1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Flutuação no Mercado: Dicas para Operar em um Mercado Flutuante
2023-12-22 • Atualizado

Flutuação no Mercado: Dicas para Operar em um Mercado Flutuante

1.png

Mito: aleatoriedades

Você já parou para observar a natureza? Muita coisa — como a trajetória de uma abelha — pode parecer aleatória, mas não é. Não há nada de aleatório na natureza. As coisas parecem aleatórias apenas quando não se o porquê desse ou daquele objeto ter ido em determinada direção. O cérebro costuma ficar sobrecarregado diante do desafio de compreender várias coisas acontecendo simultaneamente. No mercado é a mesma coisa.

Olhando os gráficos, especialmente nos timeframes menores, os movimentos do preço também parecem aleatórios e imprevisíveis. Mesmo assim, há motivos por trás das movimentações do dólar, do euro, da libra, e de todas as outras moedas e commodities, tal como as vemos.

O problema é que os gráficos vistos no terminal de trading oferecem uma quantidade limitada de informação. Para estudar a fundo um determinado par de moedas, deve-se saber várias coisas:

  • Número e valor das operações em dado momento.
  • Como essa dinâmica muda com o tempo.
  • Que tipos de traders se envolvem no trading e quais são seus investimentos.
  • A intensidade da operação em cada instrumento.

Conhecer esses aspectos facilita muito entender e prever aonde pode ir o preço, pois neste caso você passa a enxergar seus mecanismos internos. O MetaTrader, porém, não mostra isso. E agora, o que fazer?

Realidade: reações

Os traders que operam no mercado são como engrenagens: milhões de engrenagens girando, fazendo funcionar o mecanismo do mercado e movimentando os preços em direções diferentes. Os traders reagem de forma sistemática. Eles não decidem aleatoriamente quando e o que comprar ou vender. Eles são o elemento que precede o resultado final da cadeia de acontecimentos, que é o preço. Logo, conhecer esse penúltimo elemento permite medir a força que está movimentando o preço. Mas se você não pode fazer isso — e realmente não pode no MetaTrader —, o que pode fazer é voltar ao primeiro elemento da cadeia de acontecimentos: as notícias.

Funciona desta forma: os traders levantam, tomam café, leem o noticiário e, com base nessas notícias, fazem novas operações e ajustam as existentes. Portanto, o que você deve fazer é ficar de olho no noticiário em vez de ficar de olho em outros traders. Isso lhe permitirá fazer uma ligação direta entre os acontecimentos (os aspectos fundamentais) e o mundo do mercado (os preços).

Primeiro: acompanhe o noticiário. A regra geral é esta: boas notícias fazem a moeda relacionada subir, más notícias fazem a moeda cair.

Segundo: marque os níveis técnicos. Números inteiros e níveis bem claros de suporte e resistência têm grande importância na psicologia de massas dos traders. E eles são milhões. A resistência de 1,0000 em si não pressiona o preço. Porém, se o preço atinge esse nível algumas vezes e então vira, esse nível ganha importância, mesmo quando a análise fundamentalista indica que ele será atravessado. Não precisa ser um número inteiro — qualquer nível está sujeito a atuar como suporte ou resistência. Basta usar o bom senso: se observar que o preço bateu mais de uma vez em um mesmo nível, então esse nível tem algo de importante. Marque-o e analise-o.

Terceiro: tendências. Aspectos fundamentais têm esse nome porque atuam de forma fundamental, isto é, seus desdobramentos são mais que meramente momentâneos. O humor do mercado pode mudar, mas isso não é mais do que uma oscilação em torno de certas tendências. Essas tendências se formam com as medidas tomadas por governos e bancos centrais. Quando o mercado fica sabendo que a taxa de juros subiu ou caiu em certo país, não são só as emoções que entram em jogo. São processos objetivos — como aumento ou diminuição do dinheiro em circulação, ritmo de consumo, poupança, crédito etc. — que fazem a economia.

Grandes empresas, bancos e governos movimentam esses aspectos fundamentais. Estes, por sua vez, ditam a demanda e a oferta das moedas. É isso que gera as tendências. Lei da inércia: um dado par de moedas continuará em uma tendência maior enquanto o cenário fundamental que deu origem a essa tendência permanecer inalterado. Você não deve ficar confuso com o humor do mercado, da mesma forma que não deve ficar confuso com os sentimentos de outras pessoas. Quando o assunto é gente, você olha as atitudes. Quando o assunto é preço, você olha as atitudes dos peixes grandes da economia. Eles ditam a tendência, você a percebe, marca ela, faz extrapolações, verifica ao longo do tempo e tira proveito do cenário.

Quarto: isso leva tempo. O mero conhecimento de que o mercado não é aleatório não serve de instrumento para operar nele. Ele simplesmente elimina o medo fundamental que lhe rouba a consciência. Eliminado esse medo, você deve continuar operando. Levará meses para se acostumar com o mercado. De qual outro jeito conseguiria imaginar o processo de ganhar dinheiro em algo que é feito por milhões de pessoas? Mas vá com calma. Não é aleatório, mas também não é fácil. Tempo e pressão — equilibre esses fatores nos seus estudos e terá sucesso.

Leia também

  • 3291

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera