1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Investir x operar: qual é a diferença?
2023-04-06 • Atualizado

Investir x operar: qual é a diferença?

cover.png

Nas últimas duas décadas, muitas pessoas começaram a demonstrar interesse em lucrar com os mercados financeiros, seja por trading ou investimentos. No entanto, tornou-se evidente que muitos iniciantes têm apenas uma compreensão muito básica do que realmente envolve investir e operar, enquanto alguns nem mesmo sabem a diferença entre essas duas estratégias.

Neste artigo, vamos analisar o que são exatamente trading e investimento, quais são as diferenças entre eles e qual estratégia é mais adequada para você.

Destaques

  • Operar e investir são estratégias diferentes que exigem diferentes montantes de esforço, tempo e capital.
  • O trading traz lucro rápido e constante, enquanto os investidores obtêm seus ganhos após um determinado período de tempo.
  • Os traders ganham com a flutuação de preços de curto prazo e tendem a comprar e vender ativos em um período de tempo relativamente curto.
  • Os investidores colocam seu dinheiro em investimentos de longo prazo para deixá-los crescer em valor e depois vendê-los em uma data futura.

Investir x operar: principais diferenças

Vamos começar pelo básico.

A diferença mais óbvia entre investidores e traders é o horizonte de operação, ou a quantidade de tempo ao longo do qual eles mantêm suas posições abertas. Os investidores visam lucrar com as mudanças de preços de longo prazo, mantendo suas ordens por meses ou anos, enquanto os traders ganham dinheiro com os movimentos de preços de curto prazo, às vezes fechando suas operações em poucas horas ou mesmo segundos após abri-las.

Outra grande diferença é o tamanho do capital inicial que os investidores e traders precisam. Como lucrar com investimentos leva muito tempo, é mais razoável investir grandes quantias de dinheiro de uma só vez. Com o trading, no entanto, não é necessário ter um grande capital para começar a operar. Além disso, como o trading está associado a muito risco, colocar muito dinheiro em operações de curto prazo pode deixar os traders com um excesso de perdas.

Mas o que mais interessa aos iniciantes é a quantidade de lucro potencial que eles podem obter operando ou investindo. Os traders tendem a ganhar dinheiro em pequenas quantias todos os dias, enquanto os investidores visam gerar uma renda de longo prazo com seus ativos, não tentando participar ativamente ou controlar a quantidade de lucro que planejam obter.

Agora que conhecemos as principais diferenças entre investir e operar, vamos examinar os dois mecanismos mais de perto e descobrir qual deles se adapta melhor aos seus objetivos e habilidades.

1400-02.png

O que é trading?

O trading é uma estratégia que envolve a compra e venda de ações, moedas, commodities e outros instrumentos financeiros em um curto período de tempo. Os traders se concentram em comprar ativos a um preço mais baixo e vendê-los a um preço mais alto, ganhando com as flutuações de preço de curto prazo. Eles não se interessam por mercados estáveis. Na verdade, quanto mais volátil for o mercado, mais lucro os traders podem obter em cada operação.

O tempo é essencial para os traders, então eles tendem a usar a análise técnica e vários indicadores para prever o movimento futuro do preço e colocar ordens rapidamente para captar as mudanças de preço e tentar lucrar com elas. Os traders também precisam ficar constantemente de olho no mercado para identificar as melhores oportunidades de negociação e usá-las para tentar obter lucro.

Outra coisa importante sobre o trading é que os traders precisam se esforçar muito para obter uma renda perceptível, se é que alguma. As flutuações de preço que os traders tentam capturar são geralmente muito pequenas, então eles precisam fazer vários trades para atingir suas metas de lucro. Via de regra, muitos traders abandonam seus empregos em tempo integral para obter uma renda estável com as operações.

Prós e contras do trading

Vamos agora olhar para as vantagens e desvantagens do trading. As vantagens do trading incluem:

  • Praticidade. Ser um trader é fácil quando se trata de comprar e vender ativos. O procedimento para negociar nos mercados financeiros é rápido e fácil, permitindo abrir e fechar um trade com alguns cliques. Isso é muito importante, pois os traders geralmente correm contra o tempo tentando capturar as melhores oportunidades.
  • Grandes lucros. Seu lucro depende muito de quanto risco você está disposto a assumir, seu capital, a lucratividade do ativo que você escolheu operar e a sua estratégia. Mas os traders que têm a oportunidade de deixar o emprego e prosseguir com a negociação em tempo integral podem realmente obter um bom lucro total. O trading também permite que você saque seus ganhos diretamente para sua conta bancária, sempre que quiser.
  • Mais oportunidades. Os traders não desanimam quando o mercado está volátil ou passando por uma tendência de baixa. Eles podem encontrar maneiras de lucrar com qualquer mudança de preço porque especulam sobre as diferenças entre os preços de abertura e fechamento. Quanto maior a diferença, maior o lucro que você obtém (claro, se essa diferença for na direção favorável).
  • Alavancagem. Os traders podem usar a alavancagem para comprar mais títulos do que poderiam pagar com seu próprio dinheiro. A alavancagem pode aumentar seu lucro exponencialmente, embora venha com algumas restrições.

Quanto às desvantagens, aqui estão algumas coisas que você deve pensar antes de decidir se tornar um trader:

  • Alto risco. Com mais oportunidades de lucro vem mais risco. Os traders fazem operações de curto prazo em mercados voláteis, mas é difícil prever corretamente para onde o preço irá. É bastante comum que os iniciantes percam todo o seu capital com uma operação que não deu certo. Além disso, enquanto a alavancagem pode aumentar os lucros, ela também aumenta a quantidade de perdas que os traders podem sofrer, às vezes deixando eles com uma dívida pesada.
  • Renda instável. Os traders que largam seu emprego em tempo integral para buscar uma carreira no trading podem achar bastante difícil manter uma renda estável. Seus ganhos dependem da quantidade de operações que eles são capazes de fazer, mas mesmo que consigam manter seu plano de trading, algumas operações malsucedidas podem tomar todo o seu lucro total.
  • Exige tempo. Se você deseja obter lucros significativos com o trading, precisa passar muito tempo na frente da tela, olhando para os gráficos de preços e procurando oportunidades de negociação. É por isso que muitas pessoas transformam o trading em uma carreira.

1400-01.png

O que é investir?

Investir é uma estratégia de longo prazo que envolve comprar um ativo (ações, imóveis, commodities, metais, etc.) e mantê-lo por um longo período de tempo com a expectativa de que seu valor aumente significativamente.

Ao contrário dos traders, os investidores geralmente aplicam a análise fundamentalista enquanto procuram ativos para adquirir. Como seu objetivo é gerar lucro a longo prazo, eles estão interessados em conhecer o faturamento atual de uma empresa, sua receita e seu potencial de crescimento. Depois de comprar um ativo, eles se limitam a manter passivamente o ativo por um período de tempo predeterminado, dependendo de seus objetivos (aposentadoria, pagamento de faculdade, adiantamento de um pagamento de uma casa etc.).

Como os investidores tendem a manter seus ativos por longos períodos de tempo, eles não são afetados pela volatilidade do mercado de curto prazo. Se o mercado passa por algum tipo de calamidade, os investidores tendem a esperar até que ele se estabilize novamente. No entanto, para minimizar os riscos, os investidores tendem a diversificar seus investimentos e combinar vários ativos de diferentes mercados e setores em uma única carteira. Dessa forma, se um de seus investimentos não sair como planejado, seus ganhos não serão fortemente afetados.

Prós e contras de investir

As vantagens de investir incluem:

  • Vencer a inflação. O dinheiro perde valor com o tempo por causa da inflação. As coisas que você pode comprar por USD 100 hoje custarão mais do que isso amanhã. Simplesmente manter o dinheiro em sua conta-poupança não será suficiente para compensar o aumento dos preços. É por isso que investir é uma escolha inteligente se você quiser ficar à frente da inflação. O valor do seu ativo aumentará, então você poderá vendê-lo por mais dinheiro no futuro.
  • Retornos de longo prazo. O investimento pode ajudar a garantir que você tenha dinheiro no futuro. Em vez de obter lucro imediatamente e gastá-lo, seus investimentos guardam o dinheiro para mais tarde e permitem que você acumule riqueza ao longo do tempo.
  • Dividendos. Caso invista em ações que pagam dividendos, você receberá uma parte do lucro da empresa. Você pode usar esses pagamentos como uma renda adicional ou pode direcioná-los para seus investimentos e ampliar a sua carteira.
  • Pouco esforço. Ao investir, você não precisa gastar muito tempo com gráficos ou analisando cada movimento do mercado. A única coisa que você precisa fazer é consultar a situação uma vez por semana, ou mesmo por mês, para ver como estão seus ativos e se você precisa mudar algo na sua carteira. Fora isso, essa modalidade não exige que você faça nenhuma alteração em seu estilo de vida atual ou saia do seu emprego para obter mais renda.

No entanto, investir também tem algumas desvantagens:

  • Retornos lentos. Ao investir, você está em um jogo de esperar. Pode levar anos para que seus ativos se valorizem o suficiente para gerar um lucro decente. Por outro lado, se não houver dividendos, você não receberá nenhum rendimento enquanto não concluir o investimento.
  • Risco. Quando você decide investir em algo, precisa estar ciente de que o valor de seus investimentos pode diminuir com o tempo. Investimentos com retornos mais altos, como ações, também tendem a ser mais arriscados, pois há mais fatores influenciando o valor de uma determinada empresa. É por isso que você deve monitorar regularmente o estado do mercado e, se alguns de seus ativos não estiverem indo tão bem quanto o esperado, você pode substituí-los por outros ou buscar por investimentos adicionais para a sua carteira, de modo a redistribuir o risco.
  • Custo de oportunidade. O dinheiro que você investe em ativos sai do seu saldo disponível imediatamente. Ele não estará acessível quando você tiver uma emergência, pois leva algum tempo para resgatar o investimento e sacar o dinheiro. E se você acabar tirando algum dinheiro de sua conta de investimento, poderá perder alguns benefícios e parte dos juros compostos que já acumulou.

Um é melhor que o outro?

Como você pode ver, operar e investir são estratégias muito distintas que exigem esforços muito diferenciados e visam alcançar resultados diferentes. A resposta para a pergunta de qual é o melhor para você depende de seus objetivos pessoais.

Você quer ter uma renda estável ou obter seu lucro em algum momento no futuro?

Você está pronto para passar várias horas todos os dias na frente da tela? Ou você prefere verificar seus ativos apenas de vez em quando?

Você gosta de trabalhar em um ambiente de ritmo acelerado e fazer muita pesquisa? Ou você prefere o estilo mais tranquilo que é investir?

O trading pode potencialmente trazer mais dinheiro do que os investimentos, mas requer mais tempo e esforço de sua parte. Além disso, os riscos do trading superam os riscos do investimento, então você precisa estudar cuidadosamente para cada operação e gastar muito tempo desenvolvendo seu plano de trading.

Mas, no final, só você sabe o que precisa e o que pode fazer nas circunstâncias atuais.

Conclusão

Tanto o trading quanto o investimento têm potencial para serem bastante lucrativos para seus usuários. No entanto, tanto os traders quanto os investidores ficam sujeitos a obstáculos no caminho da rentabilidade. Antes de decidir o que fazer, é melhor avaliar seus objetivos e expectativas, bem como quais recursos você tem em mãos e se eles seriam suficientes para permitir que você opere ou invista.

  • 994

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera