Índice de Força

O que é o Índice de Força?

O Índice de Força (Force Index, ou FI) é um indicador desenvolvido por Alexander Elder. Ele mede a força dos ursos e dos touros em um mercado de tendência. Este indicador se baseia no preço, na direção e nos volumes de operação, que, segundo Elder, são os três elementos essenciais da movimentação de preços.

O FI pode confirmar uma tendência, identificar correções que valem a pena operar e também prever reversões.

Este artigo irá abordar em detalhes o Índice de Força, como ele é calculado e como ele pode ser implementado e interpretado para tomar decisões de trading sensatas. Também iremos comparar o Índice de Força com o Índice de Fluxo de Dinheiro (Money Flow Index) e examinar as suas limitações.

Compreendendo o Índice de Força

Para entender o indicador Índice de Força, primeiro é fundamental entender a relação entre o movimento dos preços e o volume de negociação. Tendências fortes normalmente são acompanhadas de um aumento do volume de negociação, enquanto tendências mais fracas têm volumes de negociação mais baixos. O Índice de Força mede a força de uma tendência comparando o preço de fechamento do período atual, o preço de fechamento do período anterior e o volume de negociação no mesmo período.

Como é feito o cálculo?

O Índice de Força é calculado usando uma fórmula simples:

Índice de Força = (Fechamento atual - Fechamento anterior) x Volume

Em seguida, uma média móvel exponencial é aplicada ao valor resultante, de modo a oferecer um histograma e uma linha na janela do indicador.

Os traders podem personalizar o Índice de Força ajustando o período utilizado para a média móvel dos dados de volume. Os períodos mais longos fornecem indicadores mais estáveis, enquanto os períodos mais curtos são mais sensíveis a variações de curto prazo.

Como implementar

O Índice de Força está incluído no conjunto de ferramentas padrão da MetaTrader. Você pode adicioná-lo ao gráfico clicando em “Inserir” — “Indicadores” — “Osciladores” e, em seguida, escolhendo “Force Index”.

force index.png

Como interpretar o Índice de Força

O índice será positivo se o preço de fechamento atual for superior ao anterior. Quando o indicador sobe, ele mostra a força dos touros. Por outro lado, se o preço de fechamento for inferior ao anterior, o indicador será negativo, mostrando a força dos ursos. Como resultado, vale a pena observar os momentos em que o FI cruza a linha zero.

force index 2.png

Além disso, o indicador também inclui os dados de volume, permitindo julgar melhor a tendência e o seu impulso. A tendência de alta atual provavelmente continuará quando o Índice de Força atingir uma nova máxima. Quando o FI cair para uma nova mínima, a tendência de baixa continuará. A tendência pode se inverter para cima quando o FI atingir uma mínima mais alta.

force index 3.png

Se a tendência for forte, o Índice de Força mudará drasticamente, provavelmente sinalizando a continuação dela. Porém, se o preço mudar devido à inércia, o FI se moverá apenas ligeiramente. A tendência de alta enfraquece se o preço atual aumentar sem que o indicador mostre esse mesmo comportamento.

Abaixo, reunimos vários sinais fornecidos pelo Índice de Força. Use-os com sabedoria e lembre-se de que a confirmação de outras ferramentas é sempre bem-vinda.

Sinais altistas produzidos pelo FI:

  • O Índice de Força marca novas máximas em uma tendência de alta (continuação da tendência).
  • O Índice de Força cai abaixo de zero durante uma tendência de alta (“comprar na baixa”).
  • O Índice de Força vai acima de zero em uma tendência de queda (compre na correção contra a tendência principal).
  • O Índice de Força cruza a MA (Média Móvel) para o lado de cima (se você aplicar a MA ao indicador).
  • Divergências (o preço marca mínimas mais baixas, mas o FI marca mínimas mais altas).

Sinais baixistas produzidos pelo FI:

  • O Índice de Força marca novas mínimas em uma tendência de queda (continuação da tendência).
  • O Índice de Força vai acima de zero durante uma tendência de queda (venda nas viradas/pullbacks).
  • O Índice de Força vai abaixo de zero em uma tendência de alta (venda na correção contra a tendência principal).
  • O Índice de Força cruza a MA para o lado de baixo (se você aplicar a MA ao indicador).
  • Divergências (o preço marca máximas mais altas enquanto o FI marca máximas mais baixas).

Divergências do Índice de Força

Divergências de alta (bullish) e de baixa (bearish) indicam uma possível mudança na direção da tendência. Estes sinais clássicos são normalmente associados a osciladores. Uma divergência de alta ocorre quando o indicador se move para cima enquanto o ativo se move para baixo. Isso sugere que a fraqueza dos preços não está sendo confirmada pelo indicador, o que pode sinalizar uma reversão da tendência de alta à frente. Por outro lado, uma divergência de baixa ocorre quando o indicador se move para baixo enquanto o ativo se move para cima. Apesar do preço mais alto, isso indica uma fraqueza subjacente, o que poderia prever uma reversão da tendência de baixa.

A confirmação é um fator essencial da interpretação das divergências de alta e de baixa. Embora as divergências sinalizem algo incomum, elas exigem uma confirmação do indicador ou do gráfico de preços. Uma divergência bullish pode ser confirmada quando o Índice de Força se move para a zona positiva ou quando há um rompimento da resistência no gráfico de preços. Já uma divergência bearish pode ser confirmada quando o Índice de Força se move para a zona negativa ou quando há um rompimento do suporte no gráfico de preços. Para confirmar, os traders também podem usar ferramentas de análise técnica, como velas, cruzamentos de médias móveis e quebras de padrões.

force index 1.png

No gráfico abaixo, o indicador Índice de Força formou uma divergência de alta no tempo gráfico diário. Todas as mínimas do indicador são superiores às anteriores, enquanto todas as mínimas do preço permanecem no mesmo nível. O trader precisa de uma segunda confirmação da possível reversão da tendência para poder encontrar o melhor ponto de entrada. Nesta situação, seria o rompimento dos preços acima do nível de resistência e um novo teste desse rompimento. Assim, o operador pode abrir uma posição de compra após o preço testar novamente com sucesso o nível destacado.

Índice de Força x Índice de Fluxo de Dinheiro (FI x MFI)

O Índice de Fluxo de Dinheiro (MFI) e o Índice de Força empregam o preço e o volume para medir a força da tendência e identificar possíveis reversões de preços. No entanto, os cálculos dos seus indicadores são feitos de formas bem diferentes. O MFI emprega uma fórmula mais complexa que incorpora o preço usual (máxima + mínima + fechamento ÷ 3), em vez de depender apenas dos preços de fechamento. Além disso, o MFI está limitado ao intervalo de zero a 100. Como resultado do seu cálculo distinto e dos seus limites, o MFI pode fornecer informações únicas que diferem do Índice de Força.

Limitações do Índice de Força

O Índice de Força é um indicador com defasagem que utiliza dados de preços e volumes anteriores para calcular uma média da EMA (Média Móvel Exponencial). No entanto, visto que é feita uma média dos dados, ele pode ser lento ao gerar sinais de negociação, resultando em oportunidades perdidas. Usar um Índice de Força de curto prazo (por exemplo, 10, 13 ou 20) pode levar a vários sinais falsos devido a pequenas flutuações de preço ou volume. Em contrapartida, um Índice de Força de longo prazo (por exemplo, 50, 100 ou 150) é menos propenso a oscilações, mas reage lentamente às mudanças de preços, levando a sinais de negociação atrasados.

Um resumo do indicador Índice de Força

Para concluir, o Índice de Força é considerado uma das melhores combinações de preço e volume. Observe que o FI usa dados do volume do tick obtidos na negociação de moedas, correspondendo ao número de transações, então é possível haver algumas distorções. O Índice de Força apresenta os melhores resultados quando aplicado aos mercados voláteis.

Perguntas frequentes

O que é o indicador Índice de Força?

O Índice de Força é um indicador que utiliza tanto o preço como o volume para medir a força de uma tendência e identificar potenciais reversões de preços. Ele calcula a força por trás dos movimentos de preços comparando os preços de fechamento do dia atual e do dia anterior, e então multiplica o resultado pelo volume do dia atual.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Decisão da taxa de juro do RBNZ

Nesta terça-feira (27), o Banco da Reserva da Nova Zelândia (RBNZ) estará realizando a sua reunião de política monetária, às 22:00, horário de Brasília.

Uma semana decisiva para o índice do S&P 500 e para o USD

O calendário econômico para os EUA promete mexer com os índices US 30, US 100 e US 500, já que os investidores estarão atentos aos dados macroeconômicos a serem publicados ao longo da semana em especial o índice do PCE e no final da temporada de lucros corporativos

Incertezas no Oriente Médio fazem os preços do petróleo subirem

O cumprimento dos cortes de produção da OPEP+ aumentou, com as exportações a caírem cerca de 900.000 barris em fevereiro, o nível mais baixo desde agosto/23

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera