Os comerciantes do XAU/USD estão cautelosos frente ao IPC dos EUA na sexta-feira
Os comerciantes do XAU/USD estão cautelosos frente ao IPC dos EUA na sexta-feira
2021-12-09
• Atualizado
Panorama Fundamental
Vamos entender a dinâmica dos preços do ouro que permanece sob pressão de baixa, abaixo da zona de $ 1.795, e em meio a uma ampla recuperação do dólar americano.
A publicação do IPC dos EUA na sexta-feira (10) torna-se crucial à medida que as expectativas de inflação melhoram.
Cabe aqui uma observação importante. À medida que a política monetária fácil se aproxima do fim e os estímulos começam a ser cortados, a demanda pelo ouro perde um importante agente impulsionador, o que provocaria no médio e longo prazo uma queda mais acentuada no metal amarelo, podendo o ouro descer a uma revisita a regiões vistas no início de 2020 no período da pandemia por volta de $ 1.600 e $ 1.550. Anotem aí em suas agendas.
Quais as perspectivas técnicas no curto prazo para o par?
Preço de abertura do dia: 1782
Máxima: 1787
Mínima: 1773
Tecnicamente, o preço do XAU/USD está se movendo de forma bilateral uma faixa familiar abaixo de $ 1.795-800, e se mostra incapaz de manter a alta, e opera em baixa perto da região de $ 1.777, caindo do topo intradiário.
Dito isso, o retrocesso de Fibonacci de 61,8% (Fibo.) do último rally de alta de acordo com o gráfico horário, em $ 1.773, precede o nível de $ 1.770, abaixo do qual as mínimas do ano $ 1.760, seriam desafiadas.
Por outro lado, sendo bastante otimista, os touros precisariam de um empurrão sustentado, acima da zona de $ 1.795, para então direcionar o preço para as zonas de $ 1.805, seguido por $ 1.815.
No entanto, é notório que participantes do mercado estão se abstendo de fazer qualquer aposta direcional, antes dos importantes dados de inflação dos EUA, divulgados nesta sexta-feira (10).
O preço do metal amarelo atinge perto dos níveis mais altos desde abril de 2022, chegando a ser negociado em $ 1.952-50 no início desta quinta-feira., com os investidores se preparam para mais alguns bancos centrais e o relatório de empregos dos EUA, NFP de sexta-feira
Rendimentos mais baixos do Tesouro dos EUA e dólar mais barato tendem a direcionar os investidores para o metal amarelo antes dos dados macros da semana
A Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, elevou os preços de seu principal petróleo para compradores asiáticos pela primeira vez em seis meses em meio às expectativas de recuperação da demanda
A intervenção furtiva do BoJ nos mercados de Títulos JGB, pode ter sido conduzida em meio a novas preocupações de que novos aumentos nas taxas de juros pelo Fed irão enfraquecer o USDJPY de forma ampla