1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como Diversificar os seus Investimentos e Começar a Aproveitar a Vida
2023-04-03 • Atualizado

Como Diversificar os seus Investimentos e Começar a Aproveitar a Vida

Diversification-article-illustrations_001-cover.jpg

A diversificação é o remédio quando o assunto é prejuízo. Traders com portfólios equilibrados tendem a ter maior segurança diante de fracassos, administram melhor os riscos e evitam faltas de recursos mais severas. O remédio, porém, só alivia a dor, não cura ela. Lembre-se: a diversificação por si só não garante que você nunca mais terá prejuízos, nem que fará uma fortuna em um ano. Ela funciona como um escudo, um airbag pessoal que pode amortecer qualquer golpe de azar, poupar seus neurônios e permitir que você se sinta seguro.

A ideia por trás da diversificação é não colocar todos os ovos em uma só cesta, ou seja, é ter uma coleção de ativos que reagirão de formas diferentes durante os mesmos acontecimentos na economia. Se você criar um portfólio inteligente e variado, a palavra “queda” perderá definitivamente sua conotação negativa, pois ela não é necessariamente ruim em relação ao conjunto geral dos ativos.

Bem, somos pessoas que gostamos de passo a passo e preferimos que todas as informações fiquem organizadas e sejam dosadas corretamente. Vamos nos ater ao plano abaixo.

Diversification-article-illustrations_002 (2).jpg

1. Faça um Plano de Investimentos

Em primeiro lugar, seja honesto e razoável consigo mesmo para determinar quanto dinheiro você tem condições de investir. Geralmente, isso é um valor extra, separado das economias de emergência e da renda mensal. Ademais, decida se quer que seus investimentos permaneçam acessíveis, ou se você quer deixá-los de lado por certo tempo.

Levando tudo isso em conta, defina o seu objetivo. Você quer um carro novo ou planeja se aposentar aos 40 e poucos anos? Defina um prazo para o seu objetivo. Isso é indispensável para prosseguir com a escolha do ativo, pois alguns são mais arriscados com melhores oportunidades de retorno, enquanto outros são mais conservadores e estáveis. Logo, não se esqueça de medir o quanto que você é tolerante a riscos!

Diversification-article-illustrations_003.jpg

2. Escolha a sua Ferramenta

Todo dia você recebe sinais mistos e fica gradualmente mais confuso. Quais instrumentos de trading escolher? Como manter a sanidade acompanhando o desempenho de cada um deles no mercado? É possível analisar todos os ativos que você opera?

A FBS está aqui para ajudar. A Área Pessoal Móvel FBS foi feita para quem possui portfólios equilibrados. Veja o porquê:

  • Acesse todas as suas contas e os instrumentos que utiliza nelas por meio de um único login. Ou seja, não precisa abrir várias janelas e se distrair. Todos os seus ativos acompanham você 24h e é possível acessá-los a partir de qualquer lugar no mundo.
  • Acompanhe o histórico de todas as suas transações e analise como que esse ou aquele ativo se comporta sob certas condições de mercado.
  • Com a ajuda das estatísticas pessoais por ferramenta de trading, decida se cada uma delas atende à sua estratégia de trading. Se sim, você amplia as táticas. Caso contrário, você reequilibra a lista de ativos de forma a minimizar as dinâmicas negativas.
  • A interface é direta, o que lhe poupa preciosos minutos com navegação. Utilize o tempo poupado para responder aos sinais do mercado volátil.
Diversification-article-illustrations_004.jpg

3. Diversifique os Ativos

Com um plano de investimentos detalhado em mãos e uma ferramenta confiável para a diversificação, você estará pronto para fazer um mix de ativos que atende suas necessidades e desejos.

Os especialistas geralmente aconselham manter pelo menos quatro das seguintes classes de investimento:

Classe Risco Descrição
Ações dos EUA Médio

As ações dos EUA são consideradas elemento essencial para o seu portfólio diversificado.

Elas funcionam bem a longo prazo. Escolha as ações de empresas de vários setores para fazer o portfólio funcionar, não obstante as tendências nas indústrias e a volatilidade econômica. As áreas mais populares atualmente são energia, finanças, materiais, TI, gatos supérfluos, saúde, imóveis etc.

Se as ações estiverem distantes do seu círculo de competências, não compre-as
Investimentos de curto prazo (FX, commodities) Imprevisível

Moedas FX são ativos de curto prazo feito para serem operados, não sendo objeto de propriedade de longa duração.

Moedas FX, entretanto, são indispensáveis no atual ambiente de instabilidade política e econômica. Se, por exemplo, você começa a perder fé no USD e acha que ele pode cair em breve, compre outra moeda que você acredita ser mais estável e com maior potencial de crescimento. Ter uma variedade de moedas confere um certo nível de segurança, pois quando uma moeda está em queda, outra deve estar em alta. Elas são interligadas.

As commodities são bem sensíveis a acontecimentos globais e locais na economia e na política, e até mesmo a mudanças drásticas no tempo. Logo, o mercado fica um pouco volátil. A melhor hora para investir em commodities é quando a inflação está alta ou em caso de déficit/excesso de uma determinada commodity. Os experts, porém, aconselham não incluir mais de 5% desse ativo no seu portfólio diversificado.

Índices Relativamente baixo

Ao comprar um símbolo ticker de um índice, você diversifica simultaneamente os seus fundos por meio das empresas que esse índice representa.

É a escolha certa para quem quer passar o mínimo de tempo acompanhando e reequilibrando o portfólio de investimentos.

Dinheiro Baixo

Manter o seu dinheiro no banco ou debaixo do colchão é a forma mais fácil e menos arriscada de investir. Os ganhos, entretanto, são extremamente baixos ou até mesmo próximos de zero. Além disso, o poder de compra do dinheiro diminui com o tempo.

Por favor, note que com a FBS você opera índices e ações como CFDs, o que pode ser vantajoso de várias formas.

4. Reequilibre

Nunca fique 100% satisfeito com o seu conjunto atual de ativos. Seus objetivos podem mudar com o tempo, junto com a situação geral do mundo. Então esteja pronto para redistribuir os investimentos de forma a atender melhor as suas necessidades. Não tenha medo de errar nos seus primeiros posicionamentos e tenha a disposição para reequilibrar prontamente o conjunto.

5. Evite Más Decisões em Investimentos

  • Não invista em ativos que você não entende bem.
  • Você não vai ficar milionário com meros US$500 a curto prazo. Quem prometer isso é um mentiroso, alguém de má-fé que sua mãe não vai gostar se você começar a lhe dar atenção.
  • Opções binárias e pirâmides financeiras devem ser rigorosamente evitadas.
  • A diversificação funciona melhor quando aplicada a estratégias de longo prazo. Então planeje melhor e pense no cenário geral.
  • Mais nem sempre é melhor. Mantenha uma quantidade administrável de ativos no seu portfólio, cerca de 20. Um excesso de opções pode gerar sobrecarga e sugar toda a sua energia, o que provocará falhas em toda a sua lista de instrumentos operados. Lembre-se: diversificar um ativo pode ser, por exemplo, comprar ações em diferentes setores do mercado. Preze pela simplicidade e produtividade para diminuir o estresse.
  • Comece a investir o quanto antes. Caso você entre cedo no mercado, terá mais chances de arriscar, perder, estudar, mergulhar no campo financeiro e tirar proveito do desenvolvimento das habilidades.

Sua idade importa na seleção da estratégia de investimentos e na distribuição dos ativos. Quanto mais velho você for, menos ativos é aconselhável ter. Você pode experimentar aplicando uma fórmula simples: 100 — sua idade = % de ações para comprar. Exemplo: aos 36 anos, você tem condições de possuir 64% do total em ações. Há uma abordagem alternativa oriunda do famoso investidor Warren Buffet, que propõe investir 90% no fundo do índice S&P500 e 10% em títulos do governo.

Não confie cegamente em conselhos dados e sugestões feitas. É melhor analisar os seus objetivos, confiar no seu plano de investimentos e levar em conta idade, risco e possibilidades financeiras atuais.

Diversification-article-illustrations_005.jpg

Moral da História

A diversificação é excelente para os seus investimentos quando feita na medida certa, sem exageros. Não somos apostadores em finanças, então pedimos aos nossos clientes razoabilidade e precaução na hora de escolher classes de ativos para seus portfólios e distribuir seus ativos dentro de uma classe.

Ao investir com a FBS, concentre-se em diversificar o portfólio com várias moedas, índices e metais. Ademais, experimente as ações. Conosco você pode comprá-las e esperar até o preço subir na perspectiva de longo prazo e também vendê-las quando as condições do mercado forem favoráveis. Aproveite a Área Pessoal Móvel FBS para analisar o desempenho de todos os seus ativos e não perder de vista os acontecimentos que influenciam o mercado.

Um conjunto misto de investimentos pode trazer um equilíbrio entre estabilidade e potencial de crescimento, mas ele não será o “caminho das pedras” para evitar todos os prejuízos ou ficar incrivelmente rico. Você deve diversificar seus ativos para cultivar a disciplina, consolidar a confiança no mercado e evitar o medo de perder.

Leia também

  • 2365

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera