1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. É uma Boa Ideia Preparar-se para Aposentar Agora?
2023-12-21 • Atualizado

É uma Boa Ideia Preparar-se para Aposentar Agora?

Retirement_1.jpg

Poupar para Aposentar: Prós e Contras

Faz sentido começar a poupar para a sua aposentadoria enquanto você é jovem? Confira as opiniões e decida o que é melhor para você.

A juventude é despreocupada e tende a não pensar no futuro. Enquanto isso, a aposentadoria virá para todos nós, mudando tudo, tanto emocional quanto financeiramente. É uma boa ideia preparar-se para a terceira idade antes dela chegar?

Os argumentos podem variar e em muito dependem da sua renda, região e características pessoais. Reunimos as opiniões mais populares. Com quais delas você concorda?

PRÓS

  • Quanto mais cedo conseguir uma renda passiva, menos precisarei trabalhar para ter dinheiro

Se você começar a poupar cedo 10% da sua renda, pode se aposentar aos 40 e curtir a vida sem acabar com a sua coluna trabalhando.

Muitas pessoas se aposentam cedo atualmente e aproveitam a vida enquanto ainda estão jovens e ativas. A melhor forma de fazer isso é estabelecer uma boa renda passiva por meio do investimento em imóveis, ações, etc. Quanto mais cedo você começar, melhor.

  • Poupar dinheiro não é tão difícil

Investimentos, cashback, aplicativos de planejamento de orçamento — são várias as formas de poupar dinheiro aos poucos. Você só precisa começar.

Primeiramente, você precisa começar a monitorar as suas despesas e mudar os seus maus hábitos financeiros. Abra uma conta-poupança para grandes compras ou viagens caras. Pouco a pouco, você verá como funcionam os seus fluxos de caixa e aprenderá a lidar com eles.

  • É aconselhável sacrificar um pouco agora para evitar problemas financeiros quando estiver velho

O aspecto emocional do ato de poupar também importa. Muitas pessoas não abrem mão de fazer algo que desejam AGORA em nome de algo que só acontecerá em 20-30-40 anos.

Entretanto, muita gente prefere não confiar no Estado, optando por fazer um pequeno esforço antes que seja tarde demais. Poupar enquanto você está jovem é mais fácil que trabalhar quando você já está velho.

CONTRAS

  • É impossível poupar dinheiro para se aposentar se a sua renda não for suficientemente alta

Poupar 10% da sua renda não vai lhe ajudar se você vive de salário mínimo. Pelo contrário, é o pior que você pode fazer com o seu dinheiro.

Neste caso, é mais aconselhável investir em formação e acompanhar a demanda do mercado de trabalho.

  • A inflação vai arruinar minhas economias de qualquer jeito

Seus planos de aposentadoria dependem amplamente da economia local. Em certos países, a instabilidade econômico inviabiliza poupanças a longo prazo — daqui a 10-20 anos, o dinheiro que você poupou não valerá nada. Então para que se dar o trabalho?

Se você ainda deseja poupar dinheiro em meio ao tumulto econômico, é melhor investir em ouro ou escolher outros ativos de porto seguro.

  • Quero gastar o meu dinheiro enquanto estou jovem e tenho muitas necessidades

A maioria dos jovens com renda na média/abaixo da média preferem curtir o dinheiro agora enquanto estão jovens. Vivemos só uma vez, e os mais velhos consomem menos.

Cenário alternativo

  • Investir em vez de poupar
Retirement_2.jpg

Se poupar dinheiro para se aposentar não parece uma boa ideia para você, pode ser uma boa alternativa investir — isso permite que a pessoa multiplique seus fundos e tenha uma fonte de renda estável quando estiver aposentada.

Isso combina a liberdade de um aposentado com a independência financeira de um empregado — você não pode ser demitido, não precisa ir ao escritório e tem a liberdade de passar tempo com a sua família e fazer o que gosta.

O que você acha?

  • 1482

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera