1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Richard Dennis: um gênio do trading de commodities
2023-05-18 • Atualizado

Richard Dennis: um gênio do trading de commodities

A internet atualmente está repleta de histórias de altos e baixos, sucessos e decepções no mercado Forex. Pode-se encontrar algumas dezenas de histórias assim, para todos os gostos. Porém, você sequer deve ter ouvido falar da incrível história de um sujeito surpreendentemente rico, um gênio e um pioneiro do trading de commodities, Richard Dennis.

A história de Dennis é o tipo de coisa de lendas do trading que até hoje é capaz de despertar a motivação de futuros traders. Este homem tinha cerca de 23 anos quando, segundo relatos, ele pegou $1.600 emprestados e transformou isso em aproximadamente $200 milhões em cerca de 10 anos de comércio de commodities. Aos 26 anos, ele já era um trader milionário.

O chamado "Príncipe do Pregão" nasceu na Zona Sul de Chicago em 1949, em uma família irlandesa católica relativamente pobre, na qual somente o pai trabalhava como limpador em serviços de utilidade pública. Dennis se tornou um agente de ordens no pregão da Bolsa Mercantil de Chicago aos 17 anos. Alguns anos depois, ele começou a negociar por conta própria na MidAmerica Commodity Exchange, um pregão de entrada onde contratos "mini" eram negociados. Para contornar uma regra que exigia que os traders tivessem pelo menos 21 anos de idade, ele trabalhou como seu próprio agente e contratou seu pai, que negociava em seu lugar no pregão. Foi assim que ele ganhou seu apelido.

Dennis formou-se como bacharel em filosofia pela Universidade DePaul, posteriormente aceitando uma bolsa para estudos de graduação em filosofia na Tulane University. No entanto, ele mudou de ideia e voltou ao trading. Ele pegou $1.600 emprestado com sua família, dos quais restaram $400 de capital comercial após gastar $1.200 com uma cadeira na MidAmerica Commodity Exchange. Em 1970, ele aumentou essa quantia para $3.000 por meio de suas negociações, descrita por ele como "comparando com $400... um verdadeiro aporte". Em 1973, seu capital era mais de $100.000. Ele lucrou $500.000 negociando soja em 1974 e, ao final daquele ano, já era um milionário, prestes a completar 26 anos de idade.

O jovem milionário acreditava que negociações de sucesso poderiam ser ensinadas. Para encerrar um debate sobre esse assunto com William Eckhardt, amigo e colega trader, Dennis contratou e treinou 21 homens e 2 mulheres, em 2 grupos, um de dezembro de 1983 e outro de dezembro de 1984. Dennis treinou essas pessoas, chamadas de Tartarugas, por apenas duas semanas, abordando um sistema simples de acompanhamento de tendências, negociando uma variedade de commodities, moedas e mercados de títulos, comprando quando os preços iam acima da amplitude recente e vendendo quando eles caíam abaixo de sua amplitude recente.

Os traders novatos foram ensinados a cortar o tamanho da posição durante períodos de perdas e a piramidar agressivamente: até um terço ou metade da exposição total, apesar de somente 24% do capital total estar exposto em um momento qualquer. Este tipo de sistema de negociação gera perdas em períodos nos quais o mercado se situa dentro de amplitudes, geralmente por meses seguidos, e lucra durante grandes movimentos no mercado. Em seguida, ele deu a cada um dos traders um milhão de dólares de seu próprio dinheiro para que administrassem. Quando seu experimento terminou cinco anos mais tarde, suas Tartarugas tinham conseguido um lucro agregado de $175 milhões. Resultado fantástico, não é mesmo?

Paralelamente ao treinamento das Tartarugas, Dennis começou a administrar capital para clientes particulares, mas se retirou desta área em 1988 após grandes prejuízos com os clientes durante o crash de 1987, também conhecido como Segunda-feira Negra. Um ano após o crash, Dennis decidiu juntar sua fortuna reduzida, estimada em $200 milhões, e partir para outra empreitada: a política. Ele disse que visa a investir em causas e candidatos que reflitam uma filosofia descrita pelo mesmo como "uma mistura idiossincrática de mercados livres e políticas sociais liberais".

Estratégia de Negociação de Richard Dennis

Essas não são as regras exatas de compra e venda da estratégia de Richard Dennis. Há livros e sites com detalhes da sua estratégia de negociação exata, mas sua metodologia geral de como negociar está listada abaixo:

1. Mercados: o que comprar ou vender

A primeira decisão é o que comprar ou vender, ou, essencialmente, em quais mercados negociar. Se você negociar em poucos mercados, você reduz muito suas chances de entrar em uma tendência. Ao mesmo tempo, você não quer negociar em mercados com volume comercial muito baixo ou que não formam tendências muito bem.

2. Tamanho da posição: o quanto comprar ou vender

A decisão sobre o quanto comprar ou vender é absolutamente fundamental. Mesmo assim, ela é frequentemente relegada ou administrada inadequadamente pela maioria dos traders.

O quanto comprar ou vender é o aspecto mais importante do trading. A maioria dos traders novatos arriscam demais em cada negociação, aumentando muito suas chances de perder, mesmo quando têm um estilo de negociação adequado.

3. Entradas: quando comprar ou vender

A decisão de quando comprar ou vender é frequentemente chamada de decisão de entrada. Sistemas automatizados geram sinais de entrada que definem o preço e as condições do mercado exatos para entrar no mesmo, seja comprando ou vendendo.

4. Stops: quando sair de uma posição perdedora

Traders que não cortam seus prejuízos não terão sucesso a longo prazo. A coisa mais importante no corte de prejuízos é predefinir, antes de entrar em uma posição, o ponto no qual você sairá dela.

5. Saídas: quando sair de uma posição vencedora

Muitos “sistemas de trading“ vendidos como sistemas completos não abordam especificamente a saída de posições ganhadoras. No entanto, a questão de quando sair de uma posição ganhadora é crucial para a lucratividade do sistema. Qualquer sistema de negociação que não aborde a saída de uma posição ganhadora não pode ser classificado como Sistema de Trading Completo.

6. Táticas: como comprar ou vender

Uma vez gerado o sinal, as considerações táticas em relação às mecânicas da execução se tornam importantes. Isso é especialmente válido para contas maiores, nas quais a entrada e saída de posições pode resultar em um significativo movimento de preço adverso ou impacto de mercado.

Apesar dessas perdas, a lenda de Dennis permanece intacta, tendo transformado $1.600 em cerca de $200 milhões em 10 anos e levado 23 traders completamente novatos a lucrarem cerca de $175 milhões em cinco anos. Talvez os conselhos dele ajudarão você a se tornar um trader de primeira classe também?

Leia também

  • 17530

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera