1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Rotina de negociação de 30 minutos para os mais ocupados
2024-03-14 • Atualizado

Rotina de negociação de 30 minutos para os mais ocupados

cover.png

Na correria do mundo atual, tempo é dinheiro, e por isso muita gente busca aproveitar cada minuto de seu dia. É o caso da negociação no mercado financeiro. É comum pensar que o sucesso no trade pressupõe uma grande carga horária. No entanto, a abordagem certa pode transformar meros 30 minutos de negociação por dia em uma base para a rentabilidade. Este artigo vai mostrar como planejar sua rotina para “operar nos 30” e conservar a eficácia mesmo com pouco tempo disponível.

Negociação de 30 minutos: passo a passo

1. Preparação (10 minutos)

Os primeiros 10 minutos são muito importantes para começar as operações do dia com o pé direito. Veja o que você pode fazer.

Análise de mercado: confira as notícias e relatórios que podem impactar o mercado no qual você opera. Utilize aplicativos de notícias e calendários econômicos para ficar por dentro dos acontecimentos importantes do dia.

Escolha os ativos para operar: identifique os ativos mais promissores, partindo da sua análise preliminar. Dê preferência aos ativos com volatilidade e liquidez altas.

01.png

Calendário Econômico

2. Planejamento das operações (10 minutos)

Dedique os 10 minutos seguintes ao bom planejamento das operações.

Pontos de entrada e saída: utilize a análise técnica para identificar níveis importantes de suporte e resistência, conforme os ativos que você escolheu. Cerca de metade desse tempo deve ser usado para conferir as tendências de longo prazo, nos tempos gráficos superiores, e mergulhar nos movimentos de curto prazo, nos tempos gráficos inferiores. Isso ajuda você a entender se é uma hora boa para entrar na operação, com base no que está acontecendo no mercado.

Tamanho da posição: dimensione sua posição de antemão, trabalhando com a sua estratégia de gestão de capital e um nível de risco razoável para cada operação. Isso dispensa a necessidade de tomar decisões apressadas durante a negociação e impede você de sofrer perdas evitáveis. Ao planejar com antecedência o tamanho da sua posição, você pode se concentrar no mercado, sem se perder nos cálculos em momentos decisivos.

02.png

Identificação de níveis de suporte e resistência

3. Execução e gerenciamento operacional (10 minutos)

Os últimos 10 minutos são essenciais para acompanhar e gerenciar suas posições.

Execução da operação: aja conforme seu plano operacional, acionando compras ou vendas. Utilize ordens a mercado ou ordens pendentes conforme sua estratégia.

Monitoramento e ajuste: acompanhe a situação do mercado ao longo do dia. Tenha o preparo para mudar seu plano quando as coisas não saem como planejado, mesmo que isso implique em fechar operações antes do esperado.

03.png

Tipos de ordens pendentes

Observação: lembre-se que, às vezes, o melhor é não operar. Aproveite esses 30 minutos todos os dias, não apenas para operar, mas também para ver como anda o mercado e fazer o planejamento para os próximos pregões. Se não houver pontos de entrada bons, convém não operar e se dedicar a outras coisas na sua vida. O principal objetivo do trader é identificar operações que tenham qualidade e rentabilidade. Não é só questão de quantidade.

Estratégias de negociação de 30 minutos

Escolher uma estratégia de negociação é como escolher um caminho: tudo depende do que você gosta e do que funciona no seu caso. Veja algumas estratégias que podem ser interessantes para os mais ocupados.

Swing trade: ideal para quem busca oportunidades em tendências. Com esta estratégia, é possível fazer uma análise semanal e executar operações com um gerenciamento de riscos adequado, minimizando o tempo gasto no mercado.

Day trade: escolha ativos com boa volatilidade diária para operações de curto prazo. As habilidades em gerenciamento de riscos são um fator-chave na redução do tempo gasto operando.

Negociação automatizada: opção ideal para quem gosta de automação. A negociação com algoritmos minimiza a necessidade de atuação direta, exigindo apenas consultas periódicas e ajustes de configurações.

Estratégias deste tipo facilitam a negociação para os mais ocupados, pois com elas é possível ganhar tempo. Além disso, a sugestão é evitar a abordagem conhecida como scalping. Por exigir bastante tempo e atenção, ela pode não se adequar aos objetivos de uma rotina de negociação que zela pela rapidez e eficiência.

Diferenciais da negociação de 30 minutos por dia

04.png

Essa abordagem operacional tem alguns diferenciais muito interessantes, com os quais o trader consegue conciliar trabalho e vida pessoal, favorecendo a disciplina e diminuindo o estresse. Confira os principais diferenciais dessa abordagem.

Tempo otimizado: ao ganhar tempo, o trader consegue se dedicar melhor às questões e responsabilidades pessoais, favorecendo a qualidade de vida.

Disciplina: o tempo limitado ajuda o trader a ter mais foco e organização, aumentando a eficiência operacional.

Menor estresse: esta abordagem ajuda a diminuir o estresse ao limitar a carga de informações e minimizar o impacto das emoções na tomada de decisões.

Estilo de vida equilibrado: o trader tem a possibilidade de conciliar trading e vida pessoal, e assim é possível cultivar relacionamentos saudáveis e rotinas de lazer.

Redução de riscos: a abordagem focada de seleção de operações estimula uma análise mais crítica dos riscos e da escolha da estratégia.

Exemplos de rotina de negociação

O desenvolvimento de uma rotina de negociação estruturada é fundamental para traders adeptos de vários estilos: day trade, swing trade e estratégias automatizadas. Os exemplos a seguir levam em conta uma rotina de negociação de 30 minutos, segundo cada abordagem, e dão uma ideia de como o trader pode adaptar rotinas como esta para aperfeiçoar sua eficiência operacional diária.

Essas rotinas, que vão das análises macroeconômicas rápidas e avaliações de ativos detalhadas aos ajustes dos algoritmos conforme as condições de mercado observadas, servem como estruturas importantes para o trader que busca consistência e eficácia em suas atividades operacionais.

Para day traders

5 minutos: análise macroeconômica rápida com uso de fontes pré-selecionadas e calendário econômico.

15 minutos: análise detalhada dos ativos selecionados, definindo pontos de entrada e saída para as operações.

5 minutos: execução das operações no mercado ou colocação de ordens pendentes.

5 minutos: planejamento do dia seguinte, inclusive ajustes à estratégia e preparação para o pregão seguinte.

Para swing traders

10 minutos: seleção semanal de ativos baseada na análise de mercado, com atenção especial a mudanças de tendência, notícias e relatórios.

10 minutos: definição do tamanho da posição e de pontos de entrada/saída para as operações.

5 minutos: monitoramento das posições em aberto e adaptação da estratégia às condições de mercado atuais.

5 minutos: análise dos resultados e ajuste da abordagem com base nos dados obtidos.

Para traders algorítmicos

10 minutos: avaliação da eficiência dos algoritmos e análise das operações de pregões anteriores.

10 minutos: ajuste dos algoritmos às condições de mercado, inclusive ajustes dos ativos para as operações.

10 minutos: teste de novas estratégias e algoritmos e avaliação de soluções automatizadas alternativas para aperfeiçoar as operações.

Esses exemplos mostram como traders adeptos de abordagens diversas podem usar períodos de 30 minutos na programação de suas rotinas. Esperamos que essas informações ajudem você a otimizar a sua rotina operacional.

Dúvidas

O gráfico de 30 minutos é adequado para day trade?

Operar por 30 minutos por dia pode ser uma estratégia eficaz quando o trader é capaz de analisar o mercado e tomar decisões embasadas com rapidez. Essa abordagem exige uma boa compreensão das tendências de mercado e uma boa programação, pois o horizonte de tempo curto limita a quantidade de operações possíveis e aumenta a importância de cada escolha feita. Entretanto, com a abordagem e estratégia certas, 30 minutos por dia podem ser suficientes para ter sucesso no trading.

Qual é a estratégia para os primeiros 30 minutos de cada dia de negociação?

A estratégia de negociação começa com uma preparação ampla, que inclui a análise do noticiário e a seleção de ativos que tenham grande potencial de movimento. O trader então identifica os instrumentos que vai operar e observa atentamente a formação de tendências e padrões que indicam pontos ótimos de entrada e saída para as operações. Essa abordagem exige rapidez na reação e disposição para decidir instantaneamente, com base na dinâmica do mercado. As posições são fechadas no mesmo dia, com metas de lucro e limites de risco definidos.

Quais são as vantagens de operar 30 minutos por dia?

A negociação por apenas 30 minutos por dia tem suas vantagens. Ela é perfeita para pessoas mais ocupadas porque abre tempo para descanso e alívio do estresse. Ela também ajuda a ter mais disciplina na abordagem operacional. O tempo diário limitado mantém o foco, o qual leva a estratégias melhores e rendimentos possivelmente maiores. A negociação desse tipo também elimina operações desnecessárias e poupa o dinheiro aplicado na negociação. Resumidamente, os 30 minutos dedicados diariamente ao trading podem se encaixar tranquilamente na sua rotina. Isso forma uma base firme — e ao mesmo tempo flexível — para ter uma mentalidade favorável de negociação e melhora a eficiência geral no mercado.

Conclusão

Este artigo mostra que é possível ter sucesso no mercado, mesmo com pouco tempo disponível. Ressalta-se a importância da disciplina, do planejamento estratégico, e da gestão eficaz do tempo. Com essa abordagem, o trader pode ter resultados sem abrir mão de um estilo de vida equilibrado e de minimizar o estresse. Dessa forma, o trading fica acessível e produtivo para pessoas ocupadas que buscam o sucesso financeiro.

  • 517

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera