1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como negociar índices
2023-03-31 • Atualizado

Como negociar índices

обложка.png

Os índices revelam o desempenho de um grupo de ações. Este artigo traz tudo que você deve saber para começar a operar índices do mercado de ações!

Já ouviu falar em índices, mas não entendeu ainda o que são ou como operá-los? Então este guia é para você! Nele nós vamos cobrir tudo que é necessário saber para mergulhar nas operações com índices sem grandes dores de cabeça. Vamos começar!      

O que são índices no mercado de ações?

Índice de ações é uma referência que mede o desempenho de várias ações. Um exemplo é o conhecido S&P 500, que traz as 500 maiores empresas listadas na bolsa americana. O índice , aliás, é amplamente visto como principal termômetro das ações americanas. Há vários outros índices de ações. Veja abaixo uma lista com os principais índices que você pode operar com a FBS.

Índice NASDAQ 100 (US100): referência das ações americanas do setor de tecnologia

Índice FTSE 100 (UK100): índice das 100 maiores empresas do Reino Unido

Nikkei 225 (JP225): o principal índice da bolsa japonesa

Consulte também a lista completa de índices na FBS. Lá você pode ver todas as abreviações dos índices de ações (exemplos: US500 para o S&P 500 e US30 para o Dow Jones).

Por que os índices são tão populares entre os traders?

Vamos comparar o trading de índices com o de ações para visualizar a diferença. Já ouviu falar em diversificação de portfólio, ou uma frase do tipo “não coloque todos os seus ovos em um único cesto”? Provavelmente sim! A ideia é ter uma variedade de ativos para minimizar os riscos de ser impactado por um movimento súbito em um desses ativos. Essa é a maior vantagem dos índices. De forma resumida, o índice é um portfólio diversificado. Não é necessário ficar pensando em escolher outras ações porque você já reduziu os riscos possíveis. Ótimo, não é?

внутренняя.png

Escolher uma única ação em vez de um índice, por sua vez, possibilita ao investidor rendimentos mais altos, já que riscos maiores implicam em retornos maiores. Veja só o caso da Tesla! Quando Elon Musk tuíta alguma novidade, a Tesla dispara poucas horas depois. Porém, há também algumas notícias ruins que pressionam a Tesla para baixo consideravelmente.

Alguns investidores afirmam poder criar um portfólio mais rentável do que aqueles configurados pelos índices já existentes. Isso pode ser verdade em certos casos, mas a maioria desses portfólios não consegue superar os índices. Vamos aos números. De acordo com relatório da S&P Dow Jones Indices, 80% dos fundos “large-cap” (grande capitalização) registraram desempenho inferior ao do S&P 500 no período de cinco anos encerrado em dezembro de 2019.

Os índices têm mais resiliência a choques repentinos no mercado, mas tendem a render ganhos menores que as ações, mais arriscadas. O que você escolheria: apostar no mercado dos EUA inteiro ou em uma ação específica? É bom observar que se um S&P 500 da vida chegar a zero, todos nós estaremos perdidos de qualquer jeito. Mas isso é só para fins de discussão. Na prática, você não precisa se limitar a uma coisa ou outra — é possível negociar índices e ações ao mesmo tempo!

Dica para novatos

Para o trader que está começando agora, um índice amplo do mercado é sempre uma boa ideia, já que operar ações individualmente pode ser arriscado demais. Você pode se aventurar na escolha de ações (stock picking) depois de já ter adquirido certo nível de conhecimentos básicos, afinal, ações individuais geralmente oferecem retornos maiores.

Como são calculados os índices?

O valor de um índice é geralmente medido em pontos. Cada índice é calculado de um jeito diferente, mas na maioria das vezes é utilizada uma média ponderada do valor atual das ações que o compõem. A existência de pesos permite limitar a influência em demasia das maiores empresas, equilibrando melhor o índice entre todos os seus componentes. Mesmo assim, as ações das gigantes ainda têm mais influência sobre o índice do que as ações das empresas menores.

Leia também

  • 2434

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera