7 Mitos Muito Difundidos Sobre Câmbio que Você Deve Parar de Acreditar Agora

Leia o artigo no site da FBS
2_2.jpg

O mercado de câmbio é tradicionalmente associado a muitos medos, mas, como dizem, muitas pessoas têm medo daquilo que é desconhecido. Reunimos os mitos mais difundidos sobre mercado cambial e tentamos explicar por que não acreditar neles.

Mito 1: “Corretoras são golpistas, elas só querem tomar o seu dinheiro”

De fato, algumas corretoras ganham dinheiro operando em desfavor de seus clientes. Empresas corruptas existem, mas são minoria, assim como em qualquer outro negócio. A questão é que o mercado cambial é o maior do mundo, com anos de história, mas a quebra de algumas corretoras de varejo no passado levou a certa desconfiança.

Há 2 pontos principais que mostram por que isso é errado.

  1. Licenciamento e regulação tornam atividades fraudulentas impossíveis para corretoras. Se você operar com uma corretora licenciada, a lei protegerá seu dinheiro, o que elimina os riscos de atividades fraudulentas.
  2. Corretoras de câmbio ganham dinheiro operando o spread de compra/venda, o que significa que elas podem comprar no bid e vender no offer, mantendo a diferença como spread. Em suma, elas não precisam roubar você para ganhar dinheiro.

Felizmente, corretoras golpistas são fáceis de identificar atualmente. Busque uma corretora licenciada que já tenha experiência no mercado, e você ficará bem.

Mito 2: “Trading e jogos de azar são praticamente a mesma coisa”

1_1.jpg

O trading de câmbio é especulativo até certo ponto, mas isso não faz dele um cassino. No mercado cambial, estratégias e ferramentas de gestão financeira podem melhorar muito as suas chances de ganhar.

Aliás, pode-se fazer o trading COMO SE FOSSE um jogo de azar “apostando” aleatoriamente, mas traders entusiastas podem melhorar seu desempenho aprendendo estratégias e compreendendo a lógica por trás dos mecanismos do mercado.

Essa é a chave: o mercado de câmbio TEM lógica por trás dele, e você pode dominá-la. Jogo de azar, por sua vez, é tiro no escuro, é algo que você não pode mudar.

Essa é a principal diferença entre jogos de azar e trading.

Mito 3: “Se você tiver dinheiro extra, é melhor guardar ele no banco em vez de investir”

Depende do que te assusta mais:

- Perder dinheiro

- Nunca ter a chance de ser o dono da sua própria vida

O mercado cambial é uma oportunidade de investimento complicada, mas guardar o seu dinheiro no banco não é nem mesmo um investimento. Tecnicamente, investimento é algo voltado para retornos futuros, o que traz algum risco.

Mito 4: “Só profissionais podem ter sucesso no trading”

3.jpg

Este ponto é o mais fácil de derrubar: basta olhar as centenas de histórias de sucesso com gente comum que começou sem qualquer conhecimento em finanças.

Entretanto, isso não significa que você não precisa aprender como funcionam as coisas no câmbio. Você pode ENTRAR no mercado como amador, mas definitivamente é preciso aprender e praticar se quiser TER SUCESSO.

Mito 5: “Se você não tiver muito dinheiro para depositar, você não chegará a lugar nenhum no mercado de câmbio”

Este mito é uma verdade defasada: no passado, uma pessoa poderia acessar o mercado de câmbio somente se fosse um indivíduo muito rico, capaz de investir valores de 6–7 dígitos.

A invenção do trading online mudou tudo isso.

Atualmente, qualquer um tem condições de operar no mercado de câmbio. Por exemplo: o depósito mínimo na FBS começa em US$1. Além disso, as corretoras oferecem bônus de boas-vindas e serviços especiais para ajudar os novatos a começarem.

Hoje em dia, são necessários apenas uma conexão estável com a internet, um smartphone/laptop decente e uma pequena quantia de dinheiro para entrar no mercado.

Mito 6: “Você precisa largar seu emprego e se dedicar ao câmbio em tempo integral se quiser ter sucesso como trader”

O mercado de câmbio pode parecer assustador para muitas pessoas, pois elas acreditam que precisarão fazer uma mudança radical de carreira, largar o emprego e mergulhar no desconhecido. Dá medo, não é mesmo?

A verdade é que você pode experimentar o trading como um emprego em tempo parcial. Por sorte, há várias ferramentas que lhe ajudam a administrar suas operações sem largar o seu emprego fixo. Por exemplo: você pode usar Expert Advisors para automatizar o seu trading, usar apps como o FBS Trader para trabalhar onde quiser ou o FBS CopyTrade para copiar as ordens de traders profissionais.

Aliás, muita gente mundo afora considera o trading como fonte de renda extra, migrando para o trading em tempo integral somente quando se sente suficientemente experiente.

Mito 7: “As flutuações do mercado são aleatórias e impossíveis de prever”

Pode parecer desse jeito se você olhar um gráfico que estiver mostrando alguma situação a curto prazo. No entanto, se você olhar bem, perceberá que a taxa cambial se move em tendências que não são nada aleatórias.

Ferramentas de análise técnica ajudarão você a analisar a situação, identificar a tendência e operar com ela para tirar proveito disso.

É óbvio que a economia global é complicada demais e muito influenciada por inúmeros fatores, o que torna impossível fazer previsões corretas em 100% dos casos. Por outro lado, tudo que realmente importa é se os seus esforços no trading serviram para o seu objetivo.

Leia também

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.