Operando com o Oscilador Stochastic

O que é o Oscilador Stochastic?

O Oscilador Stochastic (ou Estocástico), desenvolvido por George C. Lane no final da década de 1950, é uma valiosa ferramenta de trading para prever reversões de tendências. Este indicador identifica os níveis de sobrecompra e sobrevenda de um ativo através da medição do impulso (momentum) dos preços, que é a taxa de aceleração do movimento dos preços.

A ideia por trás do Oscilador Stochastic é que, usualmente, o impulso é alterado antes mesmo de o preço mudar de direção. Como resultado, este indicador pode estar à frente do movimento de preços, dando aos traders uma vantagem.

O Oscilador Stochastic é uma ferramenta útil para operadores experientes e também para iniciantes. Combinado a outras ferramentas de análise técnica, como médias móveis, linhas de tendência e níveis de suporte e resistência, o Oscilador Stochastic pode ser um instrumento poderoso para melhorar a precisão do trading e para identificar os melhores pontos de entrada e saída.

Como o Oscilador Stochastic funciona?

O indicador mede o fechamento recente do preço em relação ao ponto mais alto e mais baixo da amplitude (range) em que o ativo foi negociado, considerando um número definido de períodos passados. O número padrão de períodos utilizados para a medição é 14. Por exemplo, em um gráfico diário, serão 14 dias. Em um gráfico horário, serão 14 horas, e assim por diante.

O Stochastic é um indicador de duas linhas que os traders podem utilizar em qualquer gráfico. Estas duas linhas são as linhas %K e %D, que se movem entre 0 e 100.

Stochastic - example.png

  • Quando o indicador Stochastic está elevado, o preço do instrumento fecha perto do topo da amplitude de 14 períodos.
  • Por outro lado, quando o indicador está baixo, o preço fecha perto do fundo da amplitude de 14 períodos.
  • A regra geral para o indicador Stochastic é que, num mercado com tendência ascendente, os preços fecharão perto da máxima. Em contraste, os preços fecharão perto da mínima em um mercado de tendência descendente. Se o preço de fechamento se afastar da máxima em um mercado de alta (bull market) ou da mínima em um mercado de baixa (bear market), o impulso está desacelerando e uma reversão pode começar em breve.

Fórmula do Oscilador Stochastic

A fórmula do Oscilador Stochastic é:

%K = (Fechamento atual - Menor baixa)/(Maior alta - Menor baixa) * 100;

%D = SMA (Média Móvel Simples) de 3 dias do %K.

Sabendo que:

  • "Fechamento atual" representa o preço de fechamento do ativo para o período atual;
  • "Menor baixa" é o preço mais baixo que o ativo atingiu durante o período especificado;
  • "Maior alta" é o preço mais elevado que o ativo atingiu durante o período especificado.

%K é o indicador Stochastic rápido, visto que ele reage mais rapidamente às variações de preços. %D é o indicador Stochastic "lento", pois geralmente é uma média móvel de 3 períodos do %K.

Configurações do Oscilador Stochastic

O Oscilador Stochastic é um instrumento padrão da MetaTrader 4 e MetaTrader 5. Você pode adicioná-lo ao gráfico clicando em “Inserir” — “Indicadores” — “Osciladores” e, em seguida, escolhendo “Oscilador Stochastic.”

2 (3).png

As definições padrões são 5, 3, 3. Outras configurações usadas frequentemente para o Stochastic incluem 14, 3, 3 e 21, 5, 5. O Stochastic geralmente é chamado de Fast Stochastic (veloz) quando está definido em 5, 4; Slow Stochastic (lento) com uma configuração de 14, 3; e Full Stochastic (completo) com uma configuração de 14, 3, 3.

O Fast Stochastic responde mais rapidamente às variações dos preços de mercado, enquanto o Slow Stochastic reduz o número de falsos cruzamentos e, dessa forma, filtra alguns sinais falsos. Cabe a você escolher os parâmetros que deseja.

Lendo o indicador Stochastic

Como mencionamos acima, o Oscilador Stochastic se move entre 0 e 100. No entanto, o preço geralmente não atinge esses extremos. Assim, os traders normalmente usam os níveis de 20 e 80 como referências para as áreas de sobrecompra e sobrevenda.

Se o indicador fica acima de 80, significa que o instrumento é negociado perto do topo da sua amplitude e está atualmente sobrecomprado. Por outro lado, se o indicador fica abaixo de 20, o instrumento é negociado perto da parte inferior da sua amplitude e está atualmente sobrevendido. Normalmente, quando o preço atinge áreas de sobrecomprado e sobrevendido, uma reversão está prestes a acontecer.

Se o oscilador se move acima de 50, o instrumento está sendo negociado dentro da parte superior da amplitude de negociação, com os touros dominando o mercado. Em contrapartida, se o oscilador se move abaixo de 50, o instrumento está sendo negociado na parte inferior da amplitude de negociação, com os ursos dominando o mercado.

Os níveis de sobrecompra e sobrevenda são úteis para prever reversões de tendência.

Como operar com o Oscilador Stochastic

Assim como qualquer outro indicador, o Stochastic não fornece sinais que são 100% lucrativos. Existem 2 jeitos de aumentar a precisão dos sinais desse indicador:

Use os sinais gerados quando o cruzamento acontece na área extrema (acima de 80 para o sinal de venda e abaixo de 20 para o sinal de compra).

3 (2).png

Analise a tendência em um tempo gráfico maior e opere de acordo com ela. Por exemplo, se você usar o Stochastic no H1, verifique a tendência no H4. Se houver uma forte tendência de baixa, não use os sinais de compra, pois o preço pode permanecer na área de sobrecompra por longos períodos. Em vez disso, concentre-se nos sinais de venda gerados pelo Stochastic para se beneficiar do trading de tendências.

4 (1).png

Além disso, tal como acontece com outros osciladores, preste atenção às situações em que o Oscilador Stochastic diverge do gráfico de preços. O sinal de venda ocorre quando o preço forma uma alta mais alta (higher high), porém o Stochastic forma uma alta mais baixa (divergência baixista). Em compensação, o sinal de compra aparece quando o preço forma uma baixa mais baixa (lower low), enquanto o Stochastic forma uma baixa mais alta (higher low).

5 (1).png

Recomenda-se também a utilização do Oscilador Stochastic com outras ferramentas de análise técnica, como as Médias Móveis, o Heiken Ashi, o Jacaré (Alligator), etc.

Resumo

O Oscilador Stochastic é uma ferramenta poderosa para os traders, ajudando-os a identificar potenciais reversões de mercado e mudanças no impulso. Entender como ele funciona e como usá-lo em sua estratégia de negociação pode lhe fornecer uma vantagem nos mercados. No entanto, é importante lembrar que nenhum indicador técnico é infalível, e que gerenciar seu risco e operar com disciplina é sempre fundamental.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Comerciantes aguardam os PMIs da zona do euro e dos EUA

O foco para esta terça-feira estará nas Atividades dos Gerentes de Compras (PMIs) de serviço da S&P Global para a zona do euro, Reino Unido e para os EUA, que liberará também o PMI ISM de serviços

Decisões de taxas, folha de pagamento (NFP) e inflação

A semana de 04 a 08 de março será muito interessante em termos de dados, já que os mercados continuam a observar as movimentações dos bancos centrais, que procuram um a brecha para começar a flexibilizar as suas políticas monetárias

S&P Global e ISM liberam números do PMI da indústria nos EUA

A expectativa para o mês de fevereiro é que a leitura tenha tido uma ligeira melhora para 49,5, mas ainda continue em território de contração. Qualquer número superior, apoiará o dólar americano

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera