1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como vender a descoberto? Prós e contras da venda a descoberto
2023-06-07 • Atualizado

Como vender a descoberto? Prós e contras da venda a descoberto

cover.jpg

O que é vender a descoberto?

Simplificando, a venda a descoberto é quando um investidor toma ativos emprestados e os vende na esperança de recomprá-los a um preço mais baixo no futuro, obtendo lucro. Resumidamente, assim é a venda a descoberto.

No entanto, não se deve simplificar demais essa estratégia de investimento, pois a venda a descoberto não apenas traz oportunidades de lucros significativos — ela também implica em graves riscos. Combinada com vários contras que você pode querer saber, a venda a descoberto é uma atividade que deve ser realizada com o devido cuidado.

Este artigo irá falar sobre venda a descoberto, informando os prós e contras, por que você pode querer usá-la e, mais importante, o que você deve saber sobre ela.

Como funciona a venda a descoberto?

Quando você vende a descoberto, tenta especular sobre a queda esperada do preço da ação operada. A venda a descoberto é algo que apenas agentes de mercado experientes devem fazer.

Para abrir uma posição de venda a descoberto, deve-se primeiro tomar emprestadas ações ou algum outro ativo que se espera que caia de valor. Depois disso, vendem-se as ações emprestadas para quem está disposto a pagar o preço de mercado.

O próximo passo é esperar que as ações fiquem mais baratas para que o investidor possa comprá-las de volta a um preço mais baixo e devolvê-las ao credor. O principal problema aqui é que o preço pode não cair, mas subir. Assim, o risco potencial é praticamente ilimitado.

Quais são os riscos da venda a descoberto?

O oposto da venda a descoberto (short sell) é a venda convencional (long sell). Na venda convencional, você opera as ações que você possui — em caso de falha, você perde apenas o dinheiro que investiu. Portanto, se você comprar uma ação a USD 100, o máximo que poderá perder é USD 100. Isso acontece porque a ação não pode cair abaixo de USD 0.

A venda a descoberto é quando a história dá uma virada dramática. Quando você vende a descoberto, em teoria, não há limite para o quanto você pode perder se falhar, pois o preço de uma ação pode disparar.

Vamos voltar ao exemplo recente: com uma ação de USD 100 vendida a descoberto, se o preço subir para USD 300 antes de você sair, sua perda será de USD 200 por ação.

Outro risco que um vendedor a descoberto pode enfrentar é um short squeeze. É uma situação em que uma ação que foi fortemente vendida a descoberto cresce drasticamente de preço. O processo faz com que cada vez mais vendedores a descoberto recomprem as ações para fechar suas operações iniciais, à medida que o aumento do preço se torna extremo e os investidores tentam limitar suas perdas.

À luz do que foi dito, só faz sentido vender a descoberto se você for um investidor experiente, pronto para enfrentar sérios riscos financeiros. Se não for o seu caso, você pode querer tentar algo menos arriscado.

Frame_11.jpg

Uma alternativa de menor risco à venda a descoberto

Comprar uma opção put sobre a mesma ação é uma alternativa à venda a descoberto que limita sua exposição negativa. Quando você possui uma opção put, pode vender a ação a um preço especificado, chamado de preço de exercício. Se o preço da ação subir, sua perda será limitada ao que você pagou pela opção de venda (o prêmio da opção).

O tamanho do prêmio da opção depende do preço de exercício e da data de vencimento da opção de venda. Quanto maior o preço de exercício e mais distante a data de vencimento, maior o prêmio da opção.

Aqui está um exemplo: uma ação é negociada a USD 100 em 10 de abril de 2023. Uma opção put custando USD 15 por ação tem um preço de exercício de USD 100, que expira em duas semanas, em 24 de abril de 2023. Portanto, se o preço da ação ultrapassar USD 100, sua perda será limitada a USD 15 por ação (mais comissões).

Como a venda a descoberto pode dar dinheiro?

Pense no contrário dos riscos que a venda a descoberto implica. Quando você coloca ações à venda esperando que seu preço caia e sua expectativa se mostre correta, você recompra as ações a um preço mais baixo, fazendo uma diferença entre o preço de venda e o preço de compra. A referida diferença de preços é o seu lucro. Quanto maior a diferença, mais dinheiro você ganha.

Aqui está um exemplo simples de uma venda a descoberto: digamos que há uma ação que é negociada a USD 50. Você pega emprestadas 100 ações e as vende por USD 5.000. Então o preço se comporta como você esperava — ele diminui. Para simplificar os cálculos, digamos que o preço caia para USD 25 por ação. Quando isso acontece, você compra 100 ações para substituir as que tomou emprestadas. Seu lucro, neste caso, é de USD 2.500.

No entanto, há algo mais que você deve saber sobre a venda a descoberto — os custos envolvidos.

Vender a descoberto tem custos?

A resposta é sim. Quando você opera vendido, deve considerar os seguintes custos:

  • Juros de margem

Não há como começar a vender a descoberto sem uma conta de margem. Assim, cada vendedor a descoberto tem de pagar juros sobre os fundos emprestados.

  • Custos de empréstimo de ações

É provável que você não consiga pegar emprestadas ações de algumas empresas por causa dos altos juros da venda a descoberto ou da movimentação limitada das ações. O empréstimo dessas ações implicará em uma taxa chamada hard-to-borrow (inerente a ações que são difíceis de pegar em empréstimo, daí o nome). Esse tipo de taxa é baseado em uma taxa anualizada; pode ser bastante alta e depende do número de operações na abertura da venda a descoberto.

  • Dividendos e outros pagamentos

Finalmente, cada vendedor a descoberto pode precisar fazer pagamentos de dividendos sobre as ações vendidas a descoberto, além de pagamentos por outros eventos corporativos associados às ações que vendem a descoberto, incluindo fracionamentos (splits) e derivações (spinoffs) de ações.

Prós e contras da venda a descoberto

Os agentes de mercado recorrem à venda a descoberto pelos seguintes motivos:

  • Vender a descoberto dá uma oportunidade de ganhar muito.
  • Essa estratégia requer um capital inicial relativamente pequeno.
  • É possível ficar vendido com investimentos alavancados.
  • Os investidores podem fazer cobertura (hedge) em relação a outras posições.

Por outro lado, a venda a descoberto tem algumas desvantagens sérias:

  • Se você falhar na venda a descoberto, suas perdas podem ser potencialmente ilimitadas.
  • Você não pode operar vendendo a descoberto sem uma conta de margem.
  • A venda a descoberto inclui o pagamento de juros de margem.
  • Short squeezes podem levá-lo a um endividamento alto.

Conclusão

Investidores e traders contemplam a venda a descoberto como uma forma de lucrar em um mercado em baixa, tomando ações emprestadas, vendendo elas a um preço de mercado e, em seguida, recomprando novamente a um preço mais baixo no futuro. Isso, é claro, se a previsão pessimista se concretizar.

Alguns criticam o conceito de venda a descoberto como uma aposta contra o mercado, mas, por outro lado, muitos tendem a considerar a venda a descoberto como uma força estabilizadora que torna os mercados mais eficientes.

A venda a descoberto pode, de fato, trazer lucros significativos. No entanto, ela vem com sérios riscos associados a perdas financeiras praticamente ilimitadas em caso de falha. Outra coisa a considerar são as despesas relacionadas, como juros de margem e custos de empréstimo de ações, que aumentam a complexidade geral da venda a descoberto.

  • 761

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera