1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. 5 HISTÓRIAS INSPIRADORAS SOBRE DINHEIRO
2023-04-03 • Atualizado

5 HISTÓRIAS INSPIRADORAS SOBRE DINHEIRO

Traders empreendedores que romperam com as convenções e chegaram ao topo

pic1.jpg

O Ano Novo é um ótimo momento para definir novos objetivos, fazer planos e revitalizar sua inspiração. E o que pode ser mais inspirador do que uma história de sucesso? O mercado de câmbio é um lugar onde tudo é possível para todos. Aqui estão 5 histórias impressionantes de traders famosos vindos de origens bem diferentes, mas todos tendo algo em comum: o sucesso.

Edward Arthur Seykota: o pai dos sistemas de trading

pic4.png

Este homem fez sua primeira negociação com… 5 anos de idade! Filho de uma família de imigrantes nos EUA vindos da Holanda, ele negociou um medalhão dourado com seu vizinho por cinco lupas.

Seykota se consagrou com a fama de pai dos sistemas de trading. Desde os anos 70, quando ele começou como trader, ficava fascinado com a ideia de uma máquina automática de ganhar dinheiro e com a análise técnica.

Ele desenvolveu algoritmos mecânicos para sistemas de trading e começou a usar programas de computador no trading de ações: o lucro que ele conseguiu na conta de um dos seus clientes ainda é recorde absoluto. O lucro do robô que ele usava era de mais de 250.000% no período de 1972 a 1988, o que significa que o cliente de Seykota fez 15 milhões de dólares com $5000. Não se tratava de um caso de sorte isolado e sim de um algoritmo bem feito.

“As regras de trading que eu sigo são: 1. Corte prejuízos. 2. Surfe com os ganhadores. 3. Trabalhe com pequenas apostas. 4. Siga as regras sem questionamento. 5. Saiba quando quebrar as regras“ — Ed Seykota

Leia mais sobre Ed Seykota

Ingeborga Mootz: vovó milionária

pic2.jpg

Se Ed Seykota começou cedo, aos 5 anos, a Frau Mootz representa o outro lado da faixa etária no câmbio. Há avós que fazem tortas, enquanto outras negociam para juntar milhões.

Ingeborga Mootz é uma milionária de 96 anos que era só uma típica viúva alemã há 15 anos atrás. Agora ela é uma das pessoas mais conhecidas na Alemanha.

Mootz nasceu em uma família pobre e se casou cedo aos 17 anos para fugir da pobreza, mas isso não foi muito alívio para ela. Até os 75 anos, tinha que implorar a seu marido por cada marco para gastar. Sempre que tentava arranjar um emprego, seu marido deixava ela para baixo, lhe chamando de velha estúpida incapaz de ganhar dinheiro. “Se você acha que não consigo trabalhar, vou negociar no mercado!“ Disse ela um dia, ao perder a paciência. Não estava mentindo.

Após a morte de seu marido, a senhora Mootz encontrou 1000 ações de uma firma onde ele trabalhou a vida inteira. Ela decidiu correr o risco para finalmente acabar com sua pobreza. Foi a decisão certa: nos primeiros 8 anos de trading, esta animada senhora ganhou mais de 500 000 euros!

Ela é admirada por seu estilo de trading: ela não usa gadgets, Internet nem sinais de trading. Tudo que ela precisa saber vem dos bons e velhos jornais das manhãs. Se você tiver a curiosidade de saber como este tipo de estratégia rendeu milhões para esta senhora, procure por seu livro “Borsenkrimi“, ou “Detetive do mercado de ações“.

“Compre barato, venda caro“ — Ingeborga Mootz

Leia mais sobre Ingeborga Mootz

Nassim Taleb: um Cisne Negro do mercado

pic3.png

Este trader criou uma das teorias mais interessantes e controversas do mundo do trading: a teoria do Cisne Negro, ou teoria dos acontecimentos aparentemente muito improváveis de acontecer.

Nascido no Líbano em uma família de fé ortodoxa grega, Taleb começou como trader após se formar na Universidade de Paris. Quanto mais ele estudava estatística, mais ele se convencia de que todo o sistema financeiro era um barril de pólvora pronto para explodir.

Ele ficou realmente famoso após publicar seu livro “O Cisne Negro“. Segundo Taleb, quase todos os acontecimentos que podem afetar crucialmente o mercado são completamente imprevisíveis. A maioria dos gerentes de riscos trabalham com o passado para prever o futuro, mas o passado não dá nenhuma base para o que pode acontecer no futuro: um peru bem alimentado por 1000 dias não espera que vai morrer no dia 1001 para virar ceia de Natal, mas é isso que vai acontecer. Morrer no 1001o dia é um Cisne Negro para o peru, mas não para o matadouro. Logo, a gestão de riscos tradicional, usada por agências do governo e empresas, é inútil. Esta teoria ganhou popularidade no cenário da crise financeira de 2008.

Como a estratégia de Taleb enquanto trader se baseia na proteção dos investidores contra crises, tirando proveito de acontecimentos raros, sua carreira é uma série de boladas. Por exemplo, a que ele conseguiu na [Segunda-feira Negra, dia 19 de outubro de 1987: após o Dow Jones Industrial Average cair 22,6%, Taleb lucrou $40 milhões.]

“Sei que a história será dominada por um acontecimento improvável, só não sei qual será esse acontecimento“ — Nassim Taleb

Leia mais sobre Nassim Taleb

George Soros: o homem que quebrou o Banco da Inglaterra

pic5.png

Soros é conhecido como um dos traders mais famosos de todos os tempos. Nascido em uma família de judeus húngaros, ele por pouco escapou da ocupação nazista. Enquanto estudava, George trabalhava como porteiro ferroviário e garçom de boate para ganhar uns trocados.

Após se mudar para Nova York e trabalhar para várias firmas de corretagem em Wall Street, a vida real do gênio financeiro começou. Ele é famoso principalmente por ser o homem que quebrou o Banco da Inglaterra em 1992 ao fazer uma enorme aposta contra a libra esterlina. Ele ganhou um bilhão de dólares em uma só noite.

Soros também é conhecido como o maior filantropo do mundo. O virtuoso bilionário usou sua fortuna para criar a Open Society Foundations: toda uma rede de fundações, parcerias e projetos em mais de 100 países mundo afora.

Em 2018, a Financial Times reconheceu Soros como Pessoa do Ano. Diz a revista que esta escolha se baseou não só nas conquistas de Soros, mas também nos valores que ele representa como filósofo e filantropo.

“Eu era um ser humano antes de me tornar homem de negócios“ — George Soros

Leia mais sobre George Soros

Richard Dennis: Príncipe do Abismo

pic6.jpg

A história de Dennis é o tipo de coisa de lendas do trading que ainda anima o espírito de traders iniciantes atualmente. Incrivelmente rico, gênio e pioneiro no trading de commodities — esta é a fama de Richard Dennis.

Ele nasceu no sul de Chicago, em uma família irlandesa bem pobre. Ele começou como auxiliar no pregão da Bolsa Mercantil de Chicago aos 17 anos, transformando $1.600 emprestados em $200 milhões em carca de 10 anos negociando commodities aos 23.

Ele é famoso por seu experimento das Tartarugas, no qual ele treinou um grupo de pessoas por duas semanas. Quando seu experimento se encerrou cinco anos depois, suas Tartarugas, segundo relatos, tinham faturado um lucro conjunto de $175 milhões.

Dennis era um trader de tendências. Ele preferia encontrar uma tendência e colocar cada vez mais negociações na direção desta a alavancagens progressivamente maiores, para ganhar o máximo possível de dinheiro.

“Quando você tem uma posição, você coloca ela por um motivo. Você tem que seguir com ela até o motivo deixar de existir" — Richard Dennis

Leia mais sobre Richard Dennis

Da pobreza à riqueza — esta pode ser a história de qualquer um

Todo trader tem uma história diferente. Todos eles passam por altos e baixos, mas o que todos eles compartilham é a vontade de seguir de pé e ter sucesso no fim das contas. A moral de cada história de sucesso no trading é a mesma: não acaba por aqui a menos que você opte por desistir. Que 2019 acrescente novos nomes à lista dos melhores traders, e que o seu nome seja um deles!

Leia também

  • 7648

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera