1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Gênero Não Significa Nada
2023-12-21 • Atualizado

Gênero Não Significa Nada

pic1.jpg

Você acha que o mercado é um ambiente impossível para as mulheres? Falando em indústria financeira, você tem certeza de que uma moça não pode ser uma adversária digna ou um exemplo a seguir? Tem medo de entrar em “território masculino” ou já usou o gênero como desculpa para não começar? Em todo caso, recomendamos fortemente que você leia este artigo. A FBS está compartilhando histórias de mulheres que superaram os homens no trading e comprovaram que gênero não é uma variável que influencia o sucesso.

Deena Mehta

Primeira corretora de ações mulher da ÍndiaParece formidável, certo? É o título que Deena Mehta recebeu por anos de trabalho duro que inúmeros preconceitos e grandes resistências não conseguiram derrubar.

Nascida em 1961, Mehta começou como contadora registrada e consultora financeira por profissão. Ficou claro em pouco tempo qual era a verdadeira vocação dela. Aos 25 anos, junto com seu marido, ela montou um negócio: uma firma de corretagem que logo cresceria consideravelmente.

A história se desenrolou intensa e rapidamente: aos 40 anos, Mehta virou presidente da Bolsa de Valores de Bombai com a maior votação já observada de todos os tempos. E isso aconteceu no Dia Internacional das Mulheres de 2001. Que acontecimento simbólico para todas as mulheres, não é?

Seu mandato na Bolsa de Valores de Bombai durou um total de seis anos. Na sequência, ela serviu como membro da Cotton Association of India, do Board of Central Depository Services (India) Limited e da National Payment Corporation of India. Observando os mais de 30 anos de sua experiência em corretagem, pode-se afirmar que ela era a pessoa que a mais antiga bolsa de valores da Ásia estava esperando. Mehta levou muitas transformações fundamentais aos mercados indianos, a exemplo da implantação do sistema BOLT na Bolsa de Valores de Bombay e no Serviço Central de Depósitos.

Amplamente premiada pelas contribuições extraordinárias na indústria financeira, ela agora ocupa o cargo de diretora gerencial da Asit C Mehta Investment Intermediates, atualmente uma das casas de corretagem mais famosas da Índia. Detentora do título Exceptional Woman Achiever (2014), conforme a Federation of Indian Chambers of Commerce and Industry, ela é tímida demais para falar em glória e, especialmente, para falar em dinheiro. Isso não lhe impediu de conquistar com êxito esta última nomeação e acabar morando em uma das áreas mais nobres da Zona Sul de Mumbai, viajando frequentemente e servindo de exemplo para mulheres no mundo inteiro.

pic2.jpg

Linda Raschke

Esta mulher deixou sua marca na história: estratégias de trading definidas pela americana Linda Raschke são indispensáveis para qualquer um que se interesse por Forex. Com 20 e poucos anos, ela começou sua carreira como membro das Bolsas de Valores da Costa do Pacífico e da Filadélfia. Adquirindo experiência rapidamente em vários mercados, ela fundou sua própria empresa — a LBR — e, dez anos depois, o fundo de hedge estava classificado como o 17o entre 4.500 concorrentes na análise de melhor desempenho de 5 anos no Índice Barclay Hedge Fund.

A variedade de estilos de trading que esta mulher domina é impressionante. Sua especialidade está no trading de curto prazo com futuros S&P500. Dez a quinze minutos, e pronto! Enquanto a maioria ainda está digerindo mentalmente a situação, ela já está fechando uma operação atrás da outra! Qual é o segredo dela? Técnicas de trading específicas elaboradas com sabedoria e testadas pelo tempo. The Turtle Soup (Sopa de Tartaruga), sistema de trading “Anti”, Momentum Pinball e a estratégia de trading 80-20, The Holy Grail (O Santo Graal)... entre muitas outras. De todos os princípios sugeridos por Raschke, os citados acima foram os de maior influência no mercado.

Além de ter empregado tais técnicas de forma eficaz, ela também vem compartilhando essas ideias e dicas por meio de palestras em 22 países, além dos livros escritos. Eles são ótimos companheiros de leitura para traders que sonham em ter o desempenho de Raschke na época: ganhar meio milhão de dólares em poucas semanas!

Trabalhar muito e descansar mais ainda! Ela encerrou sua brilhante carreira se aposentando em 2015, mas ainda opera com sua própria conta todo dia. Aos 61 anos?! Sim, incrível! Não poderia ser diferente: está no DNA da Linda.

pic3.jpg

Abby Joseph Cohen

Você já ouviu falar em Wall Street? Temos certeza que sim. Então alguns de vocês já devem ter ouvido falar também de Abby Joseph Cohen, uma das maiores traders do nosso tempo, ex-economista do Conselho do Federal Reserve de Washington, atual diretora e estrategista sênior de investimentos no mundialmente famoso Goldman Sachs.

Unindo sua paixão pela Matemática com um bacharelado e um mestrado em Economia, ela desenvolve qualquer modelo matemático complicado como se fosse uma casinha de Lego com passo a passo. Talvez nem tão rápido, mas compreendendo claramente o que fazer em seguida e desfrutando tanto do processo quanto do resultado, rendendo lucros e inspiração para seguir adiante apesar do preconceito contra mulheres em Finanças.

Provavelmente, a jogada mais extraordinária já feita por Cohen foi ter previsto o mercado de touros dos anos 90, o que lhe rendeu a confiança de traders no mundo inteiro. Até demais, às vezes — sua autoridade era tão forte que as pessoas costumavam levar suas palavras ao pé da letra. Infelizmente, isso acabou prejudicando Abby. Além de todos os desafios que as mulheres enfrentam nessa área profissional, ela encarou inúmeras acusações pelas previsões que fez, especialmente por não ter previsto outros acontecimentos, como o mercado de ursos de 2008. Embora Cohen sempre tenha definido suas previsões analíticas como de curto prazo, ela acabou sendo substituída por David Kostin no posto de previsor-chefe “da Firma” (como é conhecido o Goldman Sachs no meio profissional).

Todos nós erramos, e sempre vai ter quem nos ataque. Em altos e baixos, Abby merece respeito e reconhecimento infinito por ter ajudado pessoas a ganharem milhões, além dela ter feito isso ela mesma. Peixe grande de Wall Street e uma das mulheres mais bem-sucedidas do mundo. Não é para qualquer um, certo?

pic4.jpg

O sucesso depende de trabalho duro, paciência, habilidades… não de gênero!

  • 2271

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera