1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Curioso caso de trading: trader da FBS sobreviveu onde bancos globais fracassaram
2023-05-29 • Atualizado

Curioso caso de trading: trader da FBS sobreviveu onde bancos globais fracassaram

Algo histórico aconteceu recentemente no mercado.

Este caso é tão incrível que definitivamente merece estar no topo do nosso blog. Conheça a história de uma ordem comercial aberta na pior hora possível, no meio do evento que sacudiu os bancos centrais e enviou muitas corretoras de câmbio ao esquecimento. Mercados quebraram, pessoas faliram mas o homem que abriu uma ordem com a FBS naquele dia conseguiu não perder.

Como isso aconteceu? Vale contar um pouco de história.

Traders experientes provavelmente lembram da grande quebra do EUR/CHF em janeiro de 2015. Para aqueles que não viram, aqui está uma representação precisa:

chart wth.jpg

A previsibilidade e a boa reputação do governo suíço levaram os investidores a acreditar que o franco suíço era um “porto seguro“ para o dinheiro. Porém, à medida que os investidores se apoiavam no franco, seu valor subia drasticamente. 

O problema é que o franco encarecido prejudica a Suíça. A economia do país depende altamente de vender produtos no exterior: as exportações de bens e serviços correspondem a mais de 70% do PIB. 

Para mantê-lo barato, o Banco Nacional Suíço (SNB, na sigla em inglês) declarou que manteria o franco suíço (CHF) frente o euro (EUR) a 1,2; custe o que custar. 

O banco central fez valer sua promessa e imprimiu milhões de novos francos para equilibrar a taxa de câmbio com o euro. Eles também venderam bilhões de francos no mercado cambial para manter sua moeda mais barata frente o euro.

Mas a diversão começou em 15 de janeiro, quando o SNB de repente anunciou que deixaria de cumprir sua promessa, o que iniciou um pânico maciço entre os investidores. 

O franco disparou. 

O mercado de ações suíço desabou. 

Um de nossos traders abriu quatro ordens imediatamente antes disso acontecer.

Imagine você vendo essa imagem logo após ter entrado com a negociação

Screencast by unknown Japanese trader

Mas é aí que fica melhor: as ordens que ele abriu eram pequenas, o que lhe permitiu ter margem suficiente para manter a negociação. Como ele negociava em uma conta sem swap, ele conseguiu manter suas ordens abertas até hoje. 

É oficialmente a negociação mais duradoura na história da FBS. 

Recentemente, o franco suíço voltou a 1,2; o que significa que esta ordem sobreviveu uma das maiores quebras de mercado da história e durou tempo suficiente para praticamente zerar seus prejuízos. 

blog case pic.jpg

Infelizmente, o dono dessa conta aparentemente não entrou desde 15 de janeiro e todos entendem o porquê. Porém, ele não teve chance de ver esta incrível volta por cima. Caso contrário, ele definitivamente seguiria negociando nesta conta da sorte.

A moral da história, se existir: não acreditem em ‘portos seguros‘ e sempre confiram suas contas, amigos. 

Conte nos comentários quais casos curiosos de trading você conhece ou nos envie seus memes favoritos nos comentários. Nós nos divertimos lendo eles.

Desejamos a você lucros nos negócios!

Leia também

  • 4210

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera