1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. O que Bollywood nos Ensina sobre Finanças
2023-03-31 • Atualizado

O que Bollywood nos Ensina sobre Finanças

Cover.jpg

Talvez você ame os filmes de Bollywood, ou talvez os odeie. Mas é impossível não ter opinião sobre eles. São repletos de emoção! A indústria inteira já é considerada interessante há certo tempo. Até agora, são inúmeras cores, plot twists, músicas que pegam e cenas épicas de danças rítmicas. E não parece que vai parar. O principal objetivo de Bollywood é fazer você se sentir agitado, mergulhado em um mundo sem igual onde tudo é possível. Vilões são punidos e mocinhos dão certo da forma mais festiva e heroica possível.

Não é justamente isso que todos nós buscamos? Viver feliz para sempre e respirar aliviado após todos os desafios superados. E aí vêm as perguntas: “como eles dão conta? Isso é possível na vida real?” Sim, é possível, porém de forma menos dramática. Além de ensinar a lidar com dificuldades no amor, Bollywood pode dar algumas dicas úteis de gestão financeira.

Talvez você não tenha pensado nisso antes, mas assuntos financeiros podem ser encontrados em vários filmes. Seja você cinéfilo ou curioso, prepare a sua pipoca: vamos assistir e aprender!

Regras de Gestão Financeira

Veja uma lista de filmes que mostram como as pessoas do universo Bollywood lidam com seu dinheiro.

Guru

Se você quer muito uma coisa, corra atrás! Mas saiba a hora de parar.

O filme nos leva ao ano de 1951 contando a história de um ambicioso camponês que é bom sonhador e muito persistente. Gurukant Desai, o “Guru”, embarca em uma longa jornada, indo de vendedor na Turquia a empreendedor de sucesso em Mumbai.

bollywood1.gif

Até o momento que seu espírito “sou capaz” vai longe demais! Felizmente, ele consegue limpar seu nome a tempo de se redimir.

Assim como no trading, os seus prejuízos não podem fazê-lo desistir. É necessário analisá-los e enxergar os atuais fracassos como trampolim para futuros sucessos. Autocontrole é essencial — a capacidade de desacelerar, relaxar, dar a si mesmo e ao mercado um tempo para as coisas voltarem ao normal é indispensável para ter lucratividade!

Phir Hera Pheri

Antes de investir uma fortuna, informe-se amplamente sobre os envolvidos.

Um trio de amigos bem-sucedidos desfruta dos luxos da vida de riqueza. Engolidos pela ganância e em busca de mais dinheiro, eles fazem um investimento que acaba se revelando um golpe. Os três ficam sem um centavo, endividados e sem a menor noção de como sair dessa.

bollywood2.gif

Após uma série de aventuras loucas, o trio consegue dar a volta por cima. Será que eles poderiam ter evitado essa dor de cabeça?

É claro que sim! Antes de investir grandes valores, tire um tempo para analisar o mercado, buscar uma corretora de confiança e criar um plano de gestão de riscos. Esses passos são essenciais e, quando não cumpridos, podem deixar você em uma situação bem ruim.

Band Baaja Baaraat

Junte-se a um expert para ter resultados melhores.

O filme mostra dois empresários que começam do zero com uma empresa de casamentos. Eles conseguem uma sinergia perfeita enquanto parceiros de negócios, um completando o outro. Os projetos vão muito bem, com os dois pensando de forma criativa e conseguindo deixar seus clientes satisfeitos com os serviços prestados.

bollywood3.gif

No entanto, devido a questões amorosas, a parceria se desfaz junto com a empresa de sucesso. Somente quando retornam ao trabalho em conjunto é que a agência começa a dar certo mais uma vez.

Traders de primeira viagem podem precisar de um apoio, um expert para seguir. Escolha na lista os operadores de melhor desempenho no mercado e copie as operações mais bem-sucedidas deles. Encontre seu colega ideal no trading no app CopyTrade!

Badmaash Company

Seja criativo na hora de ganhar dinheiro e sonhe grande.

Após a formatura da faculdade, vários amigos decidem abrir uma empresa juntos. A vontade de enriquecer é tão forte que eles bolam jeitos extremamente inusitados de fazer os planos funcionarem. Por exemplo: eles separam pares de tênis e contrabandeiam os calçados esquerdos e direitos separadamente. Embora a estratégia de sucesso deles seja repudiável, a disposição para superar obstáculos é espetacular!

bollywood4.gif

Sempre que você tiver uma ideia de como aumentar a sua renda, não desista dela. Encontre gente que apoie até mesmo uma decisão inusitada sobre o que fazer com o dinheiro. Se você entrar no trading, comece pequeno e com os menores riscos. As contas Cent ou Micro oferecidas pela FBS podem ser o primeiro passo na direção de algo grandioso.

Dil Dhadakne Do

Quando tiver dificuldades financeiras, gaste menos e poupe mais!

O filme de comédia fala da família de Kamal Mehra, empresário à beira da falência. Na esperança de conseguir dinheiro fácil, ele leva sua família inteira (muita gente) em um cruzeiro, sonhando em arranjar um casamento que possa ajudar a captar novos investimentos para sua empresa quase falida. Quê!? O cidadão, sem dinheiro, leva os parentes em uma viagem pelo Mar Mediterrâneo!? Isso pode até funcionar em Bollywood, mas provavelmente daria errado na vida real.

Lembre-se: em tempos de dificuldade financeira, ir em um cruzeiro, alugar uma mansão em Mônaco e realizar o sonho de abraçar um pinguim na Antártida pode não ser a melhor das escolhas!

bollywood5.gif

Quando o dinheiro não estiver sobrando, tenha disciplina e não se deixe levar pelas emoções. Minimize seus gastos e concentre-se em buscar uma solução. Certifique-se, porém, de não fazer nada demasiadamente arriscado, pois, do contrário, as consequências podem ser tão drásticas que nenhum produtor de Bollywood vai querer patrocinar a sua biografia!

E finalmente...

Que filmes! Se você optar por maratonar todas essas obras-primas de uma só vez, é melhor fazer isso durante as férias, pois elas são graaaaandes. Prepare os lenços, deixe tudo adiantado na cozinha e prepare-se para os fins do tipo “o bem vence o mal”.

O incrível mundo do cinema indiano nos ensina algumas lições universais:

Sonhos podem dar certo. Desde que você não desista deles, não recue e cerque-se de pessoas que compartilham das suas ideias e te apoiam incondicionalmente.

Dinheiro gosta de criatividade. Se você parar para pensar em como aumentar a sua renda, o universo será generoso. Jeitos incomuns de ganhar um dinheiro extra são os que mais dão certo. Não hesite na hora de ser criativo e corajoso.

Prejuízos não são o fim do mundo. Pelo contrário: eles podem ser a fundação de futuros sucessos. Seus erros hoje parecerão aprendizados indispensáveis amanhã.

Riscos são inevitáveis, mas você pode prevê-los. Nunca subestime a sua situação financeira! Se ela parecer uma tendência de queda, não duvide desse diagnóstico. Espere o melhor, mas prepare-se para o pior. Considere os possíveis riscos e planeje para evitar consequências irreversíveis. Conhecimentos em análise, ciência de acontecimentos globais e disciplina pessoal serão de enorme ajuda.

Não seja tímido, siga as regras e prepare-se para a maior dança do sucesso da sua vida! Peraí, que música é essa tocando? Consegue ouvir? Vou nessa, não posso ficar parado.

  • 2411

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera