é transparente, rica em informações, abrangente e confiável. Como o preço é o motivo de todos os prejuízos e lucros, a formulação de uma estratégia de negociação que consiste puramente na análise da ação de preço parece ser uma proposta sensata. Vamos nos aprofundar nos motivos pelos quais você deve experimentar este método.

Clareza do gráfico

É inegável a grande diferença entre um gráfico de ação de preço puro e um gráfico acrescido de alguns indicadores técnicos. É possível constatar como que o gráfico de ação de preço fica nítido e legível sem a interferência dos indicadores. Um gráfico de ação de preço inalterado não traz uma confusão de dados adicionais — só existem as barras de preço, sem qualquer distração.

Agora, observe o outro gráfico de preço, recheado de indicadores. Nele é possível ver quatro dos indicadores técnicos mais conhecidos: ADX, Bandas de Bollinger, MACD e Oscilador Estocástico. Como já deve ter percebido, uma parte considerável desse gráfico é tomada pelos indicadores, deixando menos espaço para a parte essencial: as barras de preço. Não é preciso ser analista para entender que as inúmeras informações adicionais no gráfico prejudicam o foco do operador na própria ação de preço.

Ao comparar os dois gráficos, podemos concluir que o gráfico de ação de preço puro é muito mais transparente e visível. Já os indicadores no gráfico “poluído” impactam o foco do operador, criando inúmeras variáveis. O que o trader busca com esses indicadores é simplificar a análise do preço. Porém, na realidade, o gráfico “poluído” não oferece mais dados preditivos do que o gráfico puro.

Exemplo de gráfico de ação de preço puro:

CREATIVE 2057_1200x675_1 (1).png

Exemplo de gráfico de ação de preço com muitos indicadores:

CREATIVE 2057_1200x675_2 (1).png

Isolamento das notícias

A vantagem inquestionável de aprender a ler a ação de preço é seu isolamento de muitas variáveis do trading, como as notícias, pois a ação de preço reflete todos os fatores que têm impacto sobre ela.

Todos sabem que as notícias podem muitas vezes ser confusas e ambíguas. Como pode haver contradição entre as informações de diferentes fontes, a leitura das notícias e a análise de seu possível impacto no mercado é um processo que exige muita energia e desgasta bastante.

O método da ação de preço permite dispensar rotinas desgastantes como a leitura de notícias de conteúdo chocante. Ao aplicar esse método, o trader pode evitar o excesso de informações e a chamada paralisia analítica. A ação de preço tem apenas três elementos a levar em conta: tendências, gráficos, e níveis de suporte e resistência.

Ação de preço é psicologia humana

Quando falamos na ação de preço do ativo, logo vêm à mente os diferentes padrões gráficos, indicadores, linhas de tendência, linhas de suporte horizontais, e níveis de resistência. Imaginamos automaticamente os vários eventos observados no mundo, ligados ao PIB ou à reputação de uma empresa. O fato é que a ação de preço reflete diretamente o comportamento das pessoas que operam no mercado. A ação de preço é a psicologia pura dos traders. Simples assim!

A fórmula é direta: quando um trader acha uma boa oportunidade de entrar com a operação, outro trader vê a hora perfeita de sair do mercado. Os traders decidem o melhor a fazer guiados por seus pensamentos e emoções. Quando muitos traders consideram que é bom abrir posições, o preço sobe e uma tendência altista se forma no mercado. Quando mais pessoas optam por vender seus ativos, o preço cai e abre espaço para um mercado baixista.

De fato, são muitas as variáveis levadas em conta no processo de tomada de decisões. Contudo, a determinação final — de entrar no mercado ou sair dele — é uma decisão pessoal feita pelo operador conforme seu estado de espírito. Essas decisões então movimentam o preço, que é algo que todos podem observar nos gráficos e, embora haja diferentes fatores impactando o movimento, todos os resultados são retratados por meio das barras de preço.

Assim, a ação de preço é tudo. Ela é, em primeiro lugar, a linguagem dos traders.

A perspectiva de mercado mais importante

O principal motivo para começar a aprender a operar com a ação de preço é sua exatidão na determinação da perspectiva de mercado mais importante. Como o método da ação de preço é uma técnica estável de análise de mercado, ele não exige indicadores técnicos para prever mudanças futuras no mercado, já providenciando tudo que é preciso para tomar decisões operacionais sem pausas ou expectativas em torno do que algum indicador vai mostrar. Por exemplo, muitos traders se prendem a indicadores de preço defasados, que mostram mudanças de preço que já aconteceram. Será que vale a pena esperar pelos dados desses indicadores e perder tempo com isso, se a ação de preço pura já consegue oferecer arranjos que se repetem rotineiramente e dessa forma viabiliza a análise das expectativas e da atual situação no mercado?

Capacidade de lucrar aumentando os tempos gráficos e poupando tempo

Outra vantagem importante do trading com ação de preço é que ele ganha em eficácia à medida que você escolhe operar com tempos gráficos (timeframes) maiores. Com isso é possível operar com menos frequência, mas com maior acerto. O método da ação de preço ajuda a analisar os gráficos com muito mais rapidez. Os traders sabem muito bem como fica a negociação ao passar horas fazendo uma avaliação preliminar dos gráficos e como que isso pode ser cansativo. Entretanto, muitos operadores acreditam que é mais rentável operar frequentemente e em tempos gráficos menores, sem perceber a dinâmica destrutiva dessa abordagem e as perdas, não só de dinheiro como também de tempo.

O operador que sabe como usar o método da ação de preço pode poupar tempo consideravelmente e operar com uma análise gráfica concisa que exige menos esforço. Não é segredo que ter um plano de negociação bem-desenvolvido e baseado na ação de preço pura dispensa o trabalho em tempos gráficos menores ou avaliações de gráficos demoradas, pois operar com a ação de preço é questão de economizar tempo e esforço. Esse método é questão de concentração e transparência.

A ação de preço é uma ótima opção para obter todas as informações necessárias do preço em si, sem ter que mergulhar nos detalhes de uma análise de mercado completa e aprofundada. Basta se informar com o essencial e deixar isso produzir lucro.

Desenvolvimento da disciplina no trading

A disciplina no trading é essencial e ajuda o operador a sobreviver à imprevisibilidade do mercado e evoluir como profissional. Ao operar com o método de ação de preço, que é confiável e vai direto ao ponto, é mais fácil focar no aspecto psicológico.

É comum que o trader vicie em definir seu método e estratégia de negociação, se esquecendo dos objetivos e do que realmente importa no trading. É muito mais importante desenvolver o autocontrole e a autogestão, dia após dia, para alcançar grandes conquistas. As suas reações aos altos e baixos, planejamento diário e estabilidade emocional são muito mais importantes do que análises minuciosas e o desenvolvimento contínuo do seu método operacional.

A melhor característica do trading com ação de preço é a capacidade de se concentrar em si mesmo. Não é preciso pensar demais na eficiência do método operacional escolhido. Trata-se de uma modalidade de análise de mercado que já foi testada e é usada por traders há décadas. Ela é abrangente e completa.

Identificação dos melhores pontos de entrada e saída

Os adeptos das operações com ação de preço conseguem desenvolver a habilidade de determinar a melhor hora para entrar ou sair do mercado. Esse tipo de análise implica no estudo de tendências, de níveis de suporte e resistência e da formação de velas, que dão ao operador todos os dados necessários para definir o melhor momento de abrir ou fechar posições. Ao empregar o método da ação de preço, é fácil detectar os movimentos-chave do mercado, com os quais é possível fazer uma operação rentável. O trading com ação de preço ensina a enxergar o mercado com clareza. Muitos dos outros métodos têm as chamadas “zonas cinzentas” (zonas de indefinição), que impedem o trader de decidir em tempo hábil quando entrar ou sair do mercado.

Eficácia na gestão de riscos

A gestão de riscos no trading é um planejamento que ajuda o trader a controlar as perdas e manter uma relação risco/recompensa sensata. Todo profissional sabe que um plano de gestão de riscos é um pilar do sucesso. E é a ação de preço que permite formular um plano confiável. Com a ação de preço pura, o trader consegue identificar padrões de preços e formações de velas, os quais garantem uma oportunidade excelente de avaliar precisamente a relação risco/recompensa de operações futuras. Com o auxílio do método da ação de preço, é possível determinar níveis de suporte e resistência para colocar ordens Stop Loss (Perda Máxima) e administrar os riscos. A análise de mercado por meio da ação de preço confere estabilidade e eficácia à estratégia de negociação, mitigando riscos e aumentando a rentabilidade a longo prazo.

Minimalismo

A abordagem da ação de preço é inegavelmente minimalista e condiz com os estilos de vida de muitas pessoas. É uma abordagem que visa minimizar fatores prejudiciais e mitigar a ansiedade. São menos elementos para avaliar e se preocupar.

A análise da ação de preço corrobora a conhecida máxima “menos é mais”. A ideia da negociação com ação de preço é que quanto menos você interage com o mercado, maior é a sua probabilidade de sucesso. Isso não quer dizer que você deve baixar a guarda. O objetivo é aperfeiçoar a prática da negociação com ação de preço por meio da dedicação e do estudo.

CREATIVE 2057_1200x675.png

Por que os traders de Forex usam a ação de preço?

A negociação com ação de preço é bem difundida entre os operadores do mercado Forex. Veja alguns argumentos que comprovam isso:

  • Como o mercado Forex tem alta liquidez, no trading com ação de preço os operadores conseguem abrir e fechar posições com mais facilidade e agilidade.
  • O mercado Forex funciona o dia inteiro e está em constante mudança. É o maior mercado do mundo. Por isso muitos especuladores tentam convencer outros traders a comprar indicadores e robôs de Forex complementares, afirmando que isso ajuda a aumentar a probabilidade de sucesso. Todavia, a realidade prova que a avaliação de movimentos de preço é uma rotina primária. Não faz sentido analisar elementos que não o próprio preço. A atitude essencial em Forex é saber interpretar a ação de preço em sua forma pura.
  • No mercado Forex, o preço tende a se deslocar de acordo com uma certa linha de tendência. As tendências são séries de máximas mais altas ou mínimas mais baixas, com recuos e reversões, que de forma geral criam ondas agudas. O primeiro passo para surfar nessas ondas é aprender a ler a ação de preço, com seus pontos extremos de máximo e de mínimo.

Resumo

A negociação com ação de preço é uma escolha natural e exitosa para os profissionais. A técnica da ação de preço permite que o operador conserve a objetividade de seu pensamento enquanto negocia. Com o foco no elemento central, o preço, é possível manter a cabeça fria e evitar distrações com outros elementos. A ação de preço é questão de transparência e clareza. Com ela, os traders têm acesso aos dados mais exatos e podem determinar o melhor momento para entrar ou sair do mercado.

A análise da ação de preço é o santo graal da carreira no trading. Recomendamos fortemente aprender a interpretar a ação de preço e os recursos que podem ser usados ao operar com ela. Nossos guias e recomendações vão ajudar você a desenvolver essa habilidade. Junte-se a nós e faça história no trading com a FBS.

  • 1590

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera