Previsões dos Cisnes Negros para 2019 Que Podem Mudar Tudo

Leia o artigo no site da FBS

O Saxo Bank publica anualmente uma lista de Cisnes Negros (acontecimentos altamente improváveis que podem ter impacto drástico caso aconteçam). Essas previsões chamam a atenção dos investidores no mundo inteiro, ajudando-os a pensar fora da caixa na hora de planejar suas estratégias. Por exemplo, nas previsões para 2018 o Saxo Bank antecipou a queda do Bitcoin. Confira quais são os acontecimentos econômicos e políticos desastrosos que 2019 pode trazer.

Head.png

Apple começara a fabricar carros e comprará a Tesla

1-apple copy.png

Como líder do mercado da tecnologia com valor de um trilhão de dólares, a Apple começará a buscar novas indústrias para conquistar. A automotiva pode ser uma delas, visto que este mercado adota com rapidez as tecnologias digitais. A Apple comprará as ações da Tesla a $520 por ação.

Afinal, a ideia de Steve Jobs era ir até onde a tecnologia pudesse alcançar, enquanto Elon Musk afirma ter ideias futurísticas brilhantes, deixando as mesmas para os mestres da tecnologia e investidores poderosos, algo que a Apple Inc. definitivamente é.

FMI e Banco Mundial deixarão de medir PIB

2-IMF.png

Nas reuniões de primavera de 2019, o FMI e o Banco Mundial anunciarão que o produto interno bruto deixará de ser usado como principal medida de progresso econômico. Em vez disso, o foco mudará para a produtividade geral.

A questão é que o PIB deixou de refletir o verdadeiro impacto de serviços de baixo custo baseados em tecnologias, bem como outros critérios. Esta mudança será o fim da era dos Bancos Centrais e pode literalmente mudar o jeito que as economias globais funcionam.

A taxa da GBP será igual à do USD pela primeira vez

3-GBR.png

A questão não resolvida do Brexit levará o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, a substituir Theresa May no cargo de primeiro-ministro. Ele fará tentativas socialistas de equilibrar as graves desigualdades no Reino Unido por meio da renacionalização dos serviços de infraestrutura, saneamento, comunicações etc. e de um novo imposto sobre propriedade que dificultará bastante a vida dos mais ricos.

Isso levará à inflação, queda nos investimentos das empresas e emigração em massa de residentes estrangeiros ricos. É assim que a GBP cairá e ficará igual a um dólar pela primeira vez na história.

O Sol vai aprontar e causará um estrago de $2 trilhões

4-sun.png

Corpos celestes funcionam em ciclos e 2019 será o ano da próxima grande explosão solar — uma Ejeção de Massa Coronal (EMC). Isso causará uma tempestade geomagnética que pode arrebentar a magnetosfera da Terra: comunicações por rádio e satélite e a infraestrutura de transmissão de energia. Em 2019, uma explosão solar atingirá o hemisfério ocidental, derrubando a maioria dos satélites e detonando a logística de transporte dependente de GPS, bem como a infraestrutura de energia elétrica. Isso custará cerca de $2 trilhões.

Alemanha entrará em recessão

5-Germany.png

A indústria automotiva está à beira de uma crise: as pessoas estão cada vez mais interessadas em carros elétricos e eletrônicos de ponta. Na Alemanha, este setor — um dos principais na economia do país — se encontra defasado. Enquanto isso, sentimentos antiglobalização e pró-meio ambiente estão em alta. Isso pode levar a Alemanha a uma recessão até o fim de 2019.

Imposto Global sobre Transportes levará a um aumento de preços

6-tax.png

As mudanças climáticas impulsionarão a adoção de um novo Imposto Global sobre Transportes, implicando em uma nova modalidade de tributação do transporte aéreo e dos fretes. Neste caso, o preço ficará ligado a pegadas de emissão de carbono e poderão chegar a $50/ton de emissões de CO2 frente os $15/ton de 2018. Isso aumentará significativamente os custos de viagens e fretes.

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.