Mergulhe mais fundo: as fontes de informação que provavelmente desconhece

Mergulhe mais fundo: as fontes de informação que provavelmente desconhece

2023-03-30 • Atualizado

O que caracteriza um trader experiente? Descubramos!

Se é bom trader, sabe o que verificar para obter os conhecimentos fundamentais do mercado. Tudo começa no sítio web da FBS, naturalmente. Você primeiramente verifica-o para atualizar-se sobre os principais acontecimentos no calendário económico, as notícias de última hora e as análises de seus ativos favoritos em gravações e textos. Esses são apenas alguns dos tesouros guardados que pode encontrar ao visitar a secção Análises e Formação de nosso sítio web.

O trader experiente, por sua vez, é um verdadeiro escavador analítico. Além de conhecer as principais fontes de informações úteis para a análise fundamental, ele também lê nas entrelinhas e compreende relações não tão óbvias entre acontecimentos e mercado. Reunimos abaixo as mais intrigantes das fontes de informação. Comecemos!

Indicadores de sentimento de risco

É muito importante saber o atual sentimento (humor) do mercado. Quando o sentimento é favorável a riscos (risk-on), os traders e investidores pouco medo têm de comprar moedas de alto retorno e de mercados emergentes. Por outro lado, o sentimento de aversão a riscos (risk-off) induz os traders e investidores a fugirem de ativos arriscados em direção a ativos de refúgio (USD, JPY, CHF e ouro). Pode encontrar diferentes formas de acompanhar o sentimento de risco no mercado, sendo a mais genérica destas as manchetes nas fontes de notícias relevantes. Esta é a mais traiçoeira das formas, pois as notícias mudam muito rapidamente e o enorme fluxo de informações pode confundir-lhe.

O que mais posso fazer? Pode também acompanhar o desempenho dos ativos de refúgio. Se os fluxos na direção do iene japonês e do ouro estão a subir, isso é indicativo de que o sentimento é de aversão a riscos. Deve-se ter em especial atenção a correlação entre o USD e o ouro (XAU/USD). Se o USD está a subir, o metal amarelo muito provavelmente está a cair.

Se deseja ser mais específico em suas análises, pode utilizar outras fontes interessantes, como o Índice de Volatilidade CBOE (CBOE Volatility Index — VIX) da Chicago Board Options Exchange, conhecido também como “índice do medo”. Este avalia a volatilidade esperada para o mercado de ações. Se a volatilidade implícita é maior, então infere-se que está a crescer o medo de uma possível virada na tendência. Consequentemente, em tal cenário predomina o sentimento risk-off no mercado, e vice-versa: se o Índice de Volatilidade está a cair, o ambiente no mercado é de estabilidade. Vejamos um exemplo do índice e do USD/JPY.

4.png

Outra ferramenta a utilizar para identificar o sentimento de risco é o relatório do Comprometimento dos Traders (Commitment of Traders — COT), publicado pela Commodity Futures Trading Commission às sextas-feiras. Este relatório traz as posições líquidas longas e curtas de traders especuladores e comerciais. Tomando-o como referência, pode-se identificar como os maiores jogadores do mercado — bancos e empresas, por exemplo — estão a definir suas posições, e se eles estão comprometidos com as atuais tendências. Exemplo: se o Comprometimento dos Traders demonstra que a maioria dos grandes traders mudaram seu comportamento no mercado de bullish (otimista) para bearish (pessimista), pode-se esperar uma mudança no sentimento de risco.

 Discursos de presidentes, catástrofes e efeito borboleta que afetam o mercado

Não pense que o mercado movimenta-se apenas por fatores económicos. Lembre-se sempre da situação de 2020. Quem diria que uma epidemia inicialmente restrita à China provocaria incertezas, recessões e correções nos índices do mercado em escala global, no começo do ano? Sempre leve em conta todas as notícias, pois muitas delas — especialmente aquelas relacionadas a novidades urgentes oriundas de presidentes e acontecimentos dramáticos — podem certamente afetar os ativos que negocia. 

ENTRAR

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera