1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. A inteligência artificial mudará o mercado para sempre
2023-04-03 • Atualizado

A inteligência artificial mudará o mercado para sempre

O começo da ano é a melhor hora para falar sobre o futuro. Além das onipresentes notícias sobre ICO, você provavelmente ouviu falar de um assunto recorrente: a inteligência artificial (IA ou AI). Se isso ainda não soa interessante para você, é melhor repensar seus conceitos. Não importa se você deseja isso ou não, a IA em breve mudará sua vida para sempre.

Olhamos detalhadamente os diferentes cenários do futuro que a IA oferece e reunimos os que mais influenciarão os traders.

Grande corrida global de IA

O mundo está empolgado com a nova revolução tecnológica que a IA trará. Já há rios de dinheiro escoando por aí e isso se multiplicará nos próximos anos. Segundo a Bloomberg, a IA contribuirá com até $15,7 trilhões para a economia mundial até 2030. Isso é mais do que os rendimentos somados da China e da Índia.

Praticamente todos os países tomaram a iniciativa de preparar para a futura era da IA. É bem razoável esperar que o primeiro a inventar a IA e implantá-la com êxito terá um enorme impulso em sua economia, e vale ressaltar que isso refletirá significativamente no mercado de câmbio.

P pt.jpg

Mas se a Rússia se ocupa principalmente com a tecnologia de piloto automático por IA, a China espera ser o país número um na ampla exploração da tecnologia até 2030.

A IA pode aumentar a taxa de crescimento anual da China de 1,6 ponto percentual para 7,9 por cento até 2035, em termos de valor bruto acrescentado — indicador semelhante ao PIB — acrescentando mais de $7 trilhões, de acordo com a Frontier Economics.

“O impacto da IA na China será enorme, maior até do que o impacto nos EUA.“ Anand Rao, pesquisador de IA na PwC.

jbareham_170802_1892_0001b.0.jpg

Apesar da Casa Branca não querer perder essa corrida para a China, isso pode acontecer. É o que indicam algumas fontes: “atualmente, a IA é uma corrida de dois cavalos entre China e EUA. A China tem todos os ingredientes necessários para sair na frente, incluindo financiamento estatal, população enorme, vigorosa comunidade de pesquisa e uma sociedade que aparenta estar preparada para mudanças tecnológicas.“ Anthony Mullen, diretor de pesquisa na firma de análises Gartner. 

Espera-se que a IA influencie fortemente a economia dos EUA, não apenas de forma positiva. A produtividade geral e o crescimento econômico aprimorados andarão de mãos dadas com perdas de empregos a curto e longo prazo. No entanto, o governo dos EUA tem tomado algumas atitudes para garantir resultados positivos:

· Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento de IA.

· Desenvolver a IA para ciberdefesa e detecção de fraudes, a fim de identificar e responder a constantes ameaças cibernéticas, detectar transações financeiras falsas e prevenir o roubo de identidade.

· Estimular a competitividade no mercado facilitando a entrada de startups e oferecendo a empresas atuais incentivos à inovação. 

Analistas dos EUA sugerem que combinar o aspecto do crescimento com a automação pode resultar em uma rica descrição do processo de crescimento, incluindo consequências para o crescimento futuro e a distribuição de renda.  

Máquinas dominaram as negociações

Você pode se surpreender ao saber que fundos de hedge dotados de aprendizado e autoajuste já têm desempenho significativamente melhor do que fundos de hedge quantitativos, além de gerentes de fundos humanos, segundo relatório da Eurekahedge.

As máquinas no mercado não são novidade, é claro, mas elas recentemente começaram a apresentar precisão extraordinária. Ainda não há expert advisors extremamente inteligentes e lucrativos sem envolvimento humano, mas tecnologias recém-desenvolvidas chegam muito perto disso e são uma boa prévia do que está por vir. Muitos investidores concordam que a inteligência artificial poderá ser útil para nós em diversas formas, seja em análises, cálculo de riscos, previsões ou tomada de decisão.

Por exemplo, o impacto das emoções humanas nas decisões em negociações sempre foi um dos maiores problemas; excluir o fator humano seria uma solução lógica para isso. No futuro, os traders provavelmente usarão uma IA que tomará decisões e executará negociações para eles, o que será muito mais rápido e eficiente do que qualquer ser humano.

Fotolia_138190153_S.jpg

Máquinas já são capazes de aprender ao processar enormes quantidades de dados, geralmente derivados de preços históricos. Essas amostras de dados consistem em variáveis chamadas de previsores, além da variável de meta, que representa o resultado esperado. A IA aprende a usar essas variáveis previsoras para prever a variável de meta. Em outras palavras, um algoritmo estuda dados históricos, busca tendências e prevê movimentos futuros.

Há diversas estratégias que empregam a aprendizado de máquina para otimizar algoritmos, por exemplo: regressões lineares, redes neurais, aprendizado em profundidade, máquinas de vetor de apoio e Naive Bayes.

Atualmente, estamos nos estágios primários da incorporação dessa poderosa ferramenta em nossos sistemas de negociação; o que implica que há grandes chances de sermos os primeiros a desfrutar disso antes do surgimento de possíveis complicações.

Em suma

Os serviços financeiros serão um dos principais setores transformados profundamente pela inteligência artificial. Mesmo as tecnologias de hoje nesta área já são capazes de mudar significativamente nossas vidas; elas estão apenas aguardando sua implantação.

NG pt.jpg

Apesar das controvérsias, é bem provável que a IA primeiramente nos oferecerá significativas oportunidades de ganhar dinheiro influenciando a economia global, mas também melhorará nossa experiência comercial de diversas formas. 

Leia também

  • 4866

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera