1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. A História de um Senhor de 80 Anos que Ganhou Bilhões da Forma Menos Extravagante Possível
2023-03-31 • Atualizado

A História de um Senhor de 80 Anos que Ganhou Bilhões da Forma Menos Extravagante Possível

Histórias de sucesso de bilionários geralmente começam com um homem instruído, ambicioso e corajoso de carisma e brilho extremos que toma uma decisão de investimento que muda sua vida. O Dr. Herbert Wertheim não tinha nada a ver com essa imagem… até ele ganhar seu primeiro bilhão. Qual é o segredo dele?

clipboard-image (4).jpg

Uma Criança Sem Esperanças

clipboard-image (1).jpg
Herbie Wertheim nasceu na Filadélfia, em 1939. Seus pais, imigrantes judeus, se mudaram para a Flórida logo após a Segunda Guerra Mundial e abriram uma pequena padaria. Herbie não era o mais inteligente da turma: ele tinha dislexia e começou a faltar aulas para andar com índios seminolas da região. Aos 16 anos, ele encarou um julgamento sob a acusação de evasão escolar. A escolha era difícil: ir para a Marinha dos EUA ou para um centro de detenção para menores. O jovem Herbie escolheu a primeira opção: se você está procurando o ponto de virada da história dele, pode ser justamente esse.

Um Longo Caminho para o Sucesso

clipboard-image (2).jpg
A Marinha transformou um garoto “burro” com histórico de abuso escolar e familiar em um jovem confiante, o que revelou certa ambição. Ele acabou se tornando um dos garotos mais espertos em sua turma e começou a estudar química, física e mecânica. Foi também na Marinha que a ideia de investir dinheiro lhe veio à mente pela primeira vez. A Guerra Fria estava a todo vapor e as ações das aéreas americanas estavam em alta. Wertheim usou o seu soldo da Marinha para comprar ações da Lear Jet, e foi aí que tudo começou para ele.
De volta à vida civil, Herbie vendia coisas ali e aqui, tentando descobrir o que fazer em seguida. Ele foi à faculdade em 1963 para estudar optometria e conseguiu um consultório particular que administrou pelos próximos 12 anos. Enquanto isso, ele inventou um neutralizador químico para óculos que revertia lentes coloridas de volta para seu estado original, e foi isso que deixou ele rico. Bem, quase isso.

Aventurando-se em Grandes Investimentos

clipboard-image (3).jpg
Wertheim fundou a Brain Power Inc. para seguir experimentando com produtos de cuidados oftalmológicos e monetizá-los adequadamente. Ele chegou a vender seus produtos para a Bausch & Lomb, Zeiss e Polaroid. Com o tempo, a empresa começou a render um bom dinheiro a Herbert, mas se ele tivesse se conformado com isso, não seria o protagonista de uma história tão inspiradora.
A BPI não era muito grande — basicamente, Herbert nunca desejou administrar uma empresa gigante. Tudo que ele queria era ter dinheiro suficiente para investir, e a BPI era boa para isso. Com o passar dos anos, ele investiu o dinheiro que ganhou com seus pacientes em indústrias que conhecia: tecnologia, química, aviação, etc. Foi um homem que, apesar do passado de pária, comprou ações da Apple, IBM, 3M, Microsoft e Intel muito antes das pessoas descobrirem que esses seriam ótimos investimentos, o que no fim lhe trouxe uma fortuna de $2,3 bilhões.

Lições Aprendidas

clipboard-image (5).jpg
Como ele escolheu as empresas que investiu? Quais regras e princípios ele usou? Aqui estão alguns deles.
  • Invista no que você acredita

Se você acredita na propriedade intelectual de uma empresa, ou seja, se você realmente acredita que ela vende um bom produto, você precisa seguir fiel à sua escolha mesmo se o valor dela parecer estar caindo. “Se você gosta de algo que vale $13 a ação, você deve gostar desse algo a $12, $11 ou $10 a ação”, diz ele. Neste caso, duplique seu investimento e aguarde. Aliás, esta queda simplesmente tornará ele mais lucrativo com o passar do tempo.

  • Invista no que você sabe

Por exemplo: o Dr. Wertheim sabia como funcionavam as patentes e fazia bons investimentos baseando-se somente nos impressionantes portfólios de patentes das empresas. Se houver indústrias que você conhece a fundo (ou moedas com dinâmicas que sejam claras para você), isso pode ser uma boa forma de monetizar seu conhecimento.

  • Conquiste mais

O poder da diversificação é exatamente o que deixou Wertheim rico. Seu portfólio de investimentos é muito diverso, sem contar os outros negócios e projetos dos quais ele participa. Mesmo se você não fizer um investimento dos sonhos com retornos enormes, você pode fazer vários investimentos com retornos moderados e ainda assim ganhar um bom dinheiro.

Moral da História

Herbert Wertheim afirma que ele começou tudo porque apenas queria ter mais tempo livre, já que “ter tempo livro é a coisa mais preciosa”. Qual é a sua motivação? Olhe ao redor e procure oportunidades de investimento: talvez você consiga surpreender a todos, assim como o fez Herbie.

Leia também

  • 3415

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera