1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como derrotar os medos no trading de câmbio?
2023-03-31 • Atualizado

Como derrotar os medos no trading de câmbio?

O medo é uma emoção natural que as pessoas encaram muitas vezes ao longo da vida. Como o mercado cambial ainda é um negócio bem arriscado, muitos traders — novatos e experientes — têm que lidar com seus medos no trading.

1.jpg

Você conseguiria eliminar esta emoção e se tornar um trader absolutamente isento de medos? Dificilmente. Mas há definitivamente uma forma de minimizar o medo e se tornar mais resistente a ele. O medo em si não é tão ruim quanto o impacto que ele causa nos traders: chega a paralisar alguns, confundindo suas cabeças e afetando suas decisões. Porém, ao se tornar capaz de controlar os seus medos, você chega a um novo nível de oportunidades no mercado.

Há vários medos no trading que todos provavelmente experimentarão durante as negociações. Vejamos o que pode ser feito sobre os dois medos mais comuns dos iniciantes.

O medo de perder

Ninguém gosta de perder. Isso é fato. E ninguém gosta de perder dinheiro. Mas, infelizmente, prejuízos fazem parte do mundo do câmbio — se não podemos preveni-los por completo, podemos mudar nossa abordagem a eles.

2.jpg

Tomar cuidado é importante, mas tentar evitar qualquer situação arriscada por causa do medo significa perder inúmeras oportunidades de ganhar. O medo é, acredite ou não, parte de todo o caminho do trader, assim como assumir riscos e pensar com clareza ao tomar uma decisão difícil. O que pode ser feito, então?

1. Não arrisque além das suas condições

Isso é bem lógico, certo? Diminua o tamanho do seu lote até um nível que seja suficientemente confortável para você negociar. Não significa que você deve negociar os mesmos $10 o tempo inteiro — é só não aumentar a aposta até valores que lhe tirem o sono.

2. Não abra muitas ordens de uma só vez

Especialmente quando você está no início da sua jornada pelo mercado. Quanto mais ordens você tem em aberto, mais difícil é ficar de olho em todas elas, o que aumenta a ansiedade. Um menor número de posições lhe ajuda a ter maior foco nelas. Confira o vídeo que explica o tamanho da posição e a gestão de riscos básica para construir confiança! E, caso você queira se aprofundar ainda mais na gestão de riscos para ter certeza de que está protegendo seus fundos da melhor forma possível, leia sobre o trading controlado em nosso Guia Forex.

3. Defina o plano de trading e acompanhe-o. Treine a si mesmo na negociação de um dos indicadores clássicos do câmbio

O plano de trading é mais um passo essencial. Ele deve ser claro e compatível com você e deve ser seguido à risca. Isso é basicamente tudo que você precisa. Se tiver uma ideia clara e definida de quando entrar na negociação e sair dela, ficará muito mais fácil superar o medo de errar.

4. Arranje um diário de trading e analise-o

Certifique-se de manter um registro das suas transações em um diário de trading. A finalidade desse diário é construir confiança no seu sistema de trading. Ao negociar com confiança, você se torna capaz de negociar com objetividade. Sempre que consultar suas anotações sobre o arranjo da negociação, a entrada e a saída e as suas emoções, poderá analisar a estratégia e o seu estado de espírito. Ademais, isso lhe ajudará a administrar as suas emoções e as atitudes tomadas no mercado.

O medo da conta real

3.jpg

Este medo logicamente advém do medo anterior: sempre que o trader novato começa a pensar em mudar da conta demo para a conta real, este pensamento traz calafrios e o medo do “e se eu fracassar”. A conta demo é uma prática muito boa, bem como uma forma de se familiarizar com o mercado e com o sistema. Convenhamos, porém: não é a mesma coisa que negociar dinheiro de verdade.

A possibilidade de arriscar dinheiro é estressante, então você deve aprender a lidar com as suas emoções e a superar os seus medos para manter o controle das suas decisões no trading. Aqui vão algumas dicas:

1. Abra a conta cent

Sim, a conta cent não vai lhe render milhões da noite para o dia, mas ela certamente ajudará você a se sentir responsável pelo seu dinheiro e testará as suas habilidades. Tente começar com $50 em vez de $1.000 se estiver muito inseguro. Não é a quantia que importa, mas sim o resultado: se você não conseguir negociar de forma consistente com $50, não o conseguirá com $5.000. Logo, se o medo estiver dominando, faça algumas mudanças e veja se isso vai ajudar. Riscos menores lhe ajudarão a esclarecer a estratégia, e sacar lucros — mesmo os pequenos — dará ânimo.

2. Simplesmente FAÇA

O mercado de câmbio é simplesmente uma questão de superação dos seus medos, às vezes exigindo decisões corajosas. Quem nunca erra é aquele que nada faz, então dê uma colher de chá a si próprio. O mercado pode ser ainda uma área bem desconhecida para você, mas isso significa apenas que há muito a descobrir pela frente! Comece com valores pequenos, não tenha pressa, suba de degrau em degrau para se tornar um trader mestre.

Tornando-se o seu próprio herói

4.jpg

Pequenas vitórias continuam sendo vitórias, e pequenas mudanças levam a grandes resultados. O primeiro passo na superação do medo é racionalizá-lo: decida a sua estratégia de trading, busque aquela que combina com sua personalidade, seu estilo de vida, seus horários e outros fatores importantes. Siga a sua estratégia e registre as suas jogadas para ter a garantia de sempre poder voltar e aprender com os seus sucessos e os seus erros, em vez de ter medo de ambos. Lembre-se do porquê de você ter começado a negociar e dê um passo de fé!

Encare o seu medo e transforme-o em oportunidade. Parece bom, certo?

Negocie agora!

Leia também

  • 4845

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera