Operando com o Oscilador Stochastic

Leia o artigo no site da FBS

O que é o Oscilador Stochastic?

O Oscilador Stochastic (ou Estocástico), desenvolvido por George C. Lane no final da década de 1950, é uma valiosa ferramenta de trading para prever reversões de tendências. Este indicador identifica os níveis de sobrecompra e sobrevenda de um ativo através da medição do impulso (momentum) dos preços, que é a taxa de aceleração do movimento dos preços.

A ideia por trás do Oscilador Stochastic é que, usualmente, o impulso é alterado antes mesmo de o preço mudar de direção. Como resultado, este indicador pode estar à frente do movimento de preços, dando aos traders uma vantagem.

O Oscilador Stochastic é uma ferramenta útil para operadores experientes e também para iniciantes. Combinado a outras ferramentas de análise técnica, como médias móveis, linhas de tendência e níveis de suporte e resistência, o Oscilador Stochastic pode ser um instrumento poderoso para melhorar a precisão do trading e para identificar os melhores pontos de entrada e saída.

Como o Oscilador Stochastic funciona?

O indicador mede o fechamento recente do preço em relação ao ponto mais alto e mais baixo da amplitude (range) em que o ativo foi negociado, considerando um número definido de períodos passados. O número padrão de períodos utilizados para a medição é 14. Por exemplo, em um gráfico diário, serão 14 dias. Em um gráfico horário, serão 14 horas, e assim por diante.

O Stochastic é um indicador de duas linhas que os traders podem utilizar em qualquer gráfico. Estas duas linhas são as linhas %K e %D, que se movem entre 0 e 100.

  • Quando o indicador Stochastic está elevado, o preço do instrumento fecha perto do topo da amplitude de 14 períodos.
  • Por outro lado, quando o indicador está baixo, o preço fecha perto do fundo da amplitude de 14 períodos.
  • A regra geral para o indicador Stochastic é que, num mercado com tendência ascendente, os preços fecharão perto da máxima. Em contraste, os preços fecharão perto da mínima em um mercado de tendência descendente. Se o preço de fechamento se afastar da máxima em um mercado de alta (bull market) ou da mínima em um mercado de baixa (bear market), o impulso está desacelerando e uma reversão pode começar em breve.

Fórmula do Oscilador Stochastic

A fórmula do Oscilador Stochastic é:

%K = (Fechamento atual - Menor baixa)/(Maior alta - Menor baixa) * 100;

%D = SMA (Média Móvel Simples) de 3 dias do %K.

Sabendo que:

  • "Fechamento atual" representa o preço de fechamento do ativo para o período atual;
  • "Menor baixa" é o preço mais baixo que o ativo atingiu durante o período especificado;
  • "Maior alta" é o preço mais elevado que o ativo atingiu durante o período especificado.

%K é o indicador Stochastic rápido, visto que ele reage mais rapidamente às variações de preços. %D é o indicador Stochastic "lento", pois geralmente é uma média móvel de 3 períodos do %K.

Configurações do Oscilador Stochastic

O Oscilador Stochastic é um instrumento padrão da MetaTrader 4 e MetaTrader 5. Você pode adicioná-lo ao gráfico clicando em “Inserir” — “Indicadores” — “Osciladores” e, em seguida, escolhendo “Oscilador Stochastic.”

As definições padrões são 5, 3, 3. Outras configurações usadas frequentemente para o Stochastic incluem 14, 3, 3 e 21, 5, 5. O Stochastic geralmente é chamado de Fast Stochastic (veloz) quando está definido em 5, 4; Slow Stochastic (lento) com uma configuração de 14, 3; e Full Stochastic (completo) com uma configuração de 14, 3, 3.

O Fast Stochastic responde mais rapidamente às variações dos preços de mercado, enquanto o Slow Stochastic reduz o número de falsos cruzamentos e, dessa forma, filtra alguns sinais falsos. Cabe a você escolher os parâmetros que deseja.

Lendo o indicador Stochastic

Como mencionamos acima, o Oscilador Stochastic se move entre 0 e 100. No entanto, o preço geralmente não atinge esses extremos. Assim, os traders normalmente usam os níveis de 20 e 80 como referências para as áreas de sobrecompra e sobrevenda.

Se o indicador fica acima de 80, significa que o instrumento é negociado perto do topo da sua amplitude e está atualmente sobrecomprado. Por outro lado, se o indicador fica abaixo de 20, o instrumento é negociado perto da parte inferior da sua amplitude e está atualmente sobrevendido. Normalmente, quando o preço atinge áreas de sobrecomprado e sobrevendido, uma reversão está prestes a acontecer.

Se o oscilador se move acima de 50, o instrumento está sendo negociado dentro da parte superior da amplitude de negociação, com os touros dominando o mercado. Em contrapartida, se o oscilador se move abaixo de 50, o instrumento está sendo negociado na parte inferior da amplitude de negociação, com os ursos dominando o mercado.

Os níveis de sobrecompra e sobrevenda são úteis para prever reversões de tendência.

Como operar com o Oscilador Stochastic

Assim como qualquer outro indicador, o Stochastic não fornece sinais que são 100% lucrativos. Existem 2 jeitos de aumentar a precisão dos sinais desse indicador:

Use os sinais gerados quando o cruzamento acontece na área extrema (acima de 80 para o sinal de venda e abaixo de 20 para o sinal de compra).

Analise a tendência em um tempo gráfico maior e opere de acordo com ela. Por exemplo, se você usar o Stochastic no H1, verifique a tendência no H4. Se houver uma forte tendência de baixa, não use os sinais de compra, pois o preço pode permanecer na área de sobrecompra por longos períodos. Em vez disso, concentre-se nos sinais de venda gerados pelo Stochastic para se beneficiar do trading de tendências.

Além disso, tal como acontece com outros osciladores, preste atenção às situações em que o Oscilador Stochastic diverge do gráfico de preços. O sinal de venda ocorre quando o preço forma uma alta mais alta (higher high), porém o Stochastic forma uma alta mais baixa (divergência baixista). Em compensação, o sinal de compra aparece quando o preço forma uma baixa mais baixa (lower low), enquanto o Stochastic forma uma baixa mais alta (higher low).

Recomenda-se também a utilização do Oscilador Stochastic com outras ferramentas de análise técnica, como as Médias Móveis, o Heiken Ashi, o Jacaré (Alligator), etc.

Resumo

O Oscilador Stochastic é uma ferramenta poderosa para os traders, ajudando-os a identificar potenciais reversões de mercado e mudanças no impulso. Entender como ele funciona e como usá-lo em sua estratégia de negociação pode lhe fornecer uma vantagem nos mercados. No entanto, é importante lembrar que nenhum indicador técnico é infalível, e que gerenciar seu risco e operar com disciplina é sempre fundamental.

Comece a negociar

2023-05-11 • Atualizado

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.