OPEP: demanda global de petróleo previsto a subir no segundo semestre deste ano
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) declarou que a demanda global por petróleo está prevista para aumentar em 2 milhões de barris por dia no segundo semestre de 2017, segundo o relatório do mercado de petróleo mensal da organização divulgado na terça-feira. O impulso é principalmente conduzido pelo aumento no consumo total de 97,4 milhões de barris por dia na segunda parte do ano de 95,4 milhões de barris por dia gravados na primeira metade de 2017.
Os Estados Unidos está previsto para contribuir mais para o crescimento da demanda, uma vez que é provável que a haja impulso das necessidades de combustível de transporte durante a temporada de condução de verão do país. Enquanto isso, é esperado que a demanda europeia venha a avançar marginalmente, enquanto o Pacífico é provável experimentar um declínio que será um pouco compensado pelo crescimento da demanda moderada da Coreia do Sul, afirma o relatório.
Enquanto isso, a oferta não-OPEP está prevista para crescer em 2017 por 0,84 milhões de barris por dia, apesar do acordo corte saída OPEP. A extensão por mais nove meses está previsto para impactar outros grandes produtores de petróleo que concordaram com o limite de produção, incluindo a Rússia, Cazaquistão, Brunei etc, diminuindo seu suprimento de petróleo bruto. No entanto, a queda é susceptível de ser compensada pelo aumento previsto do Canadá, Reino Unido e os EUA.