Mulheres no Câmbio: Por que São Tão Poucas e Por que Isso Deve Mudar

Leia o artigo no site da FBS
1-01.jpg

O mercado cambial começou como um lugar no qual os homens discutiam assuntos de dinheiro e mulheres não eram permitidas. Os tempos mudaram, mas a presença feminina segue baixa. Por quê?

A luta de mais de um século pelos direitos das mulheres finalmente moldou um mundo quase neutro por gênero: atualmente, as mulheres podem construir sua carreira e fazer escolhas em suas vidas que são semelhantes — com algumas exceções — às dos homens. No entanto, o trading e os investimentos seguem sendo um mercado “masculino”, com apenas uma pequena fração de mulheres participantes. Por que isso? O porquê pode lhe surpreender.

Antes de olharmos o mistério do trading para mulheres, vamos analisar alguns mitos comuns que explicam este fenômeno.

Mito 1. Mulheres são ruins com números

1-03.jpg

Isso é facilmente desmistificado com recentes estatísticas ligadas a gênero mostrando a relação homens-mulheres em diferentes empregos.

1-05.jpg
Caixas — 73,5%; Funcionários em finanças — 63,9%; Contadores e auditores — 62,2%; Especialistas em operações empresariais — 60,9%; Especialistas em finanças — 56,1%; Analistas de orçamento — 51,4%

Fica claro que as mulheres se dão bem com números e se sentem bem em empregos que exigem matemática, apesar das estatísticas poderem variar de país para país. Ainda assim, elas são apenas 20% quando se fala em mercado de câmbio.

Mito 2. Mulheres acham que o trading é perigoso

Errado de novo. As mulheres tendem a ter maior cautela no que se refere a dinheiro e assumem menos riscos, mas essas qualidades são de fato ótimas para o trading. A verdade é que as mulheres são melhores traders que os homens: elas evitam os erros mais comuns no trading devido a uma abordagem muito responsável à gestão de riscos e acabam ganhando mais dinheiro. Ganância e impulsividade não ajudam ninguém no mercado global, e as mulheres são perfeitamente capazes de assumir riscos razoáveis sem perder o controle. Até porque elas conseguem lidar com crianças, tarefas domésticas e trabalho ao mesmo tempo, o que nos leva ao próximo mito.

Mito 3. Elas não têm tempo para pesquisar adequadamente

1-04.jpg

Se você deseja negociar bem, precisa primeiro mergulhar nos aspectos técnicos da atividade. Alguns acreditam que uma mulher comum não investiria seu tempo em algo que exige tanta dedicação quanto a análise técnica e fundamental. Na verdade, o mercado de câmbio atrai muitas pessoas exatamente porque não exige formação em economia e pode ser entendido até por novatos. Além disso, é possível encontrar materiais de formação gratuitos (como a seção Análises e Formação do site da FBS) e aprender o essencial sobre mercado de câmbio em apenas algumas semanas.

Dito isso, é claro que nenhuma dessas ideias são suficientemente válidas para explicar por que o trading não é popular entre mulheres. Então, se o dinheiro não tem gênero, por que as mulheres não vêm ao câmbio?

A verdade inesperada

RUFO DOS TAMBORES DRAMÁTICO

Não há motivo além da autocensura que as mulheres tendem a se impor devido a anos de desigualdade de gênero, ideias erradas e estereótipos. Foi-se o tempo em que o trading era prerrogativa exclusiva de homens sérios de terno e gravata: hoje as barreiras foram derrubadas e o trading é aberto a todos, mesmo que no mercado de câmbio ainda predomine a cultura dos homens.

Mulheres têm uma mentalidade diferente em relação ao dinheiro: elas preferem buscar uma fonte de renda estável e previsível, planejando a longo prazo. A variedade de estratégias de trading incluem opções adequadas para isso. Parece que o trading feminino é simplesmente algo a ser repensado no futuro, e aqui veremos como acelerar isso.

Como apresentar mais mulheres ao mercado?

1-02.jpg

Bem, começa com a perda da ideia de que “é coisa de homem de terno e gravata”. Velhos estereótipos custam a sumir, mas o vento da mudança está assoprando no mercado e a presença feminina vem aumentando nos últimos anos.

Para disparar a tendência, as mulheres precisam aprender algumas coisas sobre o trading de câmbio.

  1. A FBS oferece uma variedade de materiais de formação gratuitos e de alta qualidade para ajudar a entender o básico do mercado de câmbio, possibilitando começar com zero de experiência. Esses materiais incluem videoaulas, webinários com analistas da FBS, dicas para traders, entre outros.
  2. O câmbio não exige investimentos significativos: é possível entrar no mercado com apenas US$100 ou experimentar uma conta Demo para fazer um test drive das funcionalidades e decidir se vale a pena tentar.
  3. E, por fim, o mercado de câmbio não é um lugar assustador. Simples ferramentas de gestão de riscos protegerão seus fundos e diminuirão a ansiedade. A psicologia de trading básica lhe ajudará a manter a calma e a confiança. No fim das contas, o câmbio é um mercado legítimo no qual milhões de pessoas ganham dinheiro todo dia — como em qualquer outro emprego, mas com melhores condições e perspectivas.

Mães trabalhadoras, estudantes, mulheres de regiões com alto desemprego ou qualquer moça disposta a ser financeiramente independente — essa é uma lista incompleta de mulheres que podem se beneficiar da ideia de ganhar dinheiro em casa com horário de trabalho flexível.

Não existe desafio que as mulheres não dão conta. Ouse!

Leia também

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.