1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Nassim Taleb: matemático e trader genial
2023-05-26 • Atualizado

Nassim Taleb: matemático e trader genial

Nassim Nicholas Taleb é um dos melhores pensadores originais da era moderna. Ele merece todo o reconhecimento que tem, pois ganhou muito dinheiro fazendo coisas que os outros não tinham feito ou nem mesmo ousado fazer.

Este elitista, pretensioso e esperto homem nasceu em 1960, em Amioun, no Líbano, filho do Dr. Najib Taleb — oncologista e pesquisador em antropologia — e sua esposa, Minerva Ghosn. Sua família era abastada e formada por influentes fiéis ortodoxos gregos, uma religião minoritária até mesmo em um país de religiões minoritárias. Seu avô e bisavô foram primeiros-ministros adjuntos, enquanto seu tetravô foi governador da província otomana do Monte Líbano.

Taleb se formou como bacharel e mestre das ciências pela Universidade de Paris. Ele tem um MBA da Wharton School na Universidade da Pensilvânia e um PhD em Ciências de Gestão (sua tese abordou a matemática dos preços de derivativos) pela Universidade de Paris (Dauphine), sob a orientação de Hélyette Geman.

Ele começou como trader, trabalhou como analista quantitativo e administrou sua própria firma de investimentos. No entanto, quanto mais ele estudava estatística, mais ele se convencia de que todo o sistema financeiro era um barril de pólvora prestes a explodir. 

Ele ficou famoso por escrever livros como Fooled by Randomness (Enganados pela aleatoriedade, em tradução livre) e A Lógica do Cisne Negro, que desafiaram as visões convencionais dos modelos financeiros e as estatísticas matemáticas nas quais eles se baseiam. 

Nos anos 80, Nassim Taleb trabalhou como market maker no mercado de opções, o que significa que ele ganhou a maior parte de seu dinheiro dando suporte ao fluxo dos clientes. Ele vendia opções por preços ligeiramente maiores do que os preços de compra, contando com o equilíbrio das ordens para que ele obtivesse uma pequena posição líquida. Quando esta posição subia demais, ele mudava seus preços para equalizar as coisas.

Nassim era um trader lucrativo e tinha bom sucesso, mas seu grande triunfo veio com a quebra do mercado de ações de 19 de outubro de 1987. Ele tinha acumulado uma grande posição em puts de futuros de Eurodollar que valiam quase nada. O futuro Eurodollar é uma aposta na taxa de juros bancária de três meses, que paga $25 pelo movimento de um ponto de base (tal como de 7,5% para 7,51%). Um dia de atividade intensa geralmente apresenta movimentação de 10 pontos de base, $250 por contrato. Mas no dia 19 de outubro de 1987, houve uma movimentação 10 vezes este valor, $2.500 por contrato, à medida que as taxas iam de cerca de 7,5% para 8,5%.

As oscilações em uma put do tipo out-of-the-money (que rende quando as taxas de juros sobem) são ainda maiores. Uma put a curto prazo a 8% poderia vender por $100 quando as taxas estavam a 7,5%, mas chegou a valer possivelmente $1.500 quando as taxas foram para 8,5%. 

Nassim tinha puts desse tipo suficientes para ganhar $35 milhões. Essa foi de longe sua maior vitória nos mercados, e ele atribuiu isso à sorte. Ele começou a pensar que cinco anos de trabalho constante valiam menos que um golpe de sorte.

Pode-se dizer que pessoas com muito dinheiro podem praticar estratégias que sejam ridículas ou perigosas, ou que pudessem levar pessoas com menos capital à falência, e que a sorte ainda exerce seu papel, mas isso não exclui o fato de que Nassim Taleb é um trader genial.

As previsões mais famosas de Taleb

Em 2003, Nassim Taleb previu uma alta probabilidade de colapso da instituição Fannie Mae, financiada pelo governo. Enquanto a Fannie Mae era tida como expert altamente confiável em gestão de riscos no mercado de hipotecas, Taleb analisou seus riscos e fez uma análise extremamente negativa. Ele a comparou a sentar em um barril de pólvora com um pavio muito curto. Essa previsão causou uma onda de revoltas e muitos ataques no mundo financeiro, mas ela finalmente se concretizou. Eventualmente, o colapso da Fannie Mae custou aos contribuintes dos EUA centenas de bilhões de dólares.

Em 19 de outubro de 1987, na Segunda-feira Negra, quando o Dow Jones Industrial Average caiu 22,6%, Taleb lucrou cerca de $40 milhões. Foi a maior queda de mercado na história moderna. A ocorrência deste evento se deve a fatores que ninguém — salvo Nassim Taleb — poderia imaginar no dia anterior. Posteriormente, isso foi qualificado como um Cisne Negro.

Em suas previsões para o futuro próximo, ele garante que por enquanto não há motivos para ter medo de uma terceira guerra mundial, pois os países capazes de começá-la preferem fazê-lo por meio de outros. Ele fala sobre o "Cisne Negro" do confronto entre o Ocidente a China ou o Ocidente e o Islã.

Então qual é a estratégia de negociação de Nassim Taleb?

Taleb se considera mais um pesquisador da aleatoriedade do que um homem de negócios e diz que usou o trading para conquistar liberdade e independência de autoridade.

1. Taleb faz apostas em eventos difíceis de se prever (Cisnes Negros).

Taleb define "Cisnes Negros" como eventos raros de difícil previsão que acontecem inesperadamente, acarretam em consequências positivas ou negativas e afetam fortemente todo o sistema inicial. 

2. Ele protege o dinheiro de seus investidores contra os “Cisnes Negros“ negativos.

Taleb foi um pioneiro no tail risk hedging (agora chamado de "proteção do cisne negro"), no qual investidores têm seguro contra movimentações de mercado extremas. Ele diz que colher dividendos da forma que ele o fez significa residir na terra do "Mediocristão" em vez do "Extremistão".

O Mediocristão representa os eventos que podem ser previstos com base em dados anteriores. Pegue 1000 pessoas do mundo inteiro. Um africano e um Chukchi, o homem mais obeso do mundo e uma mulher chinesa. O valor médio (2 olhos, peso médio, 4 membros e m) lhe dará uma imagem completa das propriedades da amostra inteira. Nem a pessoa mais larga do mundo fará mudanças significantes na média.

O Extremistão descreve os fenômenos sociais, não físicos. Tome a prosperidade financeira de 1000 pessoas mundo afora. Acrescente a esta amostra, por exemplo, Bill Gates. 99,9% da renda média dessa amostra corresponderá a Bill Gates (e não dirá nada a respeito da amostra de 1000 pessoas). "No Extremistão, a desigualdade é tão grande que um único exemplo pode provocar um aumento desproporcionalmente grande na quantia geral ou agregada", diz Taleb.

3. Nassim Taleb mantém equilíbrio entre o risco de ganhar e a necessidade de retenção máxima de fundos.

Como trader, sua estratégia tem sido proteger os investidores contra crises enquanto colhe os frutos de eventos raros (Cisne Negro). Assim, sua carreira comercial tem incluído várias boladas seguidas de longas secas.

4. A posição básica que ele gosta de manter é vender opções at-the-money e comprar opções out-of-the-money; tanto puts quanto calls. 

A ideia é que as pessoas superestimam a chance de ocorrência de uma movimentação de tamanho normal. Você ficará rico em geral apostando sistematicamente que ou nada acontecerá ou algo grande ocorrerá.

Seu livro “Dynamic Hedging” fala sobre o comércio de opções do ponto de vista do praticante. Ele diz que deve-se realmente saber o que se faz. Deve-se, além de entender como este complicado negócio funciona, saber explorar os casos atípicos.

5. A estratégia de Taleb se baseia na ideia de que algumas opções são sistematicamente precificadas de forma errada devido à grossura das caudas das distribuições de probabilidade dos retornos de mercado. 

Ao usar essa estratégia, você deve estar preparado — financeira e psicologicamente — para manter a calma quando sentir que está "perdendo" dinheiro há anos. Basta ganhar 1 vez para recuperar tudo!

Taleb diz que ele fez fortunas usando este método várias vezes ao longo das últimas duas décadas. A estratégia pode fazer retornos ilimitados em um movimento de mercado muito grande. Por que não conferi-la?

Leia também

  • 14608

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera