Novos temores sobre guerra comercial
Mercado reage à expectativa de anúncio de novas tarifas dos Estados Unidos sobre produtos chineses importados. O dólar operou em baixa frente a um grupo de moedas nesta segunda-feira (17). A libra britânica atingiu quase 1000 pontos fechando a 1.31587 na seção de NY.
O presidente americano Donald Trump pode anunciar as novas tarifas já nesta segunda-feira. A China prometeu retaliar qualquer nova ação tarifária dos Estados Unidos e disse que pode se recusar a participar de novas negociações caso isso aconteça.
Nesta segunda-feira, o tablóide Global Times, publicado pelo People's Daily, do Partido Comunista, disse em um editorial que a China não vai só jogar na defensiva na intensificação de uma guerra comercial.
Na semana passada, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos convidou autoridades chinesas, incluindo o vice-premiê Liu He, para mais negociações sobre a disputa tarifária, embora o ceticismo permanecesse alto entre analistas de ambos os lados sobre as perspectivas de um progresso.
O Ministério das Relações Exteriores da China reiterou que a intensificação do conflito comercial não é do interesse de ninguém.
A China "dificilmente visitaria os EUA diante deste cenário, com ambos os lados procurando preservar a imagem e serem vistos em uma posição forte".
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instruiu assessores a avançarem com tarifas sobre cerca de US$ 200 bilhões a mais em produtos chineses, acrescentando que a data ainda não está clara.