1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. A moça e o mercado de câmbio, parte 3
2023-04-03 • Atualizado

A moça e o mercado de câmbio, parte 3

chick_866x450.jpg

Oi, pessoal. Fico feliz por vocês seguirem acompanhando minha história! Se você ainda não viu o começo, veja as partes um e dois aqui. 

Condições do experimento:

  • Aprendi a negociar sozinha, sem pedir ajuda aos analistas da FBS
  • Contei todas as dificuldades que encarei em meu diário de trading
  • O analista da FBS me disse quais ferramentas eu deveria experimentar da próxima vez

Resultados do experimento:

  • Meu dever de casa era estudar linhas de tendência, além das linhas de suporte e resistência
  • Tempo gasto: 3 dias de trading (2 horas de teoria e 2 horas de prática todo dia)
  • Saldo da conta a partir do começo do trading $142
  • Saldo da conta no momento presente: $218,53

Era para você ler aqui uma história inspiradora sobre meu uso bem-sucedido das linhas de tendência e de suporte/resistência. Mas as coisas aconteceram de outro jeito:

  • Eu gostei de negociar com base em tendências.
  • Consolidei minha experiência no trading com Médias Móveis (MA).
  • Não entendi muito bem as vantagens das linhas de suporte e resistência horizontais. 

Linhas de tendência

Linhas de tendência são as linhas diagonais traçadas através das máximas (linha de resistência) e das mínimas (linha de suporte) do preço. As linhas de tendência permitem ao trader prever o preço futuro de um par de moedas, do ouro ou de outro ativo financeiro e fazer as melhores entradas no mercado.

Negociações com base em tendências costumam ser as mais seguras e lucrativas. Há muitas estratégias de trading com tendências, mas eu segui a regra “não complique antes de entender tudo 100%“.

Resultado de minhas ações:

Sou uma grande fã de negociações rápidas e prefiro negociar tendências de curto prazo durante o dia. Escolhi o intervalo de tempo de 15 minutos e encontrei uma tendência de queda bacana.

Defini certo as linhas de tendência (me senti uma analista, ou um gênio, ou analista gênio) e comprei o euro quando ele estava em tendência de queda. Eu esperava que essa tendência fosse sofrer reversão para cima. Abri uma negociação de compra quando o par estava na linha de suporte (marcada em amarelo).

trend.jpg

Nossa. Abri minha negociação sem confirmar se o mercado estava realmente virando para cima. Comprei o euro antes de ver uma vela bullish no gráfico, fiz uma negociação arriscada e virou um sucesso acidental.

Sinto que é muito importante dizer que fiquei vidrada vendo essa negociação mostrar resultados negativos: -$10, -$20, -$30 (caro analista, eu lembro das stop losses, mas!). A escolha mais importante que fiz foi começar a meditar — “determinei tudo direitinho, estou certa da minha escolha, tenho que esperar“. Dessa vez, funcionou bem, mas entendi que não é sempre assim.

O meu pulo do gato: esperei até minha hipótese ser confirmada, mas você nunca sabe se seus cálculos estavam certos ou não. Por isso, deixei minha negociação de tendência aberta por algumas horas, mas, ao mesmo tempo, fiz várias negociações curtas de $1-$2 baseadas em 3 Médias Móveis (5, 10, 15 velas). Meu primeiro contato com a MA é contado aqui.

Comentário do analista

Você traçou as linhas de tendência corretamente! Você também está certa quando afirma que deu sorte — essa negociação era de fato arriscada porque você negociou em uma correção (isto é, contra a tendência). A ideia do trading de tendências é comprar em uma tendência de alta e vender em uma de queda, com as linhas de tendência ajudando a encontrar o melhor momento para abrir uma negociação. Às vezes é necessário esperar um pouco até ter sua oportunidade. Neste caso, você poderia ter pensado em vender na linha de resistência azul e surfar na tendência de queda. Experimente esta abordagem da próxima vez e você verá as vantagens!

Vocês provavelmente vão rir do meu lucro, mas essa é a minha maior negociação até agora, $33,8 (e não estava dançando com um gato na sala, não)!

big win.jpg

Médias móveis

Lembrei de tudo que tinha esquecido e li de novo os comentários do analista no meu artigo anterior, três vezes. Entre as 155 variações do trading com Médias Móveis, usei só 2 (não complique antes de entender tudo 100%). Não significa que não fiz negociações lucrativas — estatísticas isentas mostram 7 ordens bem-sucedidas contra 1 malsucedida. Porém, não foi sempre assim, há certo tempo a situação estava bem pior. Só agora comecei a entender como funciona o sistema, posso fazer minhas primeiras pequenas previsões. 

Usei MAs com períodos de 5, 10 e 15 velas no intervalo de tempo M15.

Abri uma negociação quando o preço tocou a MA de 5 períodos. Quando tinha uma puxada para cima, comprava. Quando despencava, clicava no botão "vender".

candel.jpg

Abrir uma negociação após a MA veloz cruzar as MAs lentas (reversão de tendência). Aqui você deve tomar bastante cuidado — prestei atenção só nas reversões que aconteciam no intervalo de tempo M15 ou maior (pois tendências são mais estáveis lá). Nos intervalos menores, os sinais podem ser falsos, tornando sua lucrativa negociação em uma perdedora (sim, perdi dinheiro negociando em intervalos M5. Não repita meus erros). 

MA3.jpg

Comentário sobre MAs — use elas para entrar na negociação com esta estratégia.

sheme.jpg

A Média Móvel azul é a mais rápida, a amarela é a mais lenta.

Comentário do analista

Gostei de você ter decidido se concentrar em 2 abordagens. Continue praticando! 

Linhas de suporte e resistência horizontais

Linhas de suporte mostram onde estão os compradores. Assim, os touros começam a jogar o preço para cima com seus chifres quando este chega no nível de suporte. No nível de resistência, os ursos usam suas garras para puxar o preço para baixo. É por isso que chamamos eles assim!

Tem uma diferença entre as linhas de tendência diagonais e as horizontais traçadas através das máximas e mínimas anteriores do preço, nos níveis nos quais os preços costumavam sofrer reversão. Reduza a escala do gráfico e localize os picos do preço após os quais a direção do mercado mudou. Eles formam níveis de resistência se estiverem acima do preço atual e agem como suporte se estiverem abaixo do mesmo.

Você pode traçar essas linhas e utilizá-las para prever as mudanças no preço. O principal cenário é aquele no qual o suporte a resistência farão o preço parar e mudar de direção. Às vezes o preço rompe esses níveis e, após esses rompimentos, geralmente há grandes e voláteis oscilações de preço.

As linhas de S e R são primeiramente traçadas nos intervalos de tempo maiores, e então nos menores (do semanal ao H1, e assim por diante). Nos intervalos menores, você aumenta a precisão dos níveis vindos dos intervalos maiores e acrescenta novos níveis. 

Mas isso é tudo que eu sei sobre essas malditas linhas! Analista, preciso do seu conselho. O que devo fazer com isso? Tudo bem, tracei elas… mas nos meus intervalos 15M-30M, elas estão muito longe! Acho que ordens pendentes fazem sentido aqui, mas ainda não aprendi a usá-las. Estou enviando uma foto das minhas linhas, mas isso não me ajuda muito.

Comentário do analista

As máximas e mínimas anteriores formam níveis muito importantes porque eles frequentemente fazem o preço sofrer reversão. Marque-as no gráfico e use-as no seu trading se o preço estiver próximo delas. Se você não vir máximas e mínimas importantes perto do preço atual, bem, use as linhas de tendência e as Médias Móveis! 

soprit_podd-4.jpg

Resultado final:

Sabe, estou satisfeita com meus resultados. Não com a quantia enorme de dinheiro que ganhei ($218, haha) mas com a melhoria nas minhas habilidades e minha capacidade de lidar com o estresse. Aprendi a fórmula básica “primeiro pense, depois faça“. O dinheiro é um resultado, mas a razão é você!

main_profit.jpg

Leia também

  • 4136

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera