BARBEARIA DE CÂMBIO: Como Misturar o Câmbio com seu Hobby
As pessoas entram no mercado de câmbio por vários motivos. Alguns buscam dinheiro extra para amortecer tempos de crise, outros buscam luxo, estilo e dinheiro fácil. Um motivo comum para negociar câmbio é a busca do sonho, que pode variar de trader para trader. Há fantasia por trás de cada ordem aberta: um carro esportivo, uma casa para a família, independência, viagens, e por aí vai.
O Sr. Shah Rizal Bin Mat, de Taiping, em Perak, na Malásia, sonhava em ganhar dinheiro com o que ama. Ele já era fascinado por penteados masculinos quando começou a negociar e, quando sua carreira de câmbio em tempo integral ficou suficientemente lucrativa, ele tomou uma decisão inteligente e nada trivial:
“Amo fazer penteados e minha carreira é no comércio de câmbio. Logo, combinei os dois e abri uma BARBEARIA DE CÂMBIO“.
O Sr. Shah Rizal Bin Mat nos contou um pouquinho sobre seu estilo de trading e sobre o proveito que tirou de sua carreira para fazer algo empolgante e útil para a comunidade.
Como você começou sua carreira no câmbio?
Ouvi falar em câmbio pela primeira vez quando estava no serviço militar malaio. Quando fiquei muito bom no trading de câmbio, tomei a decisão de largar o Exército e me tornei trader em tempo integral.
Meu interesse em penteados masculinos me inspirou a abrir uma barbearia. Considerando que meu salão recebe muita gente, percebi que poderia também aproveitar para espalhar para as pessoas como o trading de câmbio pode ser fácil se elas entenderem do que realmente se trata. Costumo falar de câmbio se o cliente fica curioso para saber mais a respeito. Gosto muito de apresentar o mercado de câmbio ao público.
Uma barbearia para traders parece algo muito original. Como você teve essa ideia?
Eu abri a Barbearia dos Traders para ocupar meu tempo livre e porque é o meu hobby. Após entrar no mercado, eu ficava muitas vezes sem ter o que fazer de bom. Ter esta loja me permite acabar com o tédio. Também gosto de conhecer pessoas. Este é o lugar para falar sobre mercado de câmbio e aprender sobre a vida de um trader de câmbio. Muitos dos meus clientes agora sabem que isso existe e também costumo dar aulas gratuitas a eles aqui.
Fale mais sobre sua experiência quando novato. Como você estudou o mercado de câmbio antes de começar a ensinar os outros? Qual foi sua maior dificuldade?
Acho que minha ganância causou a maioria dos problemas. A mais memorável das experiências com o mercado de câmbio foi os momentos nos quais sofri repetidos prejuízos por causa da minha ganância. O mais difícil no trading de câmbio é disciplinar a si mesmo. Quem faz isso mais rápido que eu vira um trader melhor que eu. Depende de cada um se isso vai acontecer cedo ou tarde.
Tomo minhas decisões com base na análise técnica e gestão financeira também é importante. Quando todos os critérios da minha análise são cumpridos, isso me dá muita confiança para decidir vender ou comprar para aproveitar bem a oportunidade. No entanto, mais importante que isso é sempre equilibrar a força e a resiliência do capital da conta comercial.
Então você misturou seu conhecimento sobre câmbio com sua paixão por penteados e transformou isso em um negócio lucrativo. Mas o trading de câmbio e os negócios offline não são a mesma coisa, certo? Como você administrou isso?
Acho que o mercado de câmbio é um negócio como qualquer outro. Aliás, minha experiência no trading me deu vários insights de negócios. Por exemplo, minha experiência com câmbio me ensinou várias coisas sobre gestão financeira. Você tem que ser inteligente para ser um vencedor.
A escolha do lugar, vizinhança e ambiente também são importantes. O mesmo vale para o trading de câmbio: você precisa ter suas próprias razões para querer comprar ou vender, não é mesmo? Quando você começa um negócio, tem que ser inteligente para bolar suas estratégias e ter confiança no que está fazendo.
Meu conselho para aqueles que desejam começar um negócio: não tenha vergonha de perguntar aos veteranos da indústria. Aprenda com a experiência deles. Reúna todas as informações necessárias antes de começar o negócio. A arrogância é sua inimiga, seja humilde e respeite os outros se quer adquirir conhecimento.
Como você descreveria seus objetivos no mercado de câmbio? O que ele é para você e porque você faz isso?
Sabe, o trading de câmbio me ajudou muito a adquirir capital para começar meu negócio. Como eu negocio em tempo integral, meus lucros com câmbio me ajudaram muito na vida. Porém, não estou aqui só por dinheiro. Creio que o estilo de vida de um trader não é feito só de carros de luxo, mansões ou festas o dia inteiro.
Para mim, o melhor que há no mercado de câmbio é o fato do trader ter liberdade para decidir o que ele quer fazer com sua vida. Cada pessoa pode ter um tipo diferente de vida. Poder comprar o que você quer é suficiente para dar alegria a si mesmo, sua família e a quem você gosta.
O que está por vir? Conte-nos sobre seus planos.
Estou planejando ajudar novos traders a obter uma compreensão mais aprofundada do mercado de câmbio. Fica mais fácil gerar grandes lucros constantemente quando se tem conhecimento suficiente sobre câmbio. Está tudo ao alcance das mãos.
Leia também
- De simples empregado a empresário com liberdade financeira. A história de Narin Boonmee
- A História de um Senhor de 80 Anos que Ganhou Bilhões da Forma Menos Extravagante Possível
- Curioso caso de trading: trader da FBS sobreviveu onde bancos globais fracassaram
- Superstições dos traders
- Consegue Vencer Seus Amigos em uma Conversa de Jantar?
- Barcelona — Refúgio de Férias e de Trading