1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Como operar padrões gráficos do tipo Cunha
2023-03-31 • Atualizado

Como operar padrões gráficos do tipo Cunha

1.png

O que significa a Cunha Ascendente?

Cunha Ascendente (Rising Wedge) é um tipo de padrão gráfico técnico usado para identificar mudanças na tendência do movimento do preço.

Geralmente, os padrões em forma de cunha podem ser identificados traçando duas linhas: uma no nível de resistência e outra no nível de suporte do gráfico de preço. Se as duas linhas estão prestes a convergir e se cruzar, isso é sinal de que a magnitude do movimento do preço dentro dessas linhas está diminuindo e que as pressões altista e baixista estão se equilibrando. Significa que a tendência está prestes a virar ou continuar, dependendo do tipo de tendência e do padrão detectado.

Se você está observando um padrão em forma de cunha no gráfico de preço, vai haver uma pausa na tendência atual. Como os traders ainda não decidiram o que fazer com o ativo, tecnicamente existem duas possibilidades: reversão (virada) ou continuação da tendência.

Cunha Ascendente

O padrão Cunha Ascendente costuma acontecer dentro de uma tendência de alta — seja esta de longo ou curto prazo — quando a pressão dos vendedores começa a se igualar à pressão dos compradores.

2.png

É assim que se parece uma Cunha Ascendente no gráfico de preço. Observe que, no primeiro momento, é notável a distância entre as máximas mais altas e as mínimas mais altas da tendência. À medida que novos preços se formam, a distância começa a diminuir. A formação de máximas mais altas começa a desacelerar. Já as mínimas mais altas continuam aparecendo no mesmo ritmo. As linhas traçadas ao longo das máximas e mínimas mais altas se aproximam cada vez mais e chegam bem perto de uma convergência, apontando queda no interesse dos touros, que não parecem estar resistindo à crescente pressão dos ursos.

E então, quando as linhas de resistência e suporte ficam incrivelmente próximas uma da outra, o rompimento acontece e o preço registra uma forte virada para baixo, cortando a linha de suporte. Ao contrário de outros padrões gráficos, a Cunha Ascendente acontece rapidamente e o preço cai de forma bem drástica. Isso indica que os touros cederam à pressão baixista.

Cunha Descendente

O padrão Cunha Descendente é outro padrão gráfico técnico que serve de sinal de reversão ou continuação da tendência. Porém, ao contrário da Cunha Ascendente, a Cunha Descendente ocorre no ponto de mínimo de uma tendência de queda e indica potencial de alta dos preços.

3.png

Como pode ver no gráfico, a Cunha Descendente costuma aparecer no ponto baixo da tendência de queda. Essa tendência de queda está perdendo velocidade e a resistência dos ursos aparenta estar perdendo força perante o fôlego dos touros. A distância entre as linhas de resistência e suporte está diminuindo, sendo a linha de suporte a mais estável das duas. Bem quando a tendência está prestes a perder seu fôlego todo e se deixar ser rompida pela linha de resistência, o preço vira bruscamente para cima e continua subindo, dando início a uma nova tendência de alta. Os touros ganham força suficiente para romper a resistência dos ursos e fazem a tendência de queda virar em definitivo.

A Cunha Descendente também pode acontecer em uma tendência de alta firme, como parte de um recuo de curtíssimo prazo do preço. Neste caso, porém, ela também serve como padrão altista e sinaliza a continuação da tendência de alta, ao contrário da Cunha Ascendente.

A Cunha Ascendente é altista ou baixista?

A Cunha Ascendente pode acontecer durante uma tendência de alta e também durante uma tendência de queda: em uma tendência de alta, ela vem antes da virada para baixo no movimento do preço; em uma tendência de queda, ela geralmente aparece no fim de um pequeno período de consolidação de alta. Ambas as situações mostram que os touros estão sem dúvida cedendo à pressão dos ursos. Como ela é um sinal de reversão baixista ou continuação da tendência de queda, a Cunha Ascendente é considerada um padrão baixista.

O quão confiável é a Cunha Ascendente?

Quando uma Cunha Ascendente aparece no gráfico, ela é tratada como sinal de rompimento iminente para baixo. Os traders técnicos profissionais a consideram um padrão baixista confiável. Além disso, como a Cunha Ascendente vem acompanhada por um rompimento com queda brusca no preço, muitos traders ficam de olho em ocorrências desse padrão para ter o máximo de lucro em pouco tempo.

Por outro lado, há alguns padrões falsos que iniciantes podem confundir com uma Cunha Ascendente. Para evitar essa confusão, você deve prestar atenção nas divergências de preço/volume. Convém também saber que, quando o padrão Cunha Ascendente avaliado é real e válido, o preço encosta pelo menos 3 vezes nas linhas de suporte e resistência.

Moral da história

Em suma, o padrão Cunha Ascendente é amplamente aceito como um padrão de reversão baixista muito confiável e útil. Ele é fácil de identificar e se aplica tanto a operações de curto prazo quanto de longo prazo.

Todavia, é difícil interpretar uma Cunha Ascendente sem levar em conta todas as condições atuais do mercado. Antes de tomar uma decisão, é importante considerar a duração da tendência e o contexto de sua formação. O uso de outros indicadores e recursos técnicos pode ajudar a confirmar que a suposta Cunha Ascendente é válida e de fato prevê uma reversão baixista.

Tendo identificado a Cunha Ascendente e observado o rompimento, agora você pode entrar com a operação. Não se esqueça de planejar a sua saída configurando uma meta de lucro para suas posições. Você também pode colocar uma ordem Stop Loss (perda máxima) para minimizar os riscos.

Leia também

  • 10836

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera