Curioso caso de trading: trader da FBS sobreviveu onde bancos globais fracassaram
Algo histórico aconteceu recentemente no mercado.
Este caso é tão incrível que definitivamente merece estar no topo do nosso blog. Conheça a história de uma ordem comercial aberta na pior hora possível, no meio do evento que sacudiu os bancos centrais e enviou muitas corretoras de câmbio ao esquecimento. Mercados quebraram, pessoas faliram mas o homem que abriu uma ordem com a FBS naquele dia conseguiu não perder.
Como isso aconteceu? Vale contar um pouco de história.
Traders experientes provavelmente lembram da grande quebra do EUR/CHF em janeiro de 2015. Para aqueles que não viram, aqui está uma representação precisa:
A previsibilidade e a boa reputação do governo suíço levaram os investidores a acreditar que o franco suíço era um “porto seguro“ para o dinheiro. Porém, à medida que os investidores se apoiavam no franco, seu valor subia drasticamente.
O problema é que o franco encarecido prejudica a Suíça. A economia do país depende altamente de vender produtos no exterior: as exportações de bens e serviços correspondem a mais de 70% do PIB.
Para mantê-lo barato, o Banco Nacional Suíço (SNB, na sigla em inglês) declarou que manteria o franco suíço (CHF) frente o euro (EUR) a 1,2; custe o que custar.
O banco central fez valer sua promessa e imprimiu milhões de novos francos para equilibrar a taxa de câmbio com o euro. Eles também venderam bilhões de francos no mercado cambial para manter sua moeda mais barata frente o euro.
Mas a diversão começou em 15 de janeiro, quando o SNB de repente anunciou que deixaria de cumprir sua promessa, o que iniciou um pânico maciço entre os investidores.
O franco disparou.
O mercado de ações suíço desabou.
Um de nossos traders abriu quatro ordens imediatamente antes disso acontecer.
Imagine você vendo essa imagem logo após ter entrado com a negociação
Mas é aí que fica melhor: as ordens que ele abriu eram pequenas, o que lhe permitiu ter margem suficiente para manter a negociação. Como ele negociava em uma conta sem swap, ele conseguiu manter suas ordens abertas até hoje.
É oficialmente a negociação mais duradoura na história da FBS.
Recentemente, o franco suíço voltou a 1,2; o que significa que esta ordem sobreviveu uma das maiores quebras de mercado da história e durou tempo suficiente para praticamente zerar seus prejuízos.
Infelizmente, o dono dessa conta aparentemente não entrou desde 15 de janeiro e todos entendem o porquê. Porém, ele não teve chance de ver esta incrível volta por cima. Caso contrário, ele definitivamente seguiria negociando nesta conta da sorte.
A moral da história, se existir: não acreditem em ‘portos seguros‘ e sempre confiram suas contas, amigos.
Conte nos comentários quais casos curiosos de trading você conhece ou nos envie seus memes favoritos nos comentários. Nós nos divertimos lendo eles.
Desejamos a você lucros nos negócios!
Leia também
- De simples empregado a empresário com liberdade financeira. A história de Narin Boonmee
- A História de um Senhor de 80 Anos que Ganhou Bilhões da Forma Menos Extravagante Possível
- Superstições dos traders
- Consegue Vencer Seus Amigos em uma Conversa de Jantar?
- Barcelona — Refúgio de Férias e de Trading