1. FBS corretora >
  2. Blog da FBS >
  3. Por que o trader precisa de análise técnica?
2023-07-13 • Atualizado

Por que o trader precisa de análise técnica?

TRFNEW-1230 Why Traders Need Technical Analysis_642x361-1.png

Desde o momento de abertura da conta de negociação, todo trader tem uma dúvida: quando que a cotação vai se mexer? Será que ela vai subir, cair ou se manter onde está? A resposta está na análise de mercado. Existem dois tipos de análise: fundamentalista e técnica. Este artigo vai tratar da análise técnica em detalhes e explicar como aplicá-la à negociação de ações.

O que é análise técnica?

A análise técnica estuda o histórico do preço no mercado para prever o futuro utilizando vários recursos. É assim que os traders determinam a hora de comprar ou vender ativos na bolsa: avaliando não ações e emissores, mas deslocamentos de preço.

Análise fundamentalista x técnica: a análise fundamentalista prevê o comportamento do preço com base em acontecimentos econômicos. Já a análise técnica se concentra no comportamento anterior do preço.

Vamos às regras básicas observadas pelos adeptos da análise técnica.

1. A ação do mercado leva tudo em consideração.

Os analistas técnicos acreditam que todos os fatores que impactam o preço já estão contabilizados na oferta e na demanda. Portanto, eles não ligam para o que causou a alta ou a queda do preço — somente a variação do preço importa.

2. O preço se desloca em tendências.

O preço não se move de forma caótica — ele segue padrões específicos. Isso significa que as tendências podem ser identificadas, descritas e, portanto, usadas no trading para ganhar dinheiro. O trader deve reconhecer a tendência e entrar nela a tempo.

3. A história tende a se repetir.

Como as pessoas tendem a se comportar de forma semelhante em determinadas situações, a história se repete. As regras que valeram no passado podem continuar valendo no presente e no futuro.

Por que a análise técnica funciona?

Os recursos de análise técnica medem os movimentos do preço usando fórmulas matemáticas, então a objetividade desses recursos é garantida. Além disso, a análise técnica leva em conta a psicologia e as emoções dos participantes do mercado.

A análise técnica também disciplina o trader: só se compra ou vende de acordo com os sinais, que aparecem com base na análise da oferta e da demanda que regulam os preços.

Caso ainda não esteja seguro das suas habilidades de negociação na bolsa, consulte as informações sobre análise técnica para iniciantes.

Como fazer análise técnica

Os princípios da análise técnica possibilitam várias formas de trabalhar com a mesma. O fluxo de dados das transações na bolsa pode ser representado pelo gráfico do preço: uma linha em função do tempo, em que cada ponto traz informações sobre o preço e o horário de cada transação.

Veja a seguir alguns dos métodos de análise técnica.

Análise clássica

A essência deste método é traçar linhas no gráfico do preço, que forma tendências e mostra a direção das variações do preço e os níveis registrados por esse preço, os quais mostram as áreas e os patamares máximos de movimentação dos traders. Isso caracteriza as possibilidades de continuação, incerteza ou reversão (virada) da tendência atual.

TRFNEW-1230 Why Traders Need Technical Analysis_642x361-2.png

Análise de indicadores

Este método de análise técnica inclui funções matemáticas, divididas em indicadores de tendência e osciladores contra a tendência.

Indicadores de tendência são modelos diversos que mostram a direção da tendência, suavizado o caos das flutuações do preço. Osciladores são métodos matemáticos para determinar preços exageradamente altos (sobrecompra) e exageradamente baixos (sobrevenda) em relação às faixas de deslocamento anteriores.

TRFNEW-1230 Why Traders Need Technical Analysis_642x361-3.png

Análise de volumes

A análise técnica da situação atual do mercado financeiro se baseia no volume (número de posições abertas) em determinado período. Os analistas há muito tempo observam uma correlação: as variações de preço ocorrem em momentos de volume alto. Quanto maior o volume em determinado intervalo, maior a probabilidade de o deslocamento do preço ser real e de a tendência continuar na mesma direção. Como os volumes também oscilam, eles geralmente sobem após fases de calmaria.

TRFNEW-1230 Why Traders Need Technical Analysis_642x361-4.png

Análise de velas

Este tipo de análise técnica usa um ou mais padrões de velas para analisar o que está acontecendo no mercado financeiro. Gráficos de velas são usados em conjunto com outros recursos de análise técnica e funcionam em todos os timeframes e instrumentos financeiros.

Existem modelos de reversão da tendência atual e modelos de continuação. Esses modelos podem ser formados por uma ou mais velas. Além da cor, importam também a proporção entre o corpo da vela e as sombras da mesma, bem como onde a vela se encontra no gráfico.

TRFNEW-1230 Why Traders Need Technical Analysis_642x361-5.png

Exemplos de análise técnica

A título de exemplo, sugerimos observar o funcionamento do oscilador Commodity Channel Index (CCI). Ao selecioná-lo na plataforma, defina o período como 14. Quando a linha do CCI supera o nível superior de 100, entende-se que o preço apresenta sobrecompra. Quando ela vai abaixo de -100, entende-se que há sobrevenda.

O objetivo desta estratégia de análise técnica é localizar um padrão de velas de reversão no gráfico enquanto o CCI estiver acima de 100 ou abaixo de -100, indicando que o preço vai voltar aos níveis neutros.

Via de regra, nesse momento se forma algum tipo de padrão de reversão no gráfico. O mais comum é observar um padrão Engolfo Altista (Bullish Engulfing) após condições de sobrevenda e um padrão Engolfo Baixista (Bearish Engulfing) quando o mercado apresenta condições de sobrecompra.

Logo, se o padrão de reversão se forma simultaneamente ao retorno do preço a uma posição neutra, o sinal é de abrir uma operação.

Como usar a análise técnica

A aplicação mais eficaz da AT no mercado de ações é a determinação de pontos de entrada e de saída. Você pode errar ao fazer a análise técnica. Aprenda com os seus erros para ter mais paciência ao aguardar sinais no futuro.

Os traders usam a análise técnica em todos os timeframes, desde aqueles de minutos até os de meses e além. Ademais, quanto maior o timeframe, menor o caos observado e melhor o funcionamento da análise técnica.

Os analistas acreditam que é possível lucrar em qualquer mercado, desde que a tendência seja detectada corretamente e que a posição seja aberta na direção da tendência e então fechada. Exemplo: se o preço desce até um nível de suporte, você deve aproveitar a oportunidade para abrir uma posição de compra. Se o preço sobe até um nível de resistência e depois vira na direção oposta, abra uma posição de venda.

Operando com a análise técnica

Cada método de análise técnica parte de um conjunto de postulados básicos e busca determinar o equilíbrio entre os compradores e os vendedores no mercado. É esse equilíbrio que mostra se o preço vai subir, cair ou se manter onde está.

Cada um desses métodos tem seus próprios pontos fortes e pontos fracos na negociação no mercado de ações. Assim, para o iniciante, o melhor é estudar todas essas nuances e combinar os principais métodos de análise técnica nas devidas proporções.

  • 848

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera