1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Chamada de margem: o que é e como evitar
2024-05-27 • Atualizado

Chamada de margem: o que é e como evitar

cover.png

Você provavelmente já ouviu falar de uma surpresa desagradável para os traders: a chamada de margem. E esperamos que você nunca tenha experimentado o mal que ela faz ao seu dinheiro.

Uma chamada de margem é a exigência da corretora para que o trader aumente o valor de sua conta de margem para um saldo mínimo definido pela própria corretora. Infelizmente, alguns que negociam com margem não têm ideia dos riscos relacionados.

Mas, por mais ameaçadora que uma chamada de margem possa soar, o medo dela não impediu traders ambiciosos de alavancar suas carteiras. Então, vamos tentar simplificar este termo que causa problemas nas contas dos traders e descobrir o que é uma chamada de margem e como evitá-la. Porque prevenido vale por dois.

Destaques

  • As chamadas de margem ocorrem quando o valor da conta do trader fica abaixo do nível de manutenção de margem exigido por sua corretora.
  • Os traders podem acionar uma chamada de margem ao negociar com alavancagem alta e dinheiro insuficiente em suas contas.
  • As chamadas de margem geralmente acontecem durante períodos de alta volatilidade ou movimentos inesperados no mercado.
  • Para atender a uma chamada de margem, os traders podem depositar mais fundos ou fechar algumas posições.
  • Os traders podem evitar chamadas de margem ao entender os requisitos de margem, usar ordens Stop Loss (Perda Máxima), dimensionar posições e entender claramente sua estratégia de trading.

O que é a chamada de margem

A chamada de margem refere-se à margem de trading, um método popular entre os traders para aumentar seu poder de compra e fazer trades maiores. Ao abrir uma conta de margem, as pessoas podem negociar com margem, o que significa que usam seu próprio dinheiro e pedem dinheiro emprestado de uma corretora para negociar instrumentos específicos. A negociação com margem pode trazer grandes lucros, mas também causar grandes perdas.

“Usar a margem é ótimo quando o mercado se move conforme o esperado, mas uma chamada de margem é terrível.”

Ela vem com um risco inerente do qual os traders devem estar cientes — chamadas de margem indicam que os instrumentos mantidos na conta de margem diminuíram de valor. Simplificando, uma chamada de margem acontece quando o valor da conta do trader cai abaixo do nível de manutenção de margem exigido e definido por sua corretora.

Sim, toda corretora tem seus requisitos mínimos de manutenção que devem ser atendidos pelos traders ao operar com margem. Algumas corretoras têm um nível mínimo de manutenção maior do que outras, com algumas exigindo de 30 a 40%. A FBS exige 40% do nível mínimo de margem para fornecer as condições mais convenientes para seus traders.

O que aciona uma chamada de margem

As chamadas de margem podem ser acionadas por vários fatores, mas o motivo mais comum é operar com alta alavancagem e usar fundos insuficientes na conta. Quando os traders usam alavancagem, na verdade eles estão pedindo dinheiro emprestado de sua corretora para abrir posições maiores.

No entanto, a alavancagem pode se virar contra os traders durante alta volatilidade do mercado, incerteza econômica ou mudanças drásticas de preços, levando a perdas cruciais que podem acabar rapidamente com o valor de suas contas.

A estratégia de trading errada e mal construída também pode acionar uma chamada de margem.

Quando acontece uma chamada de margem

As chamadas de margem geralmente acontecem durante alta volatilidade do mercado ou movimentos inesperados nos preços. Notícias, eventos, relatórios econômicos ou outros fatores podem fazer com que o mercado se mova abruptamente. No entanto, chamadas de margem podem ocorrer a qualquer momento.

Os traders que usam alta alavancagem e não têm fundos suficientes para cobrir suas perdas são mais propensos a sofrer uma chamada de margem durante as horas voláteis do mercado.

Como atender uma chamada de margem

Se um trader receber uma chamada de margem, ele deve atendê-la imediatamente, mas dentro da data de vencimento especificada, que geralmente varia de dois a cinco dias.

Para atender a uma chamada de margem, os traders têm duas opções:

  1. Depositar fundos adicionais em uma conta. Depositar mais dinheiro pode aumentar o valor da conta e trazê-la de volta a um patamar superior ao nível de manutenção de margem exigido.
  2. Fechar algumas posições. Fechar algumas ordens pode ajudar a reduzir o risco geral e evitar mais perdas.

Quando ocorre uma chamada de margem, o trader deve optar por depositar fundos adicionais ou fechar algumas das posições abertas na conta. Caso contrário, a corretora pode fechar uma parte de suas posições que seja suficiente para trazer seu saldo de volta à conformidade, às vezes sem aviso prévio.

Os traders que atenderam a uma chamada de margem podem entrar em contato com sua corretora para determinar a data de vencimento e possíveis soluções. A propósito, a FBS tem suporte ao cliente multilíngue 24 horas, pronto para responder às perguntas dos clientes.

frame.png

Como evitar uma chamada de margem

Se você não entender o conceito de margem para trading e como funciona uma chamada de margem, provavelmente experimentará o choque de ver sua conta evaporar.

Mas os traders podem evitar esse evento prejudicial. Aqui estão algumas dicas para evitar chamadas de margem:

  • Opere com clara compreensão.

Antes de negociar com margem, considere cuidadosamente se você realmente precisa disso. Se precisar, entenda o significado de trading com margem, volatilidade e estratégia de trading e aplique técnicas de gerenciamento de risco para reduzir grandes erros.

  • Saiba sobre os requisitos de margem ANTES de executar uma ordem.

Ao conhecer todos os detalhes, você pode escolher a alavancagem adequada e garantir que tenha fundos suficientes para cobrir suas operações. Além disso, monitore suas ordens e saldo de margem regularmente.

  • Use ordens Stop Loss (Perda Máxima) ou Trailing Stop (stop móvel).

Essas ordens podem limitar suas perdas e impedir que o valor de sua conta caia abaixo do nível de manutenção de margem exigido.

  • Aumente as posições em vez de inserir tudo de uma vez.

O aumento significa que você começa pequeno e expande de forma constante: você abre uma ordem mini e, em seguida, adiciona mais à medida que o preço se move a seu favor, alterando o Stop Loss. Assim, você pode reduzir os riscos e escolher a alavancagem adequada.

Com essas dicas, uma estratégia bem construída e aprendizado constante, você pode evitar chamadas de margem em sua jornada de trading.

Como calcular uma chamada de margem: fórmula e exemplo

Digamos que um trader tenha uma conta de margem com USD 20.000 e decida comprar 500 ações da XYZ a USD 50 por ação. O custo total da ordem seria de USD 25.000 (USD 50 por ação x 500 ações).

Supondo que a corretora tenha uma exigência de margem de 50%, o trader deve colocar USD 12.500 (50% de USD 25.000) e pedir emprestado à corretora os USD 12.500 restantes para concluir a compra.

Se o valor da ação XYZ cair para USD 40 por ação, o valor total da ordem será de USD 20.000 (USD 40 por ação x 500 ações), igual ao saldo inicial na conta de margem do trader.

No entanto, o trader ainda deve a corretora os USD 12.500 que pegou emprestado para comprar as ações. Uma vez que o valor do investimento caiu abaixo do requisito de margem de 50%, o trader recebe uma chamada de margem da corretora para depositar fundos ou ativos adicionais para trazer a conta de volta ao nível de margem exigido.

Para calcular o valor da chamada de margem, a corretora utiliza a mesma fórmula do exemplo anterior:

Valor da chamada de margem = (Valor atual dos ativos na conta x exigência de margem) - saldo da conta

Nesse caso, o valor da chamada de margem seria:

Valor da chamada de margem = (USD 20.000 x 50%) - USD 12.500

Valor da chamada de margem = USD 10.000 - USD 12.500

Valor da chamada de margem = USD -2.500

Portanto, o trader deve depositar USD 2.500 adicionais para atender à chamada de margem e manter sua posição nas ações XYZ. Se o trader não cumprir a chamada de margem, a corretora pode liquidar algumas ou todas as ordens abertas para cobrir a dívida pendente.

Quão arriscado é o trading com margem

A negociação se torna mais arriscada quando se trata de trading com margem. Ao amplificar os ganhos, ela pode também amplificar as perdas. O uso de alavancagem pode acabar rapidamente com a conta de um trader se o mercado se mover contra ele. Além disso, chamadas de margem podem ser estressantes e difíceis de gerenciar em mercados que mudam rapidamente.

As pessoas que desejam negociar com margem devem ter uma sólida consciência do mercado e tolerância ao risco. É essencial considerar cuidadosamente os riscos do trading com margem antes de iniciar.

Moral da história

O trading com margem pode ser uma maneira lucrativa de negociar e aumentar os lucros potenciais, mas apresenta riscos mais altos. Os traders que desejam operar com margem devem entender os mercados, a negociação com margem e a tolerância ao risco. Fundos adicionais para atender a uma chamada de margem no caso de acontecer uma também são necessários. Se os traders receberem uma chamada de margem, eles devem atender rapidamente aos requisitos e evitar que os títulos sejam liquidados.

  • 1474

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera