1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Psicologia do Trading em Ação
2023-12-21 • Atualizado

Psicologia do Trading em Ação

001-cover-90.jpg

Podemos apostar que você quer segurança e proteção contra os problemas do mundo. Você queria estar na cadeira de balanço do sítio da família e ter alguém do lado dizendo:

“Você está indo muito bem! Você chegará lá. Você é forte e capaz. Todo o universo sabe disso e está pronto para receber o seu eu especial.”

Sempre que a realidade aparece, vem aquele “haha” sarcástico no seu rosto. As pessoas podem ser grossas, palavras podem machucar, a comida pode envenenar e você não pode controlar o tempo. E, acima de tudo, você é um trader. Insegurança em todos os lados:

  • O mercado é volátil e vai ficar assim para sempre
  • Você não é um expert e vários gráficos fritam o seu cérebro
  • O dinheiro ganho ontem pode virar poeira hoje.

Bem, o trading não é a melhor área para conforto mental. Mas chega de histórias desanimadoras, a boa notícia é que você sobreviverá e terá sucesso de qualquer forma! Vamos descobrir como.

Diagnostique seus Problemas

Sejamos sinceros: suas emoções podem dominar suas atitudes. Quando você aceitar isso, estará pronto para aprender a manter a calma e operar com responsabilidade.

Aqui está uma lista dos problemas psicológicos mais comuns que você pode encarar. Não se apresse para gastar com terapia — nós podemos ajudar.

002-90.jpg

Ansiedade do mercado

Você operou ali e aqui, tirou um glorioso lucro e experimentou um prejuízo inevitável. Você gostou do primeiro e detestou o segundo, mas tudo bem até então — você abraçou a realidade. Mas aí os prejuízos continuaram. De novo e de novo. E foi assim que você começou a sentir a ansiedade com o desempenho. O medo de perder agora ficou enorme e chega a paralisar. O sentimento de fracasso iminente faz você suar no jantar com a família e tira o seu sono à noite.

Relaxe e aceite a situação

Você deve entender que um prejuízo em si não é uma ameaça. Ameaça é a forma pela qual você o interpreta. Pare de associar prejuízos com emoções negativas fortes e substitua-as com motivação positiva. Por exemplo, no caso de prejuízos traumatizantes, passe algum tempo pesquisando novas estratégias e mercados. A sua curiosidade vai superar o medo e você voltará ao mercado com uma visão nova e soluções criativas.

Outro fato interessante sobre o fracasso que pode não ser óbvio: ele mostra o caminho rumo ao crescimento. Ao superarmos os prejuízos e a ansiedade por trás deles, deixamos a zona de conforto e ampliamos os limites daquilo que somos capazes. Enxergue o seu fracasso não como uma queda mortal em uma cachoeira, mas como um passeio empolgante na maior montanha-russa do mundo. Leia mais sobre como recuperar prejuízos no trading de câmbio

003-90.jpg

Perfeccionismo

Pelo paradoxo do perfeccionismo queremos deixar tudo impecável a ponto de vislumbrar objetivos inalcançáveis. Você consegue se imaginar estudando inúmeras estratégias, tentando prever prejuízos a qualquer custo, trabalhando até pirar e mesmo assim não chegar nem perto do cenário ideal que você tem em mente? Se sim, parabéns, você é um perfeccionista. Embora você possa aproveitar essa qualidade para se descrever em uma entrevista de emprego, na vida real isso não lhe fará bem. Vai lhe deixar exausto e perdido no sentimento de culpa.

Busque ser melhor e não perfeito

Concentre-se nas melhorias, não naquilo que você fez de errado. Identifique a força que pode ajudar a planejar o futuro. Deixe de lado o forte tom crítico na sua conversa consigo mesmo. Você jamais repreenderia as pessoas à sua volta do mesmo jeito que você se tortura. Pare com as ideias do tipo “você poderia ter feito melhor” e vire sua atenção para pensamentos construtivos. Não descarregue para o lado de dentro a sua raiva com prejuízos ou sucessos incompletos em operações. Seja mais gentil com o trader que está preso na sua mente perfeccionista. Seu mantra pode ser algo como “ok, foi um erro. Vou rever todas as minhas atitudes e planejar uma forma de aplicar o que aprendi às minhas atitudes futuras. O trader dentro de mim é bom e nós ficaremos melhores juntos!”

004-90.jpg

Trading em excesso

“Experimente e ‘sinta’ o mercado, pratique mais!” Você lê esse tipo de coisa o tempo todo nos livros e escuta isso em seminários online, dos experts do mercado e da sua noiva que sonha com uma viagem pelo mundo que vai ser você quem vai pagar. Você é persistente e é focado no sucesso, amigo, você é capaz! Você atualiza as telas vez após vez, entediado ou emocionalmente excitado com os sonhos de riqueza no futuro. Após um tempo, você começa a operar simplesmente por operar. Cansado, de olhos vermelhos, mas lutando pelo futuro — é assim que você fica. Os riscos assumidos são emocionais e as suas atitudes nos mercados ficam impulsivas.

Tenha disciplina

É tudo uma questão de autocontrole e capacidade de vencer a ganância. Desacelere, respire fundo, visualize a essência e concentre-se. Se você ainda está muito apegado, mantenha uma lista pessoal de COISAS A NÃO FAZER que lhe impedirá de cair no hábito do trading em excesso. Imagine que você pode viajar somente uma vez por ano — temos certeza de que você investirá toda a sua criatividade pesquisando lugares para visitar, as melhores formas de chegar lá e pessoas para acompanhar na viagem. Agora planeje o seu trading de forma que ele ocupe apenas 40% do seu dia de trabalho. Com o passar do tempo, você verá como que os mercados financeiros se encaixarão na sua vida sem estragar ela. As suas operações serão melhor planejadas e mais eficazes, e as estratégias aplicadas serão mais inovadoras.

005-90.jpg

Frustração

O day trading pode trazer muita frustração. Prejuízos, fechamento antecipado de posições, volatilidade do mercado — tudo isso pode piorar o barril de pólvora da sua paciência. Esta emoção atinge naturalmente quem é muito competitivo, proativo e colecionador de conquistas. Você certamente se lembra da crescente sensação de revolta com o aparecimento de um obstáculo no caminho para o tão esperado resultado. A frustração leva à raiva, e esta bloqueia todas as suas funções cognitivas, a capacidade de se acalmar e o foco. Ela, porém, não impede de tomar uma atitude — e é isso que você faz. Mas imagine que tipo de atitude você pode tomar se ela não for ponderada por nenhum pensamento. Ela certamente será impulsiva e poderá levar a consequências jamais desejadas.

Identifique seus gatilhos

Você se conhece bem. Tire um tempo para olhar para trás e tente entender o que fez você sentir uma onda incontrolável de raiva e como essas situações acabaram. É provável que você saiba a resposta. A experiência deve ter sido decepcionante e de certa forma vergonhosa. Como você sabe que prejuízos irritam e lhe fazem enxergar-se como uma pessoa pequena e ruim, lembre-se daquilo que a sua raiva custa. Quando tiver identificado o gatilho, virá na sequência a fase do relaxamento. Isso é difícil e exige prática, mas é assim que você pode crescer. É questão de acalmar os nervos, respirar fundo e aceitar a situação. Se você conseguir fazer isso só uma vez, se sentirá um vencedor porque a luta contra o seu eu interior é a mais desafiadora de todas.

006-final-90.jpg

Ótimo Trabalho

Foi uma série de altos e baixos com os seus nervos e padrões comportamentais. Aprendamos que trading não é para os fracos. Mas você é um ser humano incrível com uma forte vontade de vencer e desejo de ser melhor todo dia. Por favor, não pare. Trabalhe no autoconhecimento dentro e fora do trading. Aprenda a enxergar os seus erros no mercado como lições para ter lucros no futuro. Vire o jogo contra as suas vulnerabilidades e pratique a disciplina.

Esperamos que nossos conselhos simplifiquem o seu trading diário, acalmem seus ânimos e abram espaço para hobbies e para a vida pessoal.

  • 4439

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera