1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. De Entregador a Trader de Sucesso
2023-12-21 • Atualizado

De Entregador a Trader de Sucesso

1.jpg

Pedir uma comida boa para o jantar ou guardar o dinheiro para comprar um presentinho para a irmã? Comprar uma camiseta de futebol nova ou usar o dinheiro para abastecer a geladeira? Esses eram dilemas diários enfrentados por Somchai Pongsawat, da região de Nakhon Si Thammarat, antes dele começar a operar com a FBS.

Com 23 anos, Somchai mora com uma família grande: três filhos (o próprio Somchai e suas irmãs mais novas), pai e mãe, avós maternos e um tio. Filho mais velho e único homem, ele trabalha desde os 12 anos. Passou os últimos 4 anos trabalhando em um dos serviços de entrega da região. Apaixonado por futebol e motos, Somchai passava todo o seu tempo livre jogando bola ou na garagem. Trabalho, futebol, trabalho, moto, trabalho, trabalho, trabalho... Era assim sua rotina.

Mas os pensamentos do nosso amigo vagavam bem longe da rotina e das obrigações: Somchai sonhava com uma vida melhor. Curioso e inteligente, sempre soube que seu emprego era apenas uma etapa temporária e que um dia conquistaria muito mais que o título de entregador do mês.

Em janeiro de 2020, ele viu um anúncio da FBS e se interessou pela ideia do trading como forma incrivelmente fácil de ganhar dinheiro. Por que não tentar? Mas essa era uma área completamente nova para Somchai. Ele não tinha condições de se arriscar, pois isso poderia prejudicar toda a segurança financeira dele e de sua família. Nosso jovem amigo precisava agir com sabedoria. E ele agiu! Somchai tomou a melhor decisão de todas: começou abrindo uma conta demo (de demonstração), que lhe permitiu acessar o mundo FX sem se expor ao risco de levar prejuízo.

Já dentro do mercado, Somchai percebeu que a única forma de ganhar dinheiro no trading era levando isso a sério, ou seja, testando técnicas, formulando uma boa estratégia e planejando tudo com cuidado. Ele começou a olhar os materiais de formação no site da FBS, assistir às videoaulas dos analistas da empresa e estudar análise técnica. Depois, as incontáveis notícias sobre economia o fizeram mergulhar de cabeça na análise fundamentalista.

O trading passou a ser o foco de Somchai. Como já estava estudando sobre o assunto dia e noite, acabou largando seu emprego. Isso foi uma forma de se proteger fisicamente, pois o coronavírus estava se espalhando a um ritmo impressionante e muita gente estava aderindo ao esquema de home office. Sua intuição lhe dizia para se concentrar no trading. “Alguma coisa vai acontecer”, pensava ele na época. E não se tratava da covid-19.

Em março de 2020, enquanto a pandemia paralisava o mundo inteiro, Somchai ganhou seus primeiros US$ 10.000. Isso parecia algo impossível para quem depositou só US$ 5, o valor mínimo aceito para abrir uma conta Micro. Logo em seguida, ele abriu uma conta Standard. Após aprender muito e manter o foco, Somchai conseguiu esse valor em questão de meses. E isso foi só o começo.

Atualmente, Somchai já conseguiu multiplicar seu lucro mensal. Ele ainda é aquele cara tranquilo, apaixonado por futebol e motos, mas, agora, ele alugou um apartamento muito melhor, com direito a ar-condicionado, vive dando presentes para suas irmãs e anda cheio de planos para os próximos anos.

Decidimos entrevistar nosso jovem trader. Veja o que ele nos contou.

2.jpg

- Por que você decidiu mudar de vida e virar trader?

Sempre senti ser capaz de tudo, sabe? É como quando você sente que tem muito potencial, mas não é a hora certa de libera ele. Quando fiz 23 anos, percebi que minha hora tinha chegado. Já estava na hora de conquistar minha independência financeira e ser mais do que um mero entregador. Pensei muito antes de tomar essa decisão. Experimentei operar com uma conta demo, depois entrei mais a fundo no trading, estudei muito sobre o assunto, e percebi que queria dedicar todo meu tempo a essa atividade e fazer carreira na área. Aí, então, larguei o emprego de entregador. Foi assim que tudo começou.

- Qual foi o maior desafio quando você começou a operar?

Hmm... Acho que foi a análise fundamentalista. Tive dificuldade com isso no começo, mas consegui entender a ideia em pouco tempo e gostei muito. E também, no começo, foi muito bizarro trabalhar em home office. Eu me distraía a cada 5 minutos, mas passei a planejar meus dias de trabalho e esse problema foi sumindo.

- Qual é a sua estratégia de trading predileta?

Prefiro o day trading.

- Qual conselho você daria para aquele Somchai recém-chegado no mundo FX?

Vá em frente, cara! Mal sabe o que está à sua espera nesse lugar. Vai com tudo (risos)!

- Quanto tempo você passa no trading em um dia normal?

Bem, isso depende. Às vezes eu passo o dia inteiro na frente da tela. Às vezes, fico só meia hora. Eu tenho essa liberdade de decidir quanto tempo vou passar operando. É muito bom!

- Já se arrependeu alguma vez de ter mudado de emprego?

Nunca, nunquinha. Foi difícil em certos momentos, mas eu tinha certeza de que o trading era o que eu queria fazer na vida.

- Como sua vida mudou nesses últimos meses?

Minha família conseguiu quitar o empréstimo e achou um apartamento melhor para alugar! Compramos um ar-condicionado e eu comprei uma moto nova. É claro que eu também guardei um bom dinheiro, mas não vou contar meus planos para gastar ele (risos).

- Qual conselho você daria para quem quer começar no trading?

Deixe de lado todas as dúvidas e tente. Se não gostar, sempre poderá sair. Mas vale a pena tentar, principalmente com a FBS. Não fique desesperado para sacar seus lucros: invista o dinheiro em outras operações e não se esqueça de diversificar seus investimentos. Você tem que agir rapidamente se quiser ganhar dinheiro de verdade, então precisa estar sempre preparado para tomar uma atitude. Eu errei nisso uma vez, mas hoje fico bem mais esperto. E continue aprendendo todos os dias — essa é a chave para o sucesso. Acredite em mim. Se você largar a preguiça, aprender muito e praticar, vai conseguir chegar aonde sempre sonhou.

Leia também

  • 2423

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera