1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Comparando Média Móvel Simples x Média Móvel Exponencial
2023-10-13 • Atualizado

Comparando Média Móvel Simples x Média Móvel Exponencial

cover.png

As médias móveis são ferramentas muito utilizadas em estratégias de negociação. Quando usadas corretamente e com conhecimento, elas podem ser de grande ajuda. Este artigo aborda a diferença entre a EMA e a SMA, o cálculo da Média Móvel Exponencial, a configuração da EMA para o trading e o uso de estratégias baseadas na EMA.

O que é a Média Móvel Simples?

A Média Móvel Simples (SMA, do inglês: Simple Moving Average) mostra a média de uma sequência específica de preços. Ela é calculada somando os preços mais recentes e dividindo o número resultante pelo número de períodos no cálculo da média.

O que é a Média Móvel Exponencial?

Enquanto a SMA distribui um peso igual a todos os valores, a Média Móvel Exponencial (EMA, do inglês: Exponential Moving Average) atribui um peso maior aos preços recentes. Como a EMA dá mais peso aos dados atuais do que aos dados antigos, ela reage mais às últimas mudanças de preço do que a SMA. Por essa razão, alguns traders preferem este tipo de média móvel.

Os outros dois tipos de média móvel são a Suavizada e a Ponderada Linear. A principal diferença entre os tipos de média móvel está na sensibilidade às mudanças nos dados usados em seu cálculo.

Média Móvel Simples x Exponencial

Tanto a EMA quanto a SMA são indicadores técnicos. Elas usam dados passados para gerar uma linha de tendência suave para o preço do ativo. Mas qual é a diferença entre elas?

A EMA atribui maior peso a preços recentes, ao passo que a SMA atribui pesos iguais a todos os pontos de dados, sendo o motivo pelo qual a linha da EMA vira mais rápido que a linha da SMA.

A média móvel ideal para usar em sua análise depende de sua estratégia de negociação. No entanto, é essencial observar que nenhuma das médias móveis é melhor do que as outras. Por exemplo, embora a EMA represente com precisão os movimentos recentes de preços e ajude a identificar tendências de forma mais rápida, ela também enfrenta mais flutuações de curto prazo do que a SMA.

Como calcular a Média Móvel Exponencial (EMA)

Calcular a EMA é um pouco mais complicado do que calcular a SMA:

  • Calcule a Média Móvel Simples.

SMA = soma dos preços de fechamento na quantidade de períodos ÷ quantidade de períodos

  • Calcule o multiplicador do fator de suavização/fator de ponderação da EMA anterior.

Multiplicador = 2 ÷ (quantidade de períodos + 1)

  • Obtenha a Média Móvel Exponencial do período atual.

EMA do período atual = (preço de fechamento - EMA do período anterior) × multiplicador + EMA (período anterior)

Você pode usar a SMA como a EMA para o período anterior, caso esteja calculando a EMA pela primeira vez.

Por mais complexo que tudo isso possa parecer, a boa notícia é que hoje são os computadores que calculam as médias móveis para nós, então você não precisa calcular tudo sozinho.

Configurando a EMA

Para aplicar a Média Móvel Exponencial ao seu gráfico na MetaTrader 4 e na MetaTrader 5, você deve acessar as opções Inserir – Indicadores – Tendência. Em seguida, clique no botão “Moving Average” e troque o método de MA para Exponencial.

Além do método, nesta etapa é possível alterar o período e até a cor da EMA.

SMA Vs EMA_1200x675_2.png

Traders experientes geralmente calculam a EMA de acordo com o preço de fechamento (close).

As EMAs de 8 e de 20 dias tendem a ser as mais comuns entre day traders. Já as EMAs de 50 e de 200 dias são mais adequadas para investidores de longo prazo.

Operando com a EMA

1. Estratégia das faixas de EMAs

Os traders às vezes recorrem às faixas (ribbons) das médias móveis, resultantes da plotagem de inúmeras médias móveis no gráfico de preço, ao invés de uma só. Embora pareçam algo complexo, as faixas de EMAs são fáceis de observar nos aplicativos gráficos e oferecem uma forma simples de visualizar a relação dinâmica entre as tendências a curto, médio e longo prazo.

Traders e analistas utilizam as médias móveis e suas faixas para identificar pontos de virada, continuações e condições de sobrecompra/sobrevenda, definir áreas de suporte e resistência e medir as forças das tendências de preço.

Para construir uma faixa de médias móveis, plote várias MAs de períodos diversos no gráfico de preço. Os parâmetros mais comuns são oito ou mais MAs e intervalos que vão de 2 a 400 períodos. A faixa de EMAs mais conhecida é formada por oito linhas de EMAs de 20 a 55 períodos.

Quando todas as médias móveis convergem para um ponto no gráfico, a força da tendência pode enfraquecer e indicar uma reversão. O contrário é válido quando as médias móveis se afastam, sugerindo que os preços estão ganhando amplitude e que a tendência é forte ou está ganhando força.

Nas tendências de queda, médias móveis mais curtas cruzam abaixo de médias móveis mais longas. Por outro lado, em tendências de alta, médias móveis mais curtas se movem acima de médias móveis mais longas.

As faixas de médias móveis são fáceis de interpretar. Os indicadores acionam sinais de compra e venda sempre que as linhas das MAs todas cruzam um mesmo ponto. Os traders buscam comprar quando as médias móveis de prazo menor cruzam as médias móveis de prazo maior de baixo para cima e buscam vender quando as médias móveis mais curtas cruzam todas as outras linhas de cima para baixo.

SMA Vs EMA_1200x675_3.png

A faixa de EMAs também é usada pelos traders como nível de suporte e resistência:

  • Se o preço romper e fechar a vela (candle) abaixo da faixa de EMA durante uma tendência de alta, o sinal é de venda.
  • Por outro lado, se o preço romper e fechar a vela acima da faixa de EMA durante uma tendência de baixa, é um sinal de compra.

SMA Vs EMA_1200x675_4.png

Importante: para facilitar a análise, use o mesmo tipo de média móvel ao longo de toda a faixa. Utilize apenas Médias Móveis Exponenciais ou Simples.

2. DEMA (estratégia da EMA Dupla)

A estratégia abaixo é perfeita para swing traders. Sugerimos o uso do tempo gráfico H1 porque ele é o mais adequado para a estratégia, visto que o uso de duas EMAs em tempos gráficos menores pode gerar muita interferência por ruído.

Estratégia para abrir uma posição de compra:

  • Aguarde a EMA curta cruzar a EMA longa de baixo para cima.
  • Aguarde outras confirmações (rompimento do nível crítico).
  • Coloque sua Stop Loss (Perda Máxima) atrás da máxima ou mínima anterior.
  • Acompanhe a direção das médias móveis.
  • Feche sua posição após a EMA curta cruzar a EMA longa de cima para baixo ou após o preço atingir a sua meta.

SMA Vs EMA_1200x675_5.png

Conforme mostrado na imagem, a EMA de 13 períodos na cor marrom e a EMA de 21 períodos na cor laranja são aplicadas ao gráfico H1 de AUDUSD em 15 de junho. O par começou a subir quando a linha laranja cruzou a linha marrom de baixo para cima. Nesta situação, o trader deveria ter entrado com a posição de compra após o rompimento da máxima recente — que atuava como nível de resistência — e fechado a posição quando a EMA laranja cruzou a marrom de cima para baixo.

SMA Vs EMA_1200x675_6.png

De modo análogo, se a linha laranja (EMA curta) cruza a linha marrom (EMA longa) de cima para baixo, isso pode ser um sinal para abrir uma operação de venda. É preciso fechar a sua posição quando a EMA curta cruza a EMA longa de baixo para cima.

3. Usando a EMA como suporte e resistência dinâmica

As Médias Móveis também podem indicar áreas de suporte e resistência. Uma EMA em alta tende a dar apoio à ação de preço. Já uma EMA em queda tende a fazer resistência à ação de preço. O trader deve abrir uma operação de compra quando o preço está perto da EMA em alta e vender quando o preço está perto da EMA em queda. Para esta estratégia, a EMA de 25 no H1 é a que melhor se encaixa.

SMA Vs EMA_1200x675_7.png

EMA vs. SMA: resumo

Dependendo de suas estratégias, os traders preferem diferentes números e tipos de médias móveis. No entanto, a EMA parece ter a maior adesão, por dar mais peso aos preços recentes, tendo menos defasagem que outros tipos de MAs. Você encontrará EMAs em muitas estratégias de negociação que são, de fato, eficientes, com a faixa de EMA sendo uma das ferramentas mais valiosas para encontrar pontos de entrada e identificar reversões de mercado.

  • 3792

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera