1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Aplique os princípios Agile para melhorar seus resultados no mercado
2023-04-03 • Atualizado

Aplique os princípios Agile para melhorar seus resultados no mercado

MRGC-1647 Agile_обложка.png

Se você já trabalhou em TI ou em qualquer grande empresa, já deve ter ouvido falar do Agile. As empresas costumam usar o Agile para aumentar a produtividade e, acima de tudo, garantir que o produto atenda as necessidades dos clientes, pois é exatamente isso que explica seu sucesso.

Bem, estamos aqui para dizer que o Agile pode ser aplicado a tudo que você faz, inclusive o trading.

Primeiro, vamos entender o que é o Agile. Segundo seus criadores, o Agile não é uma metodologia ou sistema feito de regras inflexíveis para seguir sem variações. Aliás, regras rígidas são exatamente o que o Agile busca evitar.

O próprio nome já mostra isso! Os dicionários definem a palavra inglesa “agile” (“ágil”) como “capacidade de pensamento rápido e claro” ou “ter personalidade veloz, engenhosa e adaptável”. Estas definições são compatíveis com aquilo que o Manifesto Agile propõe.

De forma resumida, o Agile é um conjunto de valores e princípios que priorizam flexibilidade e resposta a mudanças. São coisas definitivamente essenciais para um trader!

O Manifesto Agile lista 12 princípios. Esses princípios foram pensados com foco na área de desenvolvimento de software, então nem todos podem ser imediatamente aplicados a outras atividades. Contudo, se você enxergá-los como ideias básicas que ajudam a desenvolver uma mentalidade ágil (literalmente), podemos transformar esse conceito em algo adequado ao trading.

MRGC-1647 Agile_внутренняя.png

Dos 12 princípios do Agile, selecionamos alguns dos mais valiosos para você aplicar no seu trading. Confira:

Princípio 2: Aceite mudanças nas exigências, mesmo nas fases finais do desenvolvimento.

Para os traders, isso significa não se prender a um deslocamento específico no mercado. Se uma tendência muda e a análise sugere que sua ordem pode entrar em prejuízo, não fique esperando para ver se ela vai voltar — limite suas perdas o quanto antes. No que se refere ao mercado, nunca é tarde demais para fazer mudanças!

Princípio 8: Processos ágeis promovem o desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante permanentemente.

Lembre-se: o trading deve ser uma maratona, não uma só corrida. Faz bem ter um horário de trabalho equilibrado, que não esgote sua energia logo nos primeiros dias no mercado. Isso exige força de vontade, mas dedicação consistente gera resultados consistentes. Afinal, é devagar que se vai ao longe!

Princípio 11: As melhores arquiteturas, exigências e designs vêm de equipes que sabem trabalhar de forma organizada.

Ao contrário do desenvolvimento de programas ou da TI, no trading você geralmente trabalha sozinho, ou seja, você é o chefe e o funcionário: é você que organiza todo o processo de trabalho e define as metas. Para dar conta de tudo isso e um pouco mais, você precisa ser organizado. Sente-se e anote uma lista de objetivos: você quer ser trader em tempo integral? Ou será que é um hobby ou uma atividade complementar para ocupar as horas vagas? Quais são seus objetivos financeiros, seu saldo inicial, sua gestão de riscos e suas estratégias de negociação? Procure formular um plano de trading levando tudo isso em conta, mas não seja inflexível. O mercado muda. A sua psicologia muda. Logo, seus planos também devem ser capazes de mudar.

Princípio 12: Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como aumentar sua eficácia e então ajusta seu comportamento de acordo com as conclusões tiradas.

Quando o assunto é mudar os planos, é este princípio que entra em cena. Nenhum plano é ideal, especialmente nas condições do mercado — que sempre mudam — e especialmente para um trader que está sempre aprendendo! É uma boa ideia definir um prazo, como uma semana, duas semanas ou até um mês, depois do qual você vai sentar e reavaliar todas as suas estratégias, metas e fluxos de trabalho. Marque essa data no calendário e procure não perdê-la: é a sua oportunidade de crescer de forma consistente.

Temos certeza de que seu processo de negociação pode alcançar novos níveis com a aplicação dos princípios Agile. Conheça os outros princípios (todos os 12) e saiba mais sobre como desenvolver uma mentalidade flexível e aplicar isso ao seu trabalho e à sua vida.

Lembre-se: plano perfeito é aquele que pode se adaptar a qualquer mudança.

Leia também

  • 1562

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera