1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Guia dos melhores padrões no day trading para iniciantes
2024-06-10 • Atualizado

Guia dos melhores padrões no day trading para iniciantes

0_Cover_Trading patterns for beginners.png

De forma didática: no day trading, os padrões são formas do gráfico de preço. Essas formas permitem que o trader determine a direção potencial do movimento do preço.

Para evitar que o trader novato se perca na variedade de formas, neste artigo iremos explicar os padrões básicos para day trading e ensinar como usá-los no trading.

Padrões no trading para iniciantes

Os padrões no trading são essenciais porque os gráficos tendem a produzir sinais frequentes que filtram o ruído da ação de preço. Reconhecer e interpretar esses padrões pode ajudar a ter uma visão completa e marcar os sinais do mercado para prever o movimento futuro do preço.

Padrões diferentes atendem finalidades diferentes. A primeira coisa que você deve aprender é a diferenciá-los.

1_Trading patterns for beginners.png

Ao usar a análise técnica no trading, a principal questão a observar é um dos recursos mais pesquisados de todos: os padrões gráficos. Existem vários tipos de padrões gráficos comumente usados no trading. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Topo Duplo;
  • Fundo Duplo;
  • Cabeça e Ombros;
  • Cabeça e Ombros Invertido;
  • Triângulo (descendente, ascendente ou simétrico);
  • Canal (horizontal, descendente ou ascendente);
  • Continuação de tendência altista ou baixista;
  • Cunha de alta ou de queda.

Além dos padrões gráficos, os traders também podem usar os padrões de velas japonesas. Mais adiante neste artigo, iremos discutir em maior detalhe os padrões mais conhecidos.

O que é padrão gráfico?

Em qualquer terminal de negociação, você pode analisar o mercado de várias formas recorrendo à análise técnica. O programa oferece técnicas e recursos sustentáveis, que permitem analisar a situação atual do gráfico.

Gráfico é um conjunto de preços traçados quase sempre em um intervalo de tempo. Via de regra, o eixo vertical do gráfico traz a escala de preço e o eixo horizontal traz a escala de tempo. Os preços do ativo são traçados da esquerda para a direita, de forma que o lado direito do gráfico mostra os dados mais recentes.

Os gráficos viabilizam uma obtenção rápida de dados do mercado, como a correlação de compradores e vendedores, a tendência predominante e o comportamento do preço ao longo do tempo. Eles também permitem fazer a análise técnica com base nessas informações e prever para onde vai o preço do ativo em questão.

Os traders geralmente lançam mão de recursos gráficos variados para executar uma análise melhor e mais rápida. Entre esses recursos destaca-se a aplicação de linhas horizontais (de suporte e de resistência) e de linhas de tendência. Linhas de tendência são linhas no gráfico que determinam a direção do preço. Se o preço forma máximas mais altas e mínimas mais altas, trata-se de uma tendência de alta. Analogamente, se o preço vai formando máximas mais baixas e mínimas mais baixas, tem-se uma tendência de queda.

Portanto, padrão gráfico é uma combinação de linhas de suporte e resistência que ajuda a determinar se a tendência vai virar ou continuar.

Para o trading iniciado e encerrado no mesmo dia, os traders usam timeframes (intervalos) menores para observar os movimentos de curto prazo do preço.

Por que os padrões gráficos são importantes?

Um misto de estatística, matemática e sociologia muitas vezes nos permite prever movimentos de cotações na bolsa. A regra fundamental deste tipo de análise é que a história se repete. Quando um padrão gráfico aparece, o trader entende que o preço muito provavelmente vai se comportar da mesma forma observada na maioria dos casos em que esse padrão apareceu no gráfico no passado.

Os investidores costumam usar os padrões na análise gráfica do preço das ações de uma empresa no período atual, em conjunto com a análise fundamentalista. Se a empresa avaliada está em franco crescimento, superando a concorrência, e o mercado parece promissor, os padrões podem ser usados para escolher um ponto de entrada específico. O mais prático é trabalhar com os padrões no gráfico de velas, facilitando o acompanhamento das flutuações no preço.

Os padrões do day trading se baseiam em evidências empíricas obtidas pelos traders. Artigos científicos, em sua maioria, negam a eficácia de longo prazo dos padrões gráficos, pois o valor esperado desses padrões é de menos de 0,5. Todavia, operar com padrões gráficos tendo um amplo entendimento da dinâmica do preço pode de fato ser algo rentável.

Tipos de padrões gráficos

Existem muitos padrões gráficos no trading, que às vezes ganham nomes interessantes, a exemplo do padrão Zigue-zague. Os dois padrões de continuação mais usados pelos day traders são chamados Bandeira e Galhardete. O padrão Galhardete se assemelha a um triângulo simétrico, ao passo que o padrão Bandeira faz lembrar um retângulo. São tendências comuns e poderosas: quando o trader passa a entender esses padrões, ele pode ter melhores resultados.

Galhardete

2_Pennant pattern.png

Este padrão costuma ser chamado de Triângulo. A borda superior do Galhardete tem inclinação para baixo e a borda inferior tem inclinação para cima. A amplitude do preço diminui com cada mudança de direção, se afunilando cada vez mais. Este padrão pode muitas vezes ser encontrado após movimentos de forte impulso registrados pelo ativo, na direção da tendência principal.

O sinal para entrar com a operação aparece após o rompimento da borda do Galhardete na direção da tendência principal. Em caso de tendência de queda, o cenário é o espelho do descrito.

Bandeira

3_Flag pattern.png

Padrão de continuação direcionado contra a tendência principal. Geralmente aparece após um forte movimento no gráfico e mostra que os ursos confundiram uma pequena correção com uma reversão, com alguns vendedores abrindo posições. A certa altura, os compradores voltam à luta, a borda do canal é rompida e a tendência continua na direção antiga. Para entrar com a operação, aproveita-se o rompimento das bordas da Bandeira na direção da tendência principal.

Padrões de velas

As velas japonesas são o mais antigo método de análise técnica do mundo. O gráfico de velas é um dos tipos mais conhecidos e permite ao trader interpretar rápida e facilmente as informações do preço.

Com o tempo, as velas vão formando padrões que os traders podem usar para identificar os principais níveis de suporte e resistência. Existem muitos padrões de velas que indicam oportunidades no mercado. Alguns indicam o equilíbrio entre as pressões de compra e de venda, enquanto outros identificam padrões de continuação ou indecisão no mercado.

A série de velas no gráfico ajuda o trader a determinar com maior exatidão a natureza do movimento do preço no mercado, facilitando assim a tomada de decisões.

Para entender isso, vamos ver alguns padrões de velas básicos que são úteis no day trading.

Vela do tipo Estrela Cadente

4_Shooting star.png

O padrão Estrela Cadente aparece num mercado em alta e sinaliza a iminência de uma tendência de queda. Graficamente, a Estrela Cadente é uma vela curta sem sombra inferior e sombra superior bem longa. A cor da vela não é tão importante, mas em geral o padrão com vela preta (vermelha) é mais forte.

Vela do tipo Martelo

5_Hammer candlestick.png

A vela Martelo, por sua vez, sinaliza a mudança da tendência de queda para tendência de alta. É uma vela pequena com sombra inferior longa. A sombra superior ou não existe, ou é bem pequena. Operando nos timeframes menores, o Martelo branco (verde) é mais forte que o preto (vermelho). Nos timeframes maiores, porém, isso pouco importa.

Engolfo Altista e Engolfo Baixista

6_Bullish and bearish engulfing.png

Os padrões Engolfo Altista e Engolfo Baixista são alguns dos melhores padrões de velas para o day trading. O Engolfo Altista se forma quando o corpo da vela branca (verde) engole completamente a vela anterior, preta (vermelha), sinalizando forte impulso de compra.

Assim como o Engolfo Altista, o Engolfo Baixista se forma quando uma vela baixista consome a vela altista anterior, sinalizando forte impulso de venda.

Conclusão

Os padrões no day trading podem produzir sinais confiáveis, cuja identificação correta permitirá entender as peculiaridades do mercado financeiro. A experiência de muitos traders de sucesso confirma a eficácia desses padrões.

Apesar de sua importância, os gráficos são apenas um dos vários recursos ao alcance do trader. Também é importante levar em conta notícias, eventos, pesquisas e análise de mercado para tomar decisões bem-informadas no trading. Seja qual for a situação, você jamais deve investir mais do que aquilo que pode se dar o luxo de perder.

  • 2906

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera