Psicologia do Trading em Ação

Leia o artigo no site da FBS
001-cover-90.jpg

Podemos apostar que você quer segurança e proteção contra os problemas do mundo. Você queria estar na cadeira de balanço do sítio da família e ter alguém do lado dizendo:

“Você está indo muito bem! Você chegará lá. Você é forte e capaz. Todo o universo sabe disso e está pronto para receber o seu eu especial.”

Sempre que a realidade aparece, vem aquele “haha” sarcástico no seu rosto. As pessoas podem ser grossas, palavras podem machucar, a comida pode envenenar e você não pode controlar o tempo. E, acima de tudo, você é um trader. Insegurança em todos os lados:

  • O mercado é volátil e vai ficar assim para sempre
  • Você não é um expert e vários gráficos fritam o seu cérebro
  • O dinheiro ganho ontem pode virar poeira hoje.

Bem, o trading não é a melhor área para conforto mental. Mas chega de histórias desanimadoras, a boa notícia é que você sobreviverá e terá sucesso de qualquer forma! Vamos descobrir como.

Diagnostique seus Problemas

Sejamos sinceros: suas emoções podem dominar suas atitudes. Quando você aceitar isso, estará pronto para aprender a manter a calma e operar com responsabilidade.

Aqui está uma lista dos problemas psicológicos mais comuns que você pode encarar. Não se apresse para gastar com terapia — nós podemos ajudar.

002-90.jpg

Ansiedade do mercado

Você operou ali e aqui, tirou um glorioso lucro e experimentou um prejuízo inevitável. Você gostou do primeiro e detestou o segundo, mas tudo bem até então — você abraçou a realidade. Mas aí os prejuízos continuaram. De novo e de novo. E foi assim que você começou a sentir a ansiedade com o desempenho. O medo de perder agora ficou enorme e chega a paralisar. O sentimento de fracasso iminente faz você suar no jantar com a família e tira o seu sono à noite.

Relaxe e aceite a situação

Você deve entender que um prejuízo em si não é uma ameaça. Ameaça é a forma pela qual você o interpreta. Pare de associar prejuízos com emoções negativas fortes e substitua-as com motivação positiva. Por exemplo, no caso de prejuízos traumatizantes, passe algum tempo pesquisando novas estratégias e mercados. A sua curiosidade vai superar o medo e você voltará ao mercado com uma visão nova e soluções criativas.

Outro fato interessante sobre o fracasso que pode não ser óbvio: ele mostra o caminho rumo ao crescimento. Ao superarmos os prejuízos e a ansiedade por trás deles, deixamos a zona de conforto e ampliamos os limites daquilo que somos capazes. Enxergue o seu fracasso não como uma queda mortal em uma cachoeira, mas como um passeio empolgante na maior montanha-russa do mundo. Leia mais sobre como recuperar prejuízos no trading de câmbio

003-90.jpg

Perfeccionismo

Pelo paradoxo do perfeccionismo queremos deixar tudo impecável a ponto de vislumbrar objetivos inalcançáveis. Você consegue se imaginar estudando inúmeras estratégias, tentando prever prejuízos a qualquer custo, trabalhando até pirar e mesmo assim não chegar nem perto do cenário ideal que você tem em mente? Se sim, parabéns, você é um perfeccionista. Embora você possa aproveitar essa qualidade para se descrever em uma entrevista de emprego, na vida real isso não lhe fará bem. Vai lhe deixar exausto e perdido no sentimento de culpa.

Busque ser melhor e não perfeito

Concentre-se nas melhorias, não naquilo que você fez de errado. Identifique a força que pode ajudar a planejar o futuro. Deixe de lado o forte tom crítico na sua conversa consigo mesmo. Você jamais repreenderia as pessoas à sua volta do mesmo jeito que você se tortura. Pare com as ideias do tipo “você poderia ter feito melhor” e vire sua atenção para pensamentos construtivos. Não descarregue para o lado de dentro a sua raiva com prejuízos ou sucessos incompletos em operações. Seja mais gentil com o trader que está preso na sua mente perfeccionista. Seu mantra pode ser algo como “ok, foi um erro. Vou rever todas as minhas atitudes e planejar uma forma de aplicar o que aprendi às minhas atitudes futuras. O trader dentro de mim é bom e nós ficaremos melhores juntos!”

004-90.jpg

Trading em excesso

“Experimente e ‘sinta’ o mercado, pratique mais!” Você lê esse tipo de coisa o tempo todo nos livros e escuta isso em seminários online, dos experts do mercado e da sua noiva que sonha com uma viagem pelo mundo que vai ser você quem vai pagar. Você é persistente e é focado no sucesso, amigo, você é capaz! Você atualiza as telas vez após vez, entediado ou emocionalmente excitado com os sonhos de riqueza no futuro. Após um tempo, você começa a operar simplesmente por operar. Cansado, de olhos vermelhos, mas lutando pelo futuro — é assim que você fica. Os riscos assumidos são emocionais e as suas atitudes nos mercados ficam impulsivas.

Tenha disciplina

É tudo uma questão de autocontrole e capacidade de vencer a ganância. Desacelere, respire fundo, visualize a essência e concentre-se. Se você ainda está muito apegado, mantenha uma lista pessoal de COISAS A NÃO FAZER que lhe impedirá de cair no hábito do trading em excesso. Imagine que você pode viajar somente uma vez por ano — temos certeza de que você investirá toda a sua criatividade pesquisando lugares para visitar, as melhores formas de chegar lá e pessoas para acompanhar na viagem. Agora planeje o seu trading de forma que ele ocupe apenas 40% do seu dia de trabalho. Com o passar do tempo, você verá como que os mercados financeiros se encaixarão na sua vida sem estragar ela. As suas operações serão melhor planejadas e mais eficazes, e as estratégias aplicadas serão mais inovadoras.

005-90.jpg

Frustração

O day trading pode trazer muita frustração. Prejuízos, fechamento antecipado de posições, volatilidade do mercado — tudo isso pode piorar o barril de pólvora da sua paciência. Esta emoção atinge naturalmente quem é muito competitivo, proativo e colecionador de conquistas. Você certamente se lembra da crescente sensação de revolta com o aparecimento de um obstáculo no caminho para o tão esperado resultado. A frustração leva à raiva, e esta bloqueia todas as suas funções cognitivas, a capacidade de se acalmar e o foco. Ela, porém, não impede de tomar uma atitude — e é isso que você faz. Mas imagine que tipo de atitude você pode tomar se ela não for ponderada por nenhum pensamento. Ela certamente será impulsiva e poderá levar a consequências jamais desejadas.

Identifique seus gatilhos

Você se conhece bem. Tire um tempo para olhar para trás e tente entender o que fez você sentir uma onda incontrolável de raiva e como essas situações acabaram. É provável que você saiba a resposta. A experiência deve ter sido decepcionante e de certa forma vergonhosa. Como você sabe que prejuízos irritam e lhe fazem enxergar-se como uma pessoa pequena e ruim, lembre-se daquilo que a sua raiva custa. Quando tiver identificado o gatilho, virá na sequência a fase do relaxamento. Isso é difícil e exige prática, mas é assim que você pode crescer. É questão de acalmar os nervos, respirar fundo e aceitar a situação. Se você conseguir fazer isso só uma vez, se sentirá um vencedor porque a luta contra o seu eu interior é a mais desafiadora de todas.

006-final-90.jpg

Ótimo Trabalho

Foi uma série de altos e baixos com os seus nervos e padrões comportamentais. Aprendamos que trading não é para os fracos. Mas você é um ser humano incrível com uma forte vontade de vencer e desejo de ser melhor todo dia. Por favor, não pare. Trabalhe no autoconhecimento dentro e fora do trading. Aprenda a enxergar os seus erros no mercado como lições para ter lucros no futuro. Vire o jogo contra as suas vulnerabilidades e pratique a disciplina.

Esperamos que nossos conselhos simplifiquem o seu trading diário, acalmem seus ânimos e abram espaço para hobbies e para a vida pessoal.

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.