1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Melhorando as vidas dos alunos de Mae Chaem, Tailândia
2023-12-21 • Atualizado

Melhorando as vidas dos alunos de Mae Chaem, Tailândia

A educação infantil em áreas rurais sempre foi um tema emocionante para nós. Pais de bairros pobres não têm condições de matricular seus filhos em boas escolas, isso quando eles têm a oportunidade de enviá-los à escola. Escolas rurais funcionam principalmente com o entusiasmo dos professores, que podem somente contribuir com o que têm. Não há dinheiro suficiente para livros, uniformes, materiais didáticos adequados e as crianças frequentemente carecem de energia para estudar, tendo que ajudar seus pais em casa e muitas vezes encarando uma longa viagem de ida e volta da escola. O processo educacional sofre e as crianças tendem a abandonar os estudos, contribuindo para o ciclo de pobreza.

thai kids blog1.jpg

Decidimos visitar um desses lugares para ver a situação de perto, oferecer ajuda onde ela é realmente necessária e, acima de tudo, jogar luz sobre o problema da educação infantil. 

Há um pequeno vilarejo rural nas montanhas da região de Mae Chaem, na Tailândia. Seus habitantes são pessoas trabalhadores que passam a maior parte do tempo na lavoura. Ter um emprego na agricultura de baixa renda não gera dinheiro suficiente para permitir luxos como materiais didáticos, nem mesmo roupas quentes. 

A maioria dos moradores não consegue fornecer a seus filhos tudo o que eles precisam e, ademais, espera-se das jovens crianças que ajudem seus pais nas plantações. Pessoas que trabalham nos campos de arroz dificilmente mandam suas crianças à escola por muito tempo, necessitando mantê-las em casa para as tarefas domésticas. 

A Baan Sam Sop é a escola mais próxima do vilarejo, situada a cerca de uma hora a pé de casa, por meio de um terreno perigoso e difícil que não pode ser atravessado em um veículo. Crianças pequenas têm que encarar uma verdadeira aventura para ir à escola todos os dias e, embora acostumadas a isso e até mesmo parecendo otimistas, os perigos da estrada são uma realidade dura. Os moradores recordam até hoje uma terrível tragédia que aconteceu há muito tempo, quando algumas crianças do vilarejo morreram sob rochas que caíram de uma encosta no caminho usual para escola. 

21533976.jpg

(A estrada para a Baan Sam Sop passa por lugares lindos, mas frequentemente perigosos)

À medida que os habitantes falam sobre a estrada, percebe-se que não é o terreno difícil ou o mau tempo que os incomoda; eles sabem que não há outra escola e não poderiam mudar o caminho. O maior problema é que eles não têm condições de adquirir roupas quentes para suas crianças. Em média, cada garoto e garota neste vilarejo tem apenas uma ou duas roupas, o que não é suficiente para sustentar-se confortavelmente no frio. O clima nas montanhas pode ser traiçoeiro: o tempo quente muda para frio muito rapidamente.

Quando o sol nasce, as crianças do vilarejo se preparam para a longa e fria jornada rumo à escola. Seu caminho se encontra pelas montanhas repletas de rochas instáveis, estradas lamacentas longas e traiçoeiras e pontes bem fracas. 

O otimismo e a determinação extraordinários ajudam as crianças a superar todos os obstáculos em seu caminho rumo ao saber. Elas aprendem desde pequenas que tudo, incluindo o conhecimento, deve ser conquistado. Nós acreditamos, porém, que todo trabalho duro deve também ser recompensado.

Após uma conversa com as crianças, o professor da escola Baan Sam Sop e alguns dos pais tiveram uma ideia sobre o que seria o melhor presente para elas. Nossa equipe tirou as medidas de cada criança e desenhou um novo uniforme escolar que melhor se adequará a elas.

Ao criar o uniforme, consideramos algumas coisas: em primeiro lugar, ele deve ser quente. A principal preocupação dos pais era o tempo frio, então tivemos que utilizar os devidos materiais para manter as crianças aquecidas. A segunda qualidade essencial era que o uniforme fosse leve e folgado, de modo a não restringir os movimentos. As crianças percorrem grandes distâncias e frequentemente têm que vencer obstáculos em seu caminho. E, finalmente, o uniforme deve ser durável o suficiente para suportar uma longa caminhada por florestas densas e ser fácil de lavar após passar por estradas lamacentas. 

Retornamos a Mae Chaem, desta vez levando presentes: uniformes feitos especialmente para as crianças da escola Baan Sam Sop, materiais didáticos e comida para merenda. As crianças ficaram felizes, assim como nós também ficamos. Este exemplo verdadeiramente inspirador das crianças de Mae Chaem mostra que, não importa quem você seja nem de onde venha, você pode sempre criar para si mesmo uma oportunidade e conquistar algo maior; tudo que você precisa é estar determinado e acreditar em si mesmo.

O caminho para o sucesso muitas vezes é repleto de pedras e passa por pontes frágeis, mas sempre estaremos ao seu lado, não importa o que aconteça. 

  • 3740

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera