1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Uma moeda incomum pode abrir novos horizontes para traders inteligentes
2023-05-29 • Atualizado

Uma moeda incomum pode abrir novos horizontes para traders inteligentes

majors_minors_3_-04.jpg

Há algo que ninguém diz aos traders novatos no começo de sua carreira no mercado de câmbio: não é necessário negociar apenas os pares de moedas principais para lucrar mais. Pelo contrário, negociar pares de moedas incomuns — empregando certo conhecimento — também pode trazer grandes vantagens. 

A maioria dos guias online e gurus de trading recomendam que os traders novatos se concentrem em pares de moedas clássicos e populares, como dólar dos EUA, euro, GBP, franco suíço e iene japonês. O motivo disso é bem simples: à primeira vista, os pares de moedas principais são mais fáceis de acompanhar, têm spreads menores e maior liquidez. Porém, é importante lembrar que há dezenas de pares ao seu dispor.

O aspecto principal de todos os pares principais é o spread menor e os custos reduzidos de negociação. 

Eles são de longe os mais populares e, logo, têm liquidez mais alta. Na prática, eles respondem por aproximadamente 85% da movimentação diária do mercado cambial, o que significa que cerca de 4,5 trilhões de dólares são negociados só nos principais pares de moedas.

Embora seja verdade que esses pares são os mais negociados, os principais têm algumas desvantagens significantes. Visando a manter o equilíbrio cambial, os bancos centrais dos EUA e da UE frequentemente “injetam“ dinheiro em momentos críticos, levando pequenos traders a prejuízos. Essas moedas são mais suscetíveis a flutuações (altas e quedas de valor) devido a fatores fundamentais.

Se deseja experimentar algo novo ou está buscando mais oportunidades, por que você não escolhe pares de moedas menores e cruzados? Pares de moedas cruzados são todos aqueles que não contêm o USD.

majors_minors_1.jpg

Quais são os pares de moedas menores?

No mercado de câmbio, os pares de moedas menores normalmente incluem o euro, o iene ou a libra esterlina. Os menores mais comuns incluem:

EUR/GBP (EURO/Libra Esterlina) EUR/AUD (EURO/Dólar Australiano) GBP/JPY (Libra Esterlina/Iene Japonês) NZD/JPY (Dólar da Nova Zelândia/Iene Japonês) GBP/CAD (Libra Esterlina/Dólar Canadense)

Os preços dessas moedas tendem a mudar com frequência. Se você fizer sua análise corretamente, pode ter muito sucesso.

Pares de moedas menores são menos populares e tem custos de spread maiores, porque estes dependem do quão movimentada é a negociação do par: questão básica de oferta e procura. Como os pares de moedas menores têm baixa liquidez, as corretoras cobram spreads maiores. A maioria dos pares de moedas menores têm spreads indo de 10 a 20 pips. De regra, os pares mais exóticos têm os maiores spreads. Além disso, é mais difícil prever as flutuações de suas taxas.

Ainda assim, há cenários nos quais negociar os menores pode trazer boas vantagens:

 • Quando o(a) trader gosta de seguir tendências. Os cruzados tendem a formar tendências mais longas e fortes do que os pares principais.

 • Quando uma das moedas nos pares principais manifesta comportamento altamente volátil. Pares menores podem oferecer melhores oportunidades comerciais em tal situação. Por exemplo, se o(a) trader está confuso(a) com as dinâmicas do dólar dos EUA, ele(a) pode negociar um par como GBP/CAD e não terá necessidade de analisar as notícias dos Estados Unidos. 

 • Quando o(a) trader deseja expandir seu portfólio para incluir certa diversidade, negociando em pares menores.

• Quando os traders querem se beneficiar com as diferenças nas taxas de juros de dois países. O(a) trader pode comprar a moeda com a maior taxa de juros enquanto vende aquela com os menores juros. Os pares menores no mercado cambial oferecem várias oportunidades para tal estratégia. 

A maior vantagem de negociar pares menores é que você pode ter mais instrumentos de trading cambial nos quais é possível buscar oportunidades de trading de alta probabilidade. A volatilidade pode também ser maior em tais instrumentos. Você pode evitar o confuso e complicado comércio de USD e, além disso, você pode conquistar mais analisando pares menores porque eles têm tendências claras e suas movimentações podem ser logicamente explicadas por fluxos de capital para dentro e para fora de seus respectivos países, diferenciais de taxas de juros e apetite dos investidores internacionais.

majors_minors_2_-02.jpg

Quais são os melhores pares menores para negociar?

Para o comércio clássico com tendências, os mais preferidos e melhores para negociar são pares de moedas com iene: EUR/JPY, GBP/JPY, AUD/JPY, NZD/JPY. 

Você se surpreenderá ao saber que o iene japonês provou ser o par de moedas mais consistente nos últimos três anos. Negociar pares de moedas que contêm o JPY tem resultado em chances relativamente melhores de lucrar, em comparação a outros pares. 

Algumas dicas para negociar pares de moedas menores:

1. Para aumentar suas chances de sucesso, você precisa começar negociando com um ou alguns pares de moedas e manter-se neles. Assim, será mais fácil para você administrar negociações e maximizar seus lucros. 

2. Aprenda o máximo possível sobre o par de moedas escolhido. 

Em outras palavras, olhe uma moeda em relação a seu histórico político, financeiro e econômico. Descubra os fatores fundamentais dos quais ela depende e veja se ela está sujeita a análise técnica, a fim de poder prever suas futuras flutuações de preços com o máximo de precisão.  

3. Defina a sessão comercial do par de moedas escolhido e planeje seu horário de trabalho de acordo.

Apesar de ser verdade que o mercado cambial fica aberto 24 horas por dia, há três sessões principais: sessão de Tóquio, sessão de Londres e sessão dos Estados Unidos. Pares de moedas com o dólar dos EUA flutuam com mais intensidade durante a sessão americana; o mesmo vale para o iene japonês na sessão asiática, e assim por diante.

4. Lembre-se: nada pode substituir a experiência no mercado. Quanto mais você negociar, mais você conhece os pares de moedas escolhidos, suas peculiaridades e possíveis flutuações de preço.  

Experimente!

  • 3952

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera