1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Os 10 maiores traders de todos os tempos
2024-04-25 • Atualizado

Os 10 maiores traders de todos os tempos

cover.png

Vamos dar uma pausa nos gráficos e ler sobre os maiores traders do mundo que impactaram os mercados e fizeram história no trading.

O sucesso dos traders não é uma questão tão simples, pois além dos êxitos há centenas de perdas sofridas. Suas vidas são sequências de altos e baixos, cercadas por dinheiro, especulações e sorte.

Preparamos uma lista dos formadores de mercado mais famosos, incluindo traders lendários e traders contemporâneos. Aprender com os erros, pensar no futuro e ser flexível são hábitos que os ajudaram a ser operadores de sucesso. Então leia o artigo para se inspirar para grandes feitos.

1067_01_soros_1200x675.png

1. George Soros

George Soros, também conhecido como "o homem que quebrou o Banco da Inglaterra", é um judeu nascido na Hungria, em 1930, que sobreviveu ao Holocausto e fugiu do país na época. Ele é um dos traders mais populares e famosos em todo o mundo. Na Inglaterra, Soros trabalhou como garçom e ajudante ferroviário antes de se formar na Escola de Economia de Londres (LSE). Isso finalmente o levou ao mundo dos bancos, quando se tornou bancário no antigo Singer and Friedlander.

Com a ajuda do pai, mudou-se para os Estados Unidos para trabalhar em uma corretora de Wall Street. Após seus resultados bem-sucedidos em várias empresas, George criou em 1970 seu fundo para investidores qualificados chamado "Quantum". Foi aqui que ele alcançou a fama.

Em 1992, Soros fez uma grande aposta contra a libra esterlina e lucrou USD 1 bilhão em apenas 24 horas.

O Quantum acumulou 3,9 bilhões de libras e Soros pegou mais emprestado para levantar um total de 5,5 bilhões de libras. Mas a libra britânica começou a cair. E Soros vendeu todos os 5,5 bilhões de libras contra o marco alemão em 16 de setembro, dia que ficou conhecido como Quarta-feira Negra. Isso ajudou a derrubar o preço da moeda e forçou o Reino Unido a sair do Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio.

A ocasião ficou marcada como um dos mais rápidos lucros bilionários já conquistados e uma das mais famosas operações já feitas, que mais tarde ficou conhecida como “a quebra do Banco da Inglaterra”.

1067_02_livermore_1200x675.png

2. Jesse Livermore

A vida de Jesse Livermore pode ser base para uma história de filme. Nascido em 1877, ele estava destinado a ser fazendeiro, mas fugiu de casa para se tornar um bilionário. Sua história é cercada por dinheiro, amantes, falências e escândalos.

Ainda muito novo, Jesse Livermore aprendeu a ler e escrever. Tinha interesse por notícias e economia e era capaz até mesmo de analisar preços. Com experiência, ele dominou a detecção de reversões de tendências e popularizou a análise técnica moderna. Livermore foi um dos primeiros a usar o stop loss, um recurso de gerenciamento de risco usado até hoje pelos traders (também conhecido como perda máxima).

Jesse fez seus primeiros USD 250.000 vendendo ações pouco antes do terremoto de São Francisco. Em 1925, ele ganhou USD 3 milhões vendendo trigo a descoberto (short). Mais adiante, ele lucrou cerca de USD 100.000 vendendo ações americanas a descoberto antes de sua quebra, em 1929. Sendo um dos traders mais ricos e bem-sucedidos de seu tempo, Jesse ganhou o apelido de “moleque das baixas” (por sua habilidade em lucrar com baixas nos preços).

No entanto, Jesse passou por várias falências. Ele conseguiu voltar ao mercado nos dois primeiros casos, mas a terceira falência foi fatal. Ele cometeu um erro e perdeu todo o seu dinheiro em 1929.

Em conjunto com tragédias familiares, estresse e outros fracassos, Jesse Livermore percebeu que talvez nunca mais faria trade da mesma forma. Em 1940, ele cometeu suicídio com um tiro.

A propósito, seu filho, Jesse Livermore Jr., também caiu nos hábitos de sua mãe alcoólatra e se matou em 1975, depois de atirar em seu amado cachorro enquanto estava bêbado e tentar atirar em um policial.

1067_03_gann_1200x675.png

3. William Delbert Gann

Se você é um trader que pratica análise técnica, deve ter ouvido o nome de W.D. Gann e sua teoria de negociação. William Delbert Gann nasceu em 1878, no Texas. Foi o primeiro de 11 filhos em uma família pobre de produtores de algodão. Ele não se formou na escola primária nem cursou o ensino médio porque seus pais queriam que ele trabalhasse na fazenda.

Gann acreditava que a Bíblia era o melhor livro e obteve dela a maior parte de sua formação. Seu estilo de escrita está impregnado de mistério, bem como um tom esotérico e indireto, que muitos acham difícil de acompanhar.

No entanto, Gann criou poderosas ferramentas de análise técnica, incluindo Ângulos de Gann, Hexágono, Círculo de 360, Quadrado de 9 e muito mais. A maioria delas é baseada em matemática, geometria, astronomia e astrologia antigas e são amplamente utilizadas pelos traders hoje em dia.

Críticos afirmam que não há prova consistente de que Gann realmente lucrou com investimentos no mercado, e não apenas com a venda de livros e cursos sobre investimentos. Não está claro o quão rico Gann ficou com sua análise de trading, mas, quando ele morreu, na década de 1950, seu patrimônio foi avaliado em pouco mais de USD 100.000.

Mas o surpreendente é que Gann criou regras de trading que vão desde princípios básicos de gestão financeira até jogos mentais, aplicáveis até hoje, apesar de terem sido desenvolvidas há cem anos.

1067_04_tudor_jones_1200x675.png

4. Paul Tudor Jones

Paul Tudor Jones é sem dúvida um dos maiores traders de ações da história, em escala mundial, com um patrimônio líquido estimado em cerca de USD 7,5 bilhões.

Após se formar na Universidade da Virgínia, em 1976, Paul começou a operar futuros de algodão na Bolsa de Algodão de Nova York. Curiosidade engraçada: ele perdeu o emprego porque adormeceu em sua mesa depois de uma festa noturna com seus amigos. Em seguida, Paul trabalhou como corretor de commodities e, em 1980, fundou a Tudor Investment Corporation, sua empresa de trading e investimentos. O fundo conseguiu obter retornos de 100% durante seus primeiros cinco anos — um fato surpreendente para os dias de hoje.

A maior previsão de Paul foi a queda do mercado de 1987, conhecida como Segunda-feira Negra. Devido à previsão correta, ao invés de perder dinheiro, Jones gerou cerca de USD 100.000 em lucros.

Paul Tudor Jones desenvolveu sua própria estratégia de trading, que o ajudou a ter sucesso. Sua regra principal é ser consistente e não ter expectativas de dinheiro rápido. Sua alta habilidade de gerenciamento de risco e expectativas realistas de seus trades potenciais permitiram que ele tivesse uma renda estável.

1067_05_rogers_1200x675.png

5. Jim Rogers

Desde a juventude, Jim Rogers tinha perspicácia nos negócios, vendendo amendoins e plástico usado deixado por fãs de beisebol. Ele obteve um diploma de bacharel com honras em História, bem como um segundo diploma em Economia da Universidade de Oxford. Atualmente, o patrimônio líquido estimado de Rogers é superior a USD 300 milhões.

Em 1964, Rogers ingressou na Dominick & Dominick, LLC, em Wall Street, negociando ações e títulos. De 1966 a 1968, porém, Jim serviu no exército durante a Guerra do Vietnã.

Dois anos após seu serviço na Guerra do Vietnã, Jim ingressou em um banco de investimentos onde conheceu George Soros, seu parceiro de negócios. No início dos anos 1970, eles cofundaram o Quantum Fund, que acumulou impressionantes 4.200% em dez anos.

A maior habilidade que ajudou Rogers a se tornar um trader de sucesso é sua capacidade de fazer previsões claras. Na década de 1990, ele fez uma projeção altista correta nas commodities. Jim também criticou a incapacidade do Banco da Inglaterra e do Federal Reserve dos EUA de combater a inflação crescente, alertando que ela pode piorar antes de se estabilizar.

Na aposentadoria, Rogers embarcou em uma viagem de três anos por 116 países em um Mercedes feito sob medida. A ocasião foi recorde mundial de mais longa viagem de carro contínua. Ele também escreveu livros detalhando suas aventuras.

1067_06_dennis_1200x675.png

6. Richard Dennis

Richard Dennis, também conhecido como “príncipe do abismo” é um dos poucos traders que transformaram pouco dinheiro em milhões.

Quando Dennis tinha 23 anos, ele pegou emprestado USD 1.600 e transformou esse montante em USD 200 milhões — em um intervalo de dez anos — operando commodities. O mais curioso disso é que ele operou apenas USD 400 dos USD 1.600 tomados de empréstimo.

Mais tarde, em 1973, Richard Dennis obteve USD 100.000 em lucros. No ano seguinte, ele ganhou USD 500.000 a mais operando no mercado de soja e se tornou um milionário e famoso trader no final de 1974.

Mas Dennis também teve perdas para seus fundos durante a queda do mercado de ações de 1987 (Segunda-feira Negra) e o estouro da bolha da internet de 2000.

Em 1983, Richard Dennis e Bill Eckhardt realizaram um experimento, chamado “Grupo das Tartarugas”, para avaliar se o trading seria uma habilidade inata ou algo que pode ser aprendido. Dennis acreditava que, assim como as tartarugas criadas em fazendas poderiam aprender a viver fora deste ambiente, os traders rentáveis poderiam aprender e desenvolver habilidades. Oposto a essa ideia, Eckhardt acreditava que o aprendizado eficaz exigiria habilidades inatas, sem as quais seria inviável.

Durante o experimento, eles projetaram um sistema de trading que gerou resultados positivos no grupo. Atualmente, os traders continuam usando seu sistema ou versões deste. De acordo com um ex-aluno, alguns desses “operadores-tartaruga” obtiveram lucros de USD 175 milhões em 4 anos.

1067_07_paulson_1200x675.png

7. John Paulson

Forbes, The Guardian, New York Times e muitos outros meios de comunicação escreveram sobre John Paulson, “o maior trader de todos os tempos”, nascido em 1955.

Paulson iniciou sua carreira no Boston Consulting Group, em 1988, prestando assessoria a empresas. Depois de trocar de vários empregos, ele fundou seu fundo de investimentos, Paulson & Co., com USD 2 milhões e um funcionário, em 1994. Em 2003, seu fundo alcançou a marca de USD 300 milhões em ativos.

A fama e a fortuna de John Paulson surgiram durante a crise financeira global de 2007–2008, quando ele ganhou quase USD 4 bilhões e “passou de obscuro gestor financeiro a lenda financeira.” Antes do colapso, ele comprou contratos de dívida (credit default swaps) e os usou para apostar contra o mercado de hipotecas subprime dos Estados Unidos. Alguns consideram isso o maior trade da história.

Em 2010, Paulson faturou USD 4,9 bilhões ao investir principalmente em ouro. A Forbes estimou seu patrimônio líquido em USD 3 bilhões em janeiro de 2023.

No entanto, os prejuízos nos investimentos de John em algumas ações fizeram com que os investidores fugissem de seu fundo, Paulson & Co, reduzindo os ativos sob gestão para USD 10 bilhões (dados de janeiro de 2020), em contraste com a máxima de USD 36 bilhões observada em 2011.

O bilionário mostrou a possibilidade de diversificar não apenas ativos, mas também estratégias, combinando estratégias conservadoras de arbitragem e ideias francamente especulativas com a obrigatoriedade da divisão de fundos.

1067_08_cohen_1200x675.png

8. Steven Cohen

Steven Cohen nasceu em 1956, em Nova York. Sendo um ávido jogador de pôquer, Stephen gastou todo o dinheiro que ganhou com as cartas em especulação com ações, enquanto ainda estudava na universidade, fugindo durante os intervalos para a agência do banco Merrill Lynch mais próxima.

Com um patrimônio líquido atual de cerca de USD 16 bilhões, Cohen iniciou sua carreira no banco de investimento Gruntal e, assim, entrou no mercado de ações em 1978.

Cohen começou ganhando USD 8.000 no primeiro dia e depois passou a ganhar USD 100.000 por dia para a empresa. Em 1992, ele deixou a Gruntal e fundou um dos fundos de investimento qualificado mais bem-sucedidos, o SAC Capital Partners. Até o ano de 2013, o ganho médio anual do SAC havia chegado a 25%.

Embora Steven tenha alcançado o sucesso e ficado rico, sua jornada não foi apenas de vitórias, mas também de várias derrotas. Em 2010, a SAC foi alvo de um inquérito de informações privilegiadas aberto pela SEC (CVM dos Estados Unidos). Cohen não foi indiciado, mas a empresa se declarou culpada e pagou USD 1,8 bilhão em multas. Mais tarde, ele foi forçado a fechar seu fundo.

Mas Steven Cohen ficou conhecido por sua capacidade de ter sucesso e ganhar em quaisquer condições. Ele também é um famoso trader de ações que prefere correr riscos e ganhar muito. Atualmente, ele é o fundador e CEO da Point72 Asset Management, escritório de gestão patrimonial voltado a famílias de altíssima renda em Stamford, Connecticut.

1067_09_tepper_1200x675.png

9. David Tepper

David Tepper, homem rico, gestor de fundos de investimento de sucesso e filantropo, nasceu em 1957, filho de uma família de judeus. David entrou no mercado ainda na faculdade. Ele se formou em Economia pela Universidade de Pittsburgh e obteve seu mestrado pela Carnegie Mellon University em 1982.

Após a formatura, Tepper conseguiu um emprego no Equibank como analista de crédito e se envolveu no setor financeiro. Em seguida, ele foi para várias empresas, incluindo a Keystone, e foi contratado pelo Goldman Sachs por oito anos, com foco principal em falências e situações especiais. David desempenhou um papel importante na sobrevivência do Goldman Sachs após a quebra do mercado de ações em 1987. Ele comprou títulos básicos nas instituições financeiras falidas, que dispararam em valor assim que o mercado se recuperou.

Mas Tepper se dedicou a administrar seu próprio fundo e negociou agressivamente para arrecadar o suficiente para essa finalidade. No início de 1993, ele fundou a Appaloosa Management. Um dos primeiros e maiores lucros foi obtido investindo na Conseco e na Marconi. Posteriormente, a Appaloosa se firmou como um fundo de investimento especializado em dívidas inadimplentes, ligado ao investimento em mercados globais de ações de capital aberto e de renda fixa.

Em 2009, a Appaloosa ganhou cerca de USD 7 bilhões comprando ações de empresas com dificuldades que foram recuperadas naquele ano. Desses lucros, USD 4 bilhões foram para Tepper pessoalmente, tornando-o o gestor de fundos mais bem-pago de 2009.

O patrimônio líquido de David Tepper é de USD 16,7 bilhões, segundo a Forbes. Em 2020, as maiores participantes de sua carteira eram a Alibaba, com 13%, e a Amazon, com 11%.

1067_10_leeson_1200x675.png

10. Nick Leeson

Famoso por ter falido o Barings Bank, Nick Leeson nasceu em 1967. Sem ensino superior, ele fazia um trabalho administrativo no banco Coutts que não exigia habilidades especiais.

Mas Nick continuou aprimorando seu conhecimento financeiro e logo mudou-se para o Morgan Stanley, onde aprendeu a calcular futuros e opções rapidamente. Então, ele foi contratado pelo Barings Bank e depois foi para a Ásia, na Bolsa Monetária Internacional de Singapura (SIMEX).

Foi aqui que sua fama começou. Em abril de 1992, o Barings abriu um escritório de futuros e opções em Singapura, executando e compensando transações na SIMEX. Com 26 anos, Nick Leeson, além de suas atividades como trader, chefiou o back office de futuros e opções em Cingapura e começou a fazer negociações especulativas não autorizadas.

Num primeiro momento, esses negócios geraram grandes lucros para o Barings, acrescentando £ 10 milhões, equivalentes a 10% do lucro anual da empresa. Nick ainda recebeu um bônus de £ 130.000 sobre seu salário de £ 50.000. Entretanto, a sorte logo mudou e Leeson começou a usar o dinheiro do banco em uma conta de lançamentos a regularizar (conta de erro) para cobrir as más operações feitas por ele e por outros operadores.

A maior perda e o fim de Nick Leeson e do Barings vieram em 1995. Leeson comprou uma enorme quantidade de contratos futuros para pressionar o mercado, mas um forte terremoto de magnitude 7,2 no Japão levou ao colapso desses ativos. Como resultado dos maiores golpes, o Barings Bank, com 233 anos de história, sofreu perdas de USD 1,4 bilhão e foi vendido ao conglomerado holandês ING por £ 1.

Leeson fugiu do banco, deixando um bilhete dizendo “sinto muito”. Ele esperava evitar a prisão em Singapura, mas foi detido e extraditado de volta ao país pela Alemanha e cumpriu quatro anos em uma prisão local. A pena total foi de 6,5 anos. Leeson contraiu câncer enquanto estava na prisão, mas os melhores médicos de Cingapura trataram o prisioneiro mundialmente famoso, que se recuperou.

Hoje em dia, Nick não pode ocupar nenhuma posição nas bolsas de valores, mas ainda ganha mais de 100.000 dólares por mês com suas palestras.

Seguindo o exemplo do trader de sucesso, muitos de seus pares ficaram ricos. Suas histórias podem ser polêmicas, mas continuam sendo destaques e objetos de discussão. E cada trader em nossa lista tirou bom proveito do mercado e ganhou muito dinheiro. Quem tiver uma boa ideia pode colocá-la em prática na Área Pessoal FBS ou no aplicativo FBS Trader. Os iniciantes podem usar os nossos produtos para desenvolver suas habilidades de negociação e aprender a operar.

Perguntas frequentes

Quem é o day trader mais rico do mundo?

A maioria dos traders ricos prefere o anonimato. É por isso que talvez nunca saibamos a resposta. No entanto, todos os traders mencionados em nossa lista ganharam enormes quantias de dinheiro.

Quem fez o bilhão de dólares mais rápido?

Em 1992, George Soros fez uma grande aposta contra a libra esterlina e ganhou USD 1 bilhão em apenas 24 horas. Na Quarta-feira Negra, ele vendeu 5,5 bilhões de libras a descoberto e quebrou o Banco da Inglaterra.

Qual day trader de sucesso ganhou com golpes?

Nick Leeson causou a falência do Barings Bank e fez transações não autorizadas usando o dinheiro do banco. Ele foi condenado à prisão.

  • 12644

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera