1. FBS corretora >
  2. Blog >
  3. Como operar criptomoedas em 2022
2022-04-27 • Atualizado

Como operar criptomoedas em 2022

Cover_642х361.png

Estamos em 2022. Você ainda tem alguma dúvida sobre como operar criptomoedas? Se tiver, esta é a sua oportunidade de se informar antes que seja tarde demais. Leia e conheça as criptomoedas, a categoria de ativo mais fascinante do mundo, e aprenda a começar a operar criptomoedas em 2022 de forma confiante.

O que é criptomoeda?

Criptomoeda (união das palavras “criptografia” e “moeda”), ou simplesmente cripto, é um tipo de ativo digital que revolucionou o setor financeiro global. Desde 2009, ano da criação do Bitcoin, a primeira criptomoeda, a negociação de criptomoedas e o desenvolvimento de novas criptomoedas registraram um crescimento enorme em popularidade. Com 13 anos de existência, o mercado de criptomoedas já é avaliado em mais de US$ 89 bilhões e conta com mais de 10.000 criptomoedas (coins) existentes.

Embora cada moeda tenha suas particularidades, todas as moedas têm em comum um aspecto fundamental: operam em uma tecnologia chamada blockchain. Blockchain (cadeia de blocos) é um registro digital de todas as transações (bem como outras informações, que variam de moeda para moeda) de uma determinada criptomoeda. A blockchain é armazenada em uma rede descentralizada de computadores. Descentralização indica um tipo de acordo de propriedade segundo o qual a propriedade é dividida igualmente entre cada nó (neste caso, cada computador) da rede, ou seja, o contrário de centralização, na qual um nó tem para si a propriedade em sua maioria ou totalidade. Isso significa que uma cópia da blockchain é guardada em cada computador participante da rede e que a moeda não fica sujeita à regulação de uma instituição central, como um banco central ou um governo. Você pode pensar: “isso parece arriscado. Estou satisfeito com o meu banco e confio nele. Por que ficaria pensando em criptomoedas?” A resposta é simples: porque as criptomoedas oferecem a seus usuários várias vantagens interessantes.

E quais são as vantagens do uso de criptomoedas? A primeira vantagem é a descentralização, que permite evitar a maioria dos custos — senão todos — impostos pelos bancos, barateando as transações feitas com criptomoedas. Isso é uma diferença importante em relação às transferências internacionais, que podem ficar caras quando feitas por meio de bancos. A segunda vantagem é a possibilidade de incluir na programação das criptomoedas elementos como limite de oferta, taxa de inflação fixa e contratos de empréstimo. Isso automatiza a regulação econômica e substitui a maioria das funções dos bancos. Dessa forma, a blockchain aumenta a transparência, a objetividade e a eficiência da regulação econômica em comparação com a regulação centralizada. A terceira vantagem é que as criptos oferecem mais segurança que os bancos, pois a tecnologia blockchain é altamente criptografada, confidencial e descentralizada.

Ficou mais interessado em criptomoedas agora? Continue lendo para saber as diferenças práticas entre a negociação de criptomoedas e de outros ativos e veja se operar criptomoedas é algo que te interessa.

1_642х361.png

Operar criptomoedas x outros ativos

Quais são as diferenças entre a negociação de cripto e a negociação de outros ativos?

A principal diferença é que as criptomoedas são bem mais voláteis do que qualquer outro tipo de ativo. É comum uma criptomoeda oscilar 10% em um só dia. Por um lado, a volatilidade mais alta implica em risco mais alto. Por outro lado, essa volatilidade mais alta permite lucrar mais rápido porque o preço se desloca mais rápido. Além disso, ao contrário dos outros mercados, o mercado cripto fica aberto para operações 24 horas por dia, 365 dias por ano. Logo, a negociação de criptomoedas oferece um potencial de lucro bem mais alto, mas também vem com um risco mais alto se comparada à negociação de outros ativos.

Em termos de análise técnica, a negociação de criptomoedas é idêntica à de outros ativos. Se você já tem experiência com recursos de análise técnica, não vai ter que aprender nenhuma teoria nova. Contudo, existe uma diferença em termos de análise fundamentalista: as criptomoedas são mais sensíveis ao humor do mercado e são mais influenciadas pelas redes sociais, sobretudo por declarações de celebridades do mundo cripto.

E agora? Está pronto para iniciar uma aventura na negociação de criptomoedas? Leia e veja a melhor forma de operar criptos em 2022.

Como operar criptomoedas em 2022

1. Abra uma conta em uma corretora de criptomoedas

O primeiro passo para começar a operar criptomoedas é abrir uma conta em uma corretora cripto, ou seja, uma corretora que permite ao trader trocar cripto por outros ativos e vice-versa a taxas definidas pela empresa.

Você pode abrir uma conta cripto bem aqui na FBS, tanto pela web quanto por um dispositivo móvel. A conta Crypto FBS oferece mais de 100 instrumentos de negociação: criptomoedas e pares cripto/cripto, cripto/moeda fiduciária e cripto/metal. A FBS também oferece condições excelentes para operar criptomoedas: spreads baixos, alavancagem fixa de 1:5 e depósitos e saques em moedas fiduciárias (tradicionais) e em criptomoedas.

Para começar a usar a sua conta, você terá que verificar a sua identidade usando um passaporte ou um documento de identificação. Isso nos ajuda na prevenção de fraudes e na resolução de contestações, de forma que você possa aproveitar o trading sem ter dor de cabeça. Após ter a sua identidade verificada, você estará apto a fazer um depósito na sua conta. Com a conta Crypto FBS, você pode depositar usando cartão de débito, intermediários como Skrill e Neteller, ou uma carteira cripto. Caso ainda não esteja pronto para investir dinheiro em criptomoedas, é possível abrir uma conta Crypto Demo FBS e praticar a negociação cripto usando dinheiro simulado.

2. Escolha uma plataforma de negociação

Depois de abrir uma conta com uma corretora cripto, você vai precisar escolher uma plataforma de negociação. Plataforma de negociação é um tipo de software no qual o usuário pode comprar e vender criptomoedas, acompanhar gráficos de preço ao vivo, receber sinais de negociação e utilizar recursos de análise técnica.

As plataformas de negociação que você pode escolher dependem da sua corretora cripto. A conta Crypto FBS fica disponível no MetaTrader5 e no FBS Trader, que é nossa plataforma própria. O FBS Trader é mais prático e portanto mais recomendado para quem está começando a operar criptomoedas. O MetaTrader5 tem recursos mais avançados de análise técnica e é adequado para traders mais experientes.

3. Crie um plano de negociação

O próximo passo é criar um plano de negociação que inspire confiança e que garanta um começo de sucesso nas operações com criptomoedas. Comece escolhendo as criptomoedas que você quer operar. Para os traders, as principais diferenças entre uma criptomoeda e outra são a volatilidade e a popularidade. O Tether, por exemplo, é uma criptomoeda feita para ser altamente correlacionada (apresentar movimento semelhante) ao dólar dos EUA. É bem menos volátil que o Bitcoin, que tende a registrar enormes oscilações. Criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, que são mais conhecidas que as outras, têm mais liquidez (o movimento de operações no mercado é alto) e são mais aceitas nas plataformas de negociação de criptomoedas.

Outra diferença importante é que algumas criptomoedas têm oferta limitada, a exemplo do Bitcoin, cuja oferta é limitada a 21 milhões de unidades. Outras criptomoedas, como o Ethereum, têm oferta ilimitada, mas têm uma taxa de inflação fixa. Para os traders, a diferença entre oferta limitada e ilimitada é que criptomoedas de oferta limitada tendem a valorizar à medida que a demanda aumenta, já que a oferta não pode ser reajustada para acompanhar a demanda. Contudo, as criptomoedas de oferta limitada tendem a ser mais voláteis e mais arriscadas para operar. Portanto, o seu posicionamento em relação aos riscos também é importante na hora de decidir quais criptomoedas vai operar.

Depois de escolher algumas criptomoedas para operar, observe que a diferença de volatilidade entre as criptos e os demais ativos é bem maior que entre uma criptomoeda e outra. Portanto, para manter a alta volatilidade das criptos sob controle, o seu plano de negociação deve respeitar os bons princípios da gestão de riscos. O mais importante é definir uma Stop Loss ou Take Profit para cada operação que fizer.

Em seguida, escolha algumas estratégias de negociação. Estratégia de negociação é um conjunto de princípios que ajuda o trader a decidir quando comprar ou vender um ativo. Esses princípios podem ter como base a análise técnica ou a análise fundamentalista. Para maximizar o seu sucesso no trading, a nossa recomendação é combinar estratégias baseadas nos dois tipos de análise. Lembre-se: se você opera com a FBS, pode sempre aprender mais sobre estratégias de negociação na nossa seção de Formação, que pode ser acessada via navegador web e também via dispositivos móveis.

4. Conclua a sua primeira operação

Assim que tiver formulado um bom plano de negociação, você estará pronto para fazer a sua primeira operação com criptomoedas. Para isso, abra a sua plataforma de negociação e escolha o instrumento que gostaria de operar. Você vai ver os preços atuais de compra e venda e, em seguida, poderá escolher o tamanho da sua operação e se você gostaria de comprar ou vender. Depois de colocar a sua ordem, acompanhe o seu lucro ou prejuízo atual. Para fechar a operação, basta colocar uma ordem equivalente na direção oposta.

Pronto. Feito isso, você concluiu com sucesso a sua primeira operação em cripto! Esperamos que este guia tenha sido útil e que você esteja mais preparado para a sua jornada no mundo das criptomoedas. Bons negócios!

  • 252

Jogue como um craque

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Livro de Forex para Iniciantes

O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.

Livro de Forex para Iniciantes

As coisas mais importantes para começar a negociar
Insira seu e-mail e nós vamos lhe mandar um guia Forex gratuito

Obrigado!

Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera