1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Crimes financeiros: 3 dicas essenciais de prevenção
2023-07-18 • Atualizado

Crimes financeiros: 3 dicas essenciais de prevenção

cover.png

Os crimes financeiros se tornaram um problema de nível global. Toda empresa busca se proteger e reduzir a probabilidade de ser vítima de crimes financeiros. Esse é o pior medo de todo dono de empresa. Porém, existem medidas para aperfeiçoar a detecção de fraudes financeiras e diminuir a probabilidade de perda do seu investimento.

O que é crime financeiro?

No trading, há certas condutas que enriquecem desonestamente as pessoas que as adotam. Por exemplo, o uso de informações privilegiadas para ganho pessoal ou a apropriação desonesta de bem alheio sempre visam vantagem material. Uma possibilidade é o uso de práticas desonestas para gerar vantagem material para outra pessoa.

Também há crimes financeiros que servem para conservar uma vantagem já obtida ou para facilitar a obtenção desta. Esses crimes não incluem a aquisição desonesta de vantagens. Um exemplo de conduta assim é quando alguém busca ocultar resultados de um outro crime ao praticar a lavagem de dinheiro.

Tipos de crime financeiro

As seguintes condutas geralmente são enquadradas como apropriação indébita no âmbito financeiro:

  • Fraude.
  • Crimes cibernéticos.
  • Suborno e corrupção.
  • Financiamento do terrorismo.
  • Conduta de má-fé no mercado.
  • Negociação com informações privilegiadas (insider trading).

Quem comete crimes financeiros?

Existem essencialmente 7 tipos de pessoas que se envolvem nas variadas modalidades de crime financeiro:

  1. Organizações terroristas e pessoas envolvidas com o crime organizado, que vêm operando fraudes em grande escala e de forma crescente para financiar suas atividades.
  2. Agentes públicos corruptos, que podem abusar de seus poderes e autoridade para se apropriar indevidamente (peculato) dos recursos financeiros de seus países (que muitas vezes são escassos).
  3. Executivos de alto escalão ou chefes de empresas, que falsificam ou publicam dados financeiros incorretamente, de modo a mascarar a verdadeira situação financeira de uma empresa.
  4. Funcionários de todos os níveis hierárquicos, que subtraem dinheiro e outros ativos da empresa em que trabalham.
  5. Clientes, fornecedores, prestadores de serviços ou terceiros sem vínculo, que podem aplicar golpes de investimento vindos de fora da firma em questão.
  6. Funcionários que atuam em conjunto com golpistas externos, configurando um caso cada vez mais frequente em que o objetivo é gerar resultados maiores e melhores mais rapidamente.
  7. Criminosos bem-sucedidos ou golpistas contumazes e oportunistas, que cometem crimes financeiros por conta própria ou com os resultados de tais crimes.

Por que os crimes financeiros acontecem?

Na maioria das vezes, os crimes financeiros acontecem porque são aceitáveis. Especialistas na área de fraudes financeiras já debatem há muito tempo se é possível traçar um perfil certeiro o suficiente para ajudar as empresas a identificar esses criminosos quando cometem — ou até antes de cometerem — crimes financeiros.

Os crimes financeiros podem ser causados por uma série de fatores. Sempre que ocorre um crime financeiro, é indispensável avaliar o cenário do ponto de vista do criminoso. É fundamental considerar os seguintes aspectos:

  • Motivos pelos quais as pessoas cometem crimes e as circunstâncias que são usadas como justificativa para suas condutas.
  • Probabilidade de cometimento de crimes financeiros.
  • Habilidades técnicas e organizacionais de quem comete tais crimes.
  • Risco previsto de receber informações de atividades que configuram crimes financeiros após o cometimento destes.
  • Efeitos da descoberta da fraude, como multas e demais medidas.

CREATIVE-2340_1200x675_cover.png

3 dicas para prevenir crimes financeiros

A prevenção de fraudes financeiras pode se dar por várias formas. Por exemplo:

Observar atentamente a gestão de riscos

As avaliações de risco mais bem-pensadas levam às políticas mais bem-elaboradas. Toda organização tem recursos limitados, mas o foco nos principais riscos corridos pela empresa é uma forma sábia de usar tais recursos. Políticas mais práticas para o usuário, mais úteis e mais eficientes são resultados da realização da avaliação de risco e da execução completa desta, levando em conta todos os riscos de crimes financeiros, todas as áreas da empresa e todos os setores.

Acompanhar mudanças na legislação e a observância das políticas

Uma vez estabelecido o conjunto de políticas, é essencial avaliá-lo de forma contínua. Não são apenas as leis e os negócios que mudam — as políticas também devem ser revistas sempre que os negócios alcançarem um novo setor econômico ou uma nova região. É necessário adotar um mecanismo de monitoramento de observância (compliance) para garantir que as políticas sejam seguidas pelos funcionários e, onde necessário, pelos representantes. Um conjunto perfeito de políticas que ninguém lê não serve para nada.

Aprender com os próprios erros e com os erros dos outros

É crescente a quantidade de pessoas que são alvos de processos criminais ou administrativos por terem violado regras de prevenção de crimes financeiros. Isso deve servir de lembrete aos demais para que avaliem se estão expostos a passivos consideráveis e se podem reforçar suas próprias regras de alguma forma, principalmente — mas não exclusivamente — aqueles que atuam em setores semelhantes aos das empresas que foram alvos desses processos.

Conclusão

Os crimes financeiros são um problema sério que pode ter diversos impactos prejudiciais para pessoas e suas empresas. Ficar atento a tais crimes pode ser um desafio, mas, graças à tecnologia atual, é possível tomar a iniciativa e cortar o mal pela raiz antes que ele ganhe espaço e inviabilize os negócios. O melhor jeito de se preparar é se instruir no tema de prevenção de crimes financeiros, pois ainda que seja tentador pensar “não vai acontecer comigo”, o problema pode aparecer para qualquer um.

Dúvidas

Quais são os 3 componentes mais importantes dos crimes financeiros?

Os crimes financeiros costumam ser cometidos por consequência de 3 fatores:

  • Motivação: a ganância ou a necessidade do criminoso ou da pessoa que cometeu o crime financeiro podem servir de motivação.
  • Oportunidade: a fraude financeira é consequência de sistemas de controle falhos e medidas de segurança inadequadas, elementos dos quais os criminosos se aproveitam.
  • Racionalização: muitas pessoas seguem as leis e as regras de seus países porque creem que esse é seu maior dever.

Por que a prevenção de crimes financeiros é tão fundamental?

A prevenção de fraudes financeiras é essencial porque crimes deste tipo oferecem riscos a todos os tipos de empresas: de instituições financeiras a fornecedores de energia, de fabricantes a varejistas, de construtoras a imobiliárias, de empresas de mídia e telecomunicações a instituições de caridade.

Como que as criptomoedas são usadas para lavar dinheiro?

Quem aplica golpes ou lava dinheiro de formas sofisticadas com Bitcoin pode usar tanto as exchanges de Bitcoin quanto os serviços de mixers de Bitcoin. Os mixers de bitcoin geralmente dão aos clientes um endereço de bitcoin recém-criado para que estes façam os depósitos. Após cobrar uma taxa, o serviço dos mixers de Bitcoin distribui unidades adicionais deste, de suas reservas para endereços de Bitcoin informados pelos consumidores. Para dar uma aparência de legitimidade, aplica-se certa aleatoriedade à frequência e aos valores dos pagamentos/taxas. Os serviços de mixers de Bitcoin são usados para ocultar as origens de ganhos ilícitos, afastando o rastro das condutas criminosas, e depois sacar os valores em segredo e segurança por meio de uma exchange de Bitcoin.

  • 842

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera