Dólar desacelera
O dólar estendeu seus ganhos contra a maioria das principais moedas, mas o preço começa a desacelerar , foi o que se observou no final da última semana, principalmente no fechamento do pregão de sexta-feira, dia 17/08/2018, com o dólar perdendo força frente ao euro, ao dólar australiano, ao dólar da Nova Zelândia e até mesmo frente a libra.
Abaixo do esperado, o índice de confiança do consumidor americano ajudou a alimentar essa desaceleração, mas as duas semanas de dados relativamente tranqüilas e expectativa para uma reunião comercial entre os EUA e a China no final de agosto, também encorajaram os investidores a reduzir suas posições vendidas.
Embora tenhamos diversas divulgações importantes sobre indicadores econômicos, o evento mais importante da semana, será as negociações comerciais entre EUA e China em 21 e 22 de agosto. Se as negociações forem bem, o apetite pelo risco melhorará, permitindo que moedas profundamente vendidas, como o dólar australiano, entre outras se recuperem. No entanto, se os EUA e a China continuarem a medir forças, poderemos ver novas perdas para o euro, e as demais moedas que fazem par com o dólar.
O crescimento dos EUA ainda está sólido e as atas do FOMC na quarta-feira, 22/08/2018, nos lembrarão que o Fed está em vias de aumentar as taxas em setembro.
Depois de atingir uma baixa de 1,13 na quarta-feira, o EUR / USD terminou a semana perto de 1,14. Tal como os EUA, o comércio ligeiramente mais fraco da zona euro, teve muito pouco impacto na moeda. Alguns PMIs da zona do euro serão divulgados durante a semana e de todos os relatórios econômicos do calendário, estes são os mais importantes porque, anteriormente, vimos muito pouco sinal de tensões comerciais impactando a economia da zona do euro, mas se os números de agosto mostrarem uma desaceleração , e os dados mostrarem que a atividade do setor manufatureiro e de serviços continuou a se expandir em um ritmo mais rápido, o EUR / USD poderia voltar a região de preço de 1,15.
De todas as principais moedas, a Libra Esterlina experimentou a recuperação mais fraca. O problema é que o risco de um Brexit sem um acordo está crescendo. Mas, se olharmos no gráfico diário do GBP / USD - sugere que uma recuperação mais forte. Caso isso ocorra, seria impulsionado pelas manchetes do Brexit ou por um recuo mais acentuado do dólar, porque não há grandes relatórios econômicos do Reino Unido para o resto do mês.