Estratégia do padrão de reversão 1-2-3

Estratégia do padrão de reversão 1-2-3

2023-04-03 • Atualizado

O arranjo de reversão 123 é uma formação gráfica básica que avisa a chegada de uma virada na tendência.

Arranjo

O padrão gráfico 123 é uma formação de três ondas na qual cada movimento atinge um ponto-pivô. É daí que vem o nome do padrão: dos pontos-pivô 1, 2, e 3.

Veja como é esse padrão:

webite patterns 4.png

O padrão 123 funciona em ambas as direções. No primeiro caso, a tendência altista (bullish) vira tendência baixista (bearish). No segundo caso, a imagem mostra o oposto: a tendência baixista (bearish) vira tendência altista (bullish).

Estrutura do padrão gráfico 123

O padrão aparece após três movimentos de preço, que formam três pontos-pivô e um nível de confirmação.

Ponto-pivô 1.

É um ponto de virada formado pelo preço durante a tendência. Se o preço romper a linha de tendência anterior após ter formado o ponto-pivô 1, o padrão será mais confiável.

Ponto-pivô 2.

O próximo ponto de virada tem alta probabilidade de se formar fora da linha de tendência ou canal anterior. É um bom indício de que a tendência pode estar pronta para acabar e virar.

Ponto-pivô 3.

O ponto-pivô 3 é crucial para os padrões gráficos de reversão do tipo 123. Para que o padrão seja válido, o ponto não deve exceder o ponto-pivô 1 (na pior hipótese, ele pode ficar no mesmo nível).

Nível de confirmação

O nível de confirmação é nosso ponto de entrada no mercado. Está localizado no mesmo nível que o ponto-pivô 2. Quando o preço romper este nível, abra a operação.

webite patterns 2.png

Nível da meta

Para definir a meta, o trader deve ligar os pontos-pivô 1 e 3 com uma linha. O tamanho do padrão 123 equivale à distância vertical entre a Linha 2 (linha horizontal no patamar do ponto-pivô 2) e o ponto médio da Linha 1.

webite patterns 5.png

Arranjo Stop Loss para o padrão gráfico 123

É muito importante utilizar Stop Loss ao operar com o padrão gráfico 123. A Stop Loss deve ser definida abaixo do ponto-pivô 3 na virada de uma tendência altista. Em uma tendência baixista, ela deve ser definida acima. Em condições de alta volatilidade no mercado, o preço pode ser empurrado para além do ponto-pivô 2 por algum tempo. É por isso que é uma boa ideia definir a Stop Loss um pouco além do ponto-pivô 3, já que isso vai evitar a ativação da mesma.

webite patterns 1.png

Arranjo do padrão 123 de continuação

 O padrão 123 também pode funcionar como padrão de continuação, ou seja, ele pode sinalizar que a tendência não vai virar.

Neste caso, o preço não rompe o “nível de confirmação” no ponto-pivô 2. Pelo contrário: ele volta ao nível do ponto-pivô 3 e rompe esse nível. Um arranjo desses sinaliza que a tendência vai continuar.

Stop Loss na formação do padrão de continuação

Se você estiver operando o padrão 123 como formação de continuação, sua ordem Stop Loss deve ir além do ponto-pivô 2.

Meta do padrão 123 de continuação

A meta do “padrão 123 de continuação” é medida do jeito habitual. A única exceção é que, neste caso, você deve tomar o ponto-pivô 3 como ponto inicial da sua meta.

webite patterns 3.png

Exemplo

Se você soubesse do padrão 123 em maio de 2021, poderia ter feito a melhor operação curta (short) de todas! Vejamos um exemplo perfeito desse padrão!

Gráfico diário do Bitcoin

Screenshot_1.png

Após o gráfico do Bitcoin formar o ponto-pivô 1, o preço caiu atrás da linha de tendência, onde ocorreu o ponto-pivô 2. Em seguida, o preço virou e apareceram o ponto-pivô 3 e um potencial nível de Stop Loss. Após o preço romper o nível de confirmação, ele caiu e atingiu a meta do padrão.

Conclusão

O padrão 123 é bem comum e costuma aparecer no começo de muitas viradas de preço. Às vezes, ele também pode sinalizar a continuação da tendência. Para ter sinais de maior qualidade, é melhor usar o padrão 123 em conjunto com um oscilador, como o RSI. Em momentos de extremos no RSI, o padrão 123 vai dar os sinais mais exatos.  

Leia também

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera