1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Psicologia do trader: como lidar com o FOMO?
2023-07-14 • Atualizado

Psicologia do trader: como lidar com o FOMO?

cover.png

Você já se pegou em uma situação em que sentiu ansiedade por ter medo de ficar de fora de uma oportunidade de negociação específica? Se sim, você deve aprender a lidar com isso. Se não, é melhor você explorar esta questão agora, pois o trader prevenido vale por dois. Este artigo fala detalhadamente sobre a síndrome de FOMO na negociação, como ela interfere na sua carreira de trading e dá dicas de como superá-la.

O que é FOMO no trading?

FOMO é uma sigla para o termo “fear of missing out”, ou “medo de ficar de fora”, um problema psicológico generalizado entre os traders. O FOMO acontece quando um trader se sente desconfortável com o medo de perder uma negociação potencialmente lucrativa.

Estamos todos bem cientes de que o processo de tomada de decisão é um caminho cheio de percalços, especialmente no trading. Às vezes, os traders obcecados por altos retornos tornam-se emocionalmente instáveis e cometem erros por ganância ou por uma sensação de fracasso. Portanto, essas decisões irracionais arruínam o sucesso potencial dos traders.

O comportamento de FOMO no trading

Muitas vezes, o fenômeno do FOMO ocorre quando os traders se comparam aos profissionais de sucesso, que colecionam grandes conquistas e riquezas incalculáveis. Um trader comum cede ao desespero e segue as tendências do mercado sem uma análise abrangente e um mindset claro para alcançar a imagem ideal de operador.

Por exemplo, o FOMO aparece quando uma tendência de alta cresce. Sua negociação é afetada pelo sentimento do mercado, pelas notícias e pela crescente empolgação de entrar ou sair do mercado com o crescimento constante dos preços. Portanto, o FOMO obscurece a mente dos traders e os obriga a tomar decisões com base no medo da perda de lucros. Digamos que você abra uma negociação no auge do crescimento. Então, o mercado começa a recuar, mas você ainda não fecha uma negociação por causa do FOMO, pensando que não é o fim. No entanto, a tendência de queda duradoura ocorre e você percebe seu fracasso.

1992_fomo_graph 2.png

No trading, FOMO é uma tendência de fazer uma negociação sob a pressão do instinto de manada, a influência de redes sociais ou um sentimento de inveja, esquecendo-se da estratégia. Milhões de traders ainda se arrependem de não terem comprado bitcoins quando custavam uma quantia irrisória. O mesmo aconteceu com as ações da Tesla quando a empresa chegou ao mercado em 2010 com uma oferta pública inicial de USD 17 por ação. Os traders acreditam que perderam uma grande chance de se tornarem ricos e bem-sucedidos ao ver o preço desses ativos aumentando, enquanto outros conseguiram ganhar milhões e bilhões de dólares. Como resultado, eles manifestam o FOMO nas oportunidades parecidas seguintes. As publicações nas redes sociais dos traders supostamente bem-sucedidos apenas alimentam o FOMO.

Outro exemplo de comportamento de FOMO é entrar novamente no mercado, movendo-se na mesma direção após a realização de lucros. Esses traders supõem que, ao lucrar com metade da tendência do mercado, eles perdem para traders mais progressistas. Assim, buscam corrigir imediatamente a situação reabrindo as posições.

O FOMO leva os traders a agir impulsivamente, sentindo arrependimento, ganância e inveja. É por isso que o norte deles é com base em muitos fatores inapropriados, ao invés de uma análise de mercado abrangente com uma estratégia de negociação bem planejada. Os principais formadores de mercado nunca perdem a oportunidade de manipular os traders com FOMO, induzindo-os a tomar decisões insensatas. A maioria daqueles que seguem a multidão acabam perdendo. A propósito, cerca de 56% dos traders sofrem de FOMO.

As características de um trader com FOMO

Aqui preparamos uma lista das características de um trader com FOMO:

  • é guiado pelo instinto de manada;
  • demonstra impaciência;
  • concentra-se na riqueza incalculável;
  • sente falta de confiança;
  • opera sem uma estratégia de negociação abrangente e um plano de gerenciamento de risco.

1992-02.png

Os fatores que podem causar FOMO

Como o FOMO é uma condição psicológica, vários gatilhos podem causar isso na mente dos traders. Vamos discutir alguns desses gatilhos.

  • Redes sociais e canais do Telegram. Redes sociais como Facebook, Instagram e Reddit têm diferentes comunidades de trading que fornecem informações sobre empresas e negociações, incluindo conselhos, dicas, anúncios e convites para atividades de negociação específicas, bem como canais de trading no Telegram contendo os mesmos tipos de informações. Esses recursos podem criar uma ilusão de multidão triunfante que segue as recomendações dadas, aumentando a ansiedade entre os traders comuns que temem serem deixados de fora quando parece que todos estão fazendo uma bolada.
  • Notícias. Não há dúvida quanto à importância das notícias no trading. Notícias sempre geram certos sentimentos. Algumas notícias causam pânico e ansiedade, levando os traders a tomar decisões rápidas e insensatas. Assim, um trader pode entrar no mercado para evitar perder o possível lucro devido ao FOMO decorrente de algumas notícias.
  • Volatilidade do mercado. O FOMO tem maior probabilidade de surgir em um momento de alta volatilidade do mercado. Quando um trader observa flutuações acentuadas de preços para cima ou para baixo, há um grande desejo de entrar no mercado sem ter uma análise detalhada.
  • Série de vitórias. Quando você faz muitos negócios bem-sucedidos em sequência, você se torna imparável e fica animado com a possibilidade de mais ganhos. No entanto, sua busca pela vitória e o medo de perder o possível lucro subsequente podem obscurecer sua mente e fazer com que você opere além do seu plano de trading, causando uma catástrofe.
  • Série de derrotas. Se um trader enfrentar muitas perdas consecutivas, ele provavelmente ficará nervoso e chateado, desejando compensar as perdas. Esta situação deplorável dá origem ao medo de perder qualquer bom lucro enquanto o preço se move em uma direção favorável. Assim, um trader entra no mercado liderado por suas emoções, em vez de lógica e pensamento crítico.

Por que o FOMO é fatal para os traders

Como já mencionamos, o FOMO é bastante destrutivo para os traders. É uma grande barreira para o seu aperfeiçoamento como trader, bloqueando a sensatez e a racionalidade na negociação. Todos os traders devem fazer o possível para evitar o FOMO. Estas são algumas razões:

  • Perdas inevitáveis. No trading, é vital manter a cabeça fria e objetiva, enquanto o FOMO leva a emoções excessivas e uma quase inconsciência. Somente aderindo a um plano de trading bem desenvolvido, realizando uma análise de mercado abrangente e estabelecendo um plano de gerenciamento de risco completo que você pode se tornar um trader profissional. Os casos de obtenção de lucros sem as ferramentas de trading mencionadas são ocasionais e, nessa situação, as perdas significativas são apenas uma questão de tempo.
  • Violação da disciplina. Todo mundo sabe que a disciplina é crucial no trading. Ela mantém sua carreira de trading estável e ajuda a evitar falhas e burnout profissional. O comportamento de FOMO arruína sua disciplina de trading, levando ao agravamento dos riscos, à não observância dos planos de trading, à instabilidade emocional e, mais cedo ou mais tarde, a perdas significativas.
  • Problemas ao colocar uma ordem Stop Loss (Perda Máxima). Há uma grande probabilidade de que, devido ao medo de perder uma operação lucrativa, você entre no mercado quando a alta já começou e o preço está na faixa intermediária. O FOMO faz com que você abra uma negociação atrasado e o expõe a um risco de mais drawndowns.
  • Drawdown. Portanto, você pode sofrer retrações de drawndown significativas e sua taxa de retorno necessária será baixa, pois você deve colocar uma Stop Loss ampla para sobreviver.
  • Maus hábitos de negociação. Conseguir lucrar com algumas negociações feitas sob influência do medo de perder um possível lucro não significa que você deva sempre negociar dessa maneira. No fim das contas, a sequência de vitórias terminará e você sofrerá perdas devastadoras.

Como lidar com o FOMO

O FOMO é seu inimigo e você deve saber como retirá-lo do seu caminho para ter grandes conquistas no trading. Aqui preparamos uma lista de dicas sobre como evitar o medo de ficar de fora:

  1. Aceite o problema.

    Não tente evitar o medo de perder algumas oportunidades de negociação com os impactos emocionais decorrentes dele. Aceitar o problema psicológico é o primeiro passo para a cura e uma negociação bem-sucedida.

  2. Desenvolva sua disciplina de negociação.

    É vital planejar sua rotina de negociação. Convém definir seus horários de trabalho e de descanso, sendo o horário de trabalho também planejado em detalhes. Esse autogerenciamento torna os traders confiantes e estáveis em seu desempenho, excluindo negociações em pânico e ações irracionais.

  3. Defina suas metas de negociação.

    A negociação sem objetivo sempre falhará. Nesse caso, você será guiado por desejos efêmeros que dão origem ao comportamento de FOMO.

  4. Atenha-se ao seu plano e estratégia de negociação.

    A primeira regra de um trader de sucesso é esta: criar um plano de negociação completo com condições de entrada e saída, regras para o tamanho da sua posição e um plano de gerenciamento de risco.

  5. Treine a sua mentalidade.

    Nunca se esqueça da sua saúde mental. Um trader deve sempre dormir o suficiente e praticar atividade física para cultivar a dedicação e a imparcialidade. Preparamos para você um artigo sobre meditação como uma das fontes para recuperar sua energia emocional.

  6. Expanda seus horizontes de trading.

    Nunca pare de se aprimorar como trader. Aprenda coisas novas diariamente. Recomendamos que você aprenda tudo sobre os diferentes tipos de análise no trading, como a fundamentalista, a técnica e a do humor do mercado. Em seguida, tente adaptar sua análise às mudanças nas condições do mercado.

  7. Invista o dinheiro que você tem condições de perder.

    Se a negociação não funcionar a seu favor, o capital perdido deve ser um montante que não cause graves problemas. O investimento sensato eliminará colapsos emocionais e confusões.

  8. Tenha um diário de trading.

    Acompanhe suas negociações no diário de trading. Estes registros ajudarão você a aprender o que funciona e o que não funciona para crescer como trader e ter retornos mais altos. A lógica e a análise permitem evitar o FOMO.

Moral da história

Em suma, o FOMO é um comportamento destrutivo que causa perdas significativas inevitáveis e destrói sua carreira de trading em geral. Lidar com o FOMO é uma habilidade essencial no trading, pois, com um lado psicológico desenvolvido, é possível se tornar um profissional com retornos estáveis. Nossos guias e recomendações ajudarão você a superar o FOMO e crescer como trader. Junte-se a nós e faça história no trading com a FBS.

  • 1218

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera