1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como praticar a disciplina no trading
2023-03-31 • Atualizado

Como praticar a disciplina no trading

CREATIVE-28_Discipline_in_Trading_642x361_1_cover.pngO sucesso no trading depende de uma série de fatores. Além de conhecimento teórico, entendimento da análise fundamentalista e técnica, aprendizagem constante e aquisição de experiência, há também a estabilidade psicológica e emocional. Para ter isso tudo, basta uma peça para completar o quebra-cabeça: a disciplina.

Vamos descobrir juntos por que a disciplina no trading é tão importante e como conquistá-la.

O que é disciplina no trading?

No geral, a definição de disciplina pode ser resumida à repetição proposital de algumas atitudes para alcançar determinado resultado. Tais atitudes muitas vezes são difíceis, não são prazerosas e exigem dedicação.

Os dois elementos da disciplina são:

  • ter um propósito;
  • fazer aquilo que nem sempre é prazeroso.

A disciplina é a base de qualquer trabalho de sucesso, inclusive no trading. Ela é, antes de tudo, a observação dos princípios da estratégia de negociação adotada pelo operador e da gestão de riscos. É comum que mudanças no mercado induzam a decisões precipitadas e atitudes influenciadas pela intensidade emocional da situação. Em tal cenário, é muito importante ser capaz de conter o impulso e seguir o planejamento, ou seja, ter disciplina.

Qual é a importância de ser disciplinado no trading?

Como sabemos, a essência do trading é analisar o mercado continuamente, de forma a fazer as operações mais rentáveis. Com base nessa análise, o trader cria uma estratégia própria, levando em conta seus próprios objetivos e interesses, além da experiência de profissionais.

A disciplina já ganha importância logo nessa fase inicial de pesquisa, quando o embasamento teórico deve ser explorado dedicada e metodicamente, antes do avanço à prática. A falta de preparo decorrente de preguiça ou pressa pode ter consequências gravíssimas.

Consolidado o seu embasamento teórico, e com confiança suficiente, você pode avançar à parte prática. A disciplina ajuda a seguir a estratégia que você formulou e não se render à tentação de tomar outro rumo.

Ao longo da carreira, o trader deve continuamente estudar, explorar novas oportunidades e analisar seus próprios sucessos e fracassos. Somente uma abordagem disciplinada à evolução pessoal leva ao sucesso.

CREATIVE-28_Discipline_in_Trading_642x361_2.png

Quais são as consequências da indisciplina no trading?

Primeiramente, a disciplina ajuda o trader a manter as emoções sob controle. Afinal, decisões precipitadas levam a erros. Para ilustrar, vejamos possíveis consequências desses erros.

Excesso de negociação

O excesso de negociação é um dos erros mais comuns entre iniciantes e também entre traders mais experientes. A essência deste fenômeno — como pode deduzir pelo nome — é negociar em excesso, ou seja, o trader faz negociações demais sem observar o plano ou faz negociações com riscos além do aceitável. Naturalmente, isso leva a prejuízos.

O motivo deste erro geralmente está no desvio da estratégia de negociação, quando o trader não segue as regras que criou para si mesmo.

Negociação sem cautela

Este erro é comum sobretudo entre iniciantes, mas ninguém está isento de cometê-lo. Toda operação no mercado deve se basear em dados analíticos, não em desejos impulsivos. Porém, há situações em que o trader acaba se rendendo à tentação e faz uma transação precipitada.

Toda compra ou venda de ativos financeiros deve ser feita após a análise da situação de acordo com o plano de negociação. Do contrário, o trading vira um jogo de perda garantida.

Negociação na hora errada

As pessoas tendem a querer tudo de imediato, inclusive os traders. Quando o operador vê uma possível oportunidade, mesmo que ela não se encaixe na estratégia, ele busca aproveitá-la a todo custo. Pode ser bem difícil ignorar certos movimentos no gráfico, mas a ganância dificilmente acaba bem.

Precisamos repetir aquilo que viemos discutindo ao longo de todo o texto: tenha paciência e siga a sua estratégia, confie e decida com base na análise.

CREATIVE-28_Discipline_in_Trading_642x361_3.png

Como desenvolver a disciplina no trading?

Como melhorar sua disciplina e seu autocontrole no trading para evitar erros assim? Veja a seguir uma lista de dicas de pessoas que tiveram sucesso.

Desligue-se da manada

No trading, sempre existe a tentação de seguir a maioria. Se todo mundo está fazendo uma operação e lucrando, então você também vai lucrar, certo? Errado.

Embora algo que todos estejam fazendo possa parecer de fato a coisa certa a se fazer, isso acaba agitando o mercado, o que certamente levará a um fracasso. Pense sempre por conta própria e analise o mercado detalhadamente.

Use seu plano de negociação

Ninguém faz um plano de negociação aleatoriamente. Todo plano de negociação deve ser rigorosamente adequado à realidade do operador e levar em conta fatores como objetivos pessoais, percepção de riscos e estilo de vida pessoal. Tente não deixar de fora qualquer coisa que possa ter impacto nas suas negociações.

Lembre-se, porém: um plano de negociação só é eficaz quando seguido à risca.

Evite o óbvio no trading

Se você vê algo que obviamente vai dar lucro, é provável que todo mundo também esteja vendo. E se a multidão corre para aproveitar aquela oportunidade, você acaba ganhando nada.

Faça regras para serem seguidas

As regras de negociação são criadas para evitar vários problemas caso o mercado se vire contra você. Não faz sentido desenvolver uma estratégia que só lhe serve quando as coisas vão bem. Continue seguindo as regras, mesmo quando as coisas parecem estar saindo do controle. É isso que vai evitar problemas piores ainda.

Fique de olho nos sinais de alerta

Estamos acostumados a sempre esperar pelo melhor. No trading, porém, vale a pena se livrar desse hábito, sobretudo quando você vê sinais que indicam perdas iminentes. Jamais ignore esses alertas em nome de uma ilusão.

Fuja de gurus do mercado

Gurus do trading afirmam que dominaram perfeitamente a ciência do mercado e estão dispostos a ensinar você a conseguir isso também. A realidade é que eles querem usar você para ganhar mais dinheiro esvaziando o seu bolso. Não acredite em discursos de pavão.

Organize seu tempo livre

É preciso desenvolver não só um plano de trabalho, mas também um plano de descanso. É impossível operar o dia inteiro sem perder a concentração e, por consequência, perder o controle da situação. Tire um descanso para que você possa voltar revigorado.

Não chore pelo leite derramado

Infelizmente, o trading sempre tem risco e ninguém fica imune a um revés. Imagine que a operação deu errado, mas você tem certeza absoluta de que faltava só mais um pouco para ganhar. Teimando nessa atitude, você não vai ganhar nada — só vai perder dinheiro, de novo e de novo. Em tal situação, é muito importante ficar de cabeça fria e não se render às emoções. Confie na sua estratégia e siga ela.

Escute sua intuição

O trading não se limita a algoritmos matemáticos e inclui também a capacidade de “pensar fora da caixa”. À medida que você desenvolve suas habilidades analíticas, comece a prestar atenção nos seus sentidos.

Use seus recursos sabiamente

Você pode fazer bom uso de qualquer plataforma de negociação. Familiarize-se com os vários recursos oferecidos pelo MetaTrader 4 e pelo MetaTrader 5 e aplique-os nas suas operações. Existem vários recursos que facilitam a vida do trader e automatizam o desempenho de funções.

Porém, não se pode entregar absolutamente todo o trabalho às máquinas. Você é responsável pelas decisões que toma — o programa só segue as suas ordens.

Livre-se da mentalidade de salário

Estamos acostumados a ter certo período de trabalho remunerado consistentemente com um salário fixo. Como trader, porém, não crie expectativa de poder manter as coisas assim. O trader não tem salário. Acostume-se com a ideia de que seu orçamento do ano vai depender de alguns ótimos dias no mercado.

Aceite eventuais perdas

Para a maioria dos traders, a parte mais difícil do trading é conseguir superar prejuízos financeiros. Contudo, é preciso aceitar que é inevitável sofrer eventuais perdas no trading. Aliás, grandes lucros são bem mais raros que pequenas perdas. Isso dá origem a uma das formas mais naturais de lidar com o mercado: cada perda é uma nova lição que você pode aprender e usar a seu favor no futuro.

Não deixe o sucesso subir à cabeça

Embalado na euforia do seu sucesso, você começa a enxergar o trading de uma forma diferente. Alguns meses rentáveis dão uma sensação de leveza e fazem você acreditar que dominou a arte do trading e que agora o céu é o limite.

Todavia, a história nos ensina que grande poder vem com grande responsabilidade. Se você não ficar de olho nas suas negociações, as coisas vão sair do controle rapidamente, mandando você de volta para o começo do jogo.

Evite o ruído do mercado

Os preços no mercado estão em constante variação, às vezes como parte de uma tendência; às vezes como flutuações menores e temporárias — estas últimas são ruído do mercado. Você não deve reagir a todo pequeno movimento do preço. Aprenda a distinguir esse ruído dos sinais que realmente importam.

Conclusão

O caminho do trader nem sempre é simples ou claro. Mais cedo ou mais tarde, todos nós cometemos erros e nos decepcionamos.

Porém, por trás de cada erro existe uma lição a ser aprendida. Essa experiência nos permite seguir em frente e evoluir. A paciência e a disciplina no trading vão ajudar você a se consolidar como trader, e também a conservar essa posição sem se deixar levar por decisões emocionais e impulsivas.

  • 1398

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera